A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMÉRICa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMÉRICa."— Transcrição da apresentação:

1 AMÉRICa

2 América do Sul

3 Aspectos humanos

4 População 357.000.000 habitantes Densidade 20 hab./km²
País mais populoso Brasil hab. (estimativa 2010) País menos populoso Suriname hab. (estimativa 2007) País mais povoado Equador 53,8 hab./km² País menos povoado Suriname 2,8 hab./km²

5 Grupos étnicos Para a formação étnica da população sul- americana predominaram três etnias: índios, brancos e negros. Em muitos países predominam os mestiços de espanhóis com indígenas.

6 Evolução étnica As populações primitivas da América do Sul, ameríndios, de caracteres antropológicos, distribuíam-se, no período colonial, em grupos. Na região dominada pelos portugueses, os colonizadores escravizaram os índios espalhados pelo interior, levando às terras propícias para fazer a colonização. Com essa obra de conquista veio juntar-se ao indígena um outro contingente, o branco, ibérico principalmente. Com isso ocorreu o casamento de outras etnias.

7 Composição da população

8 População A população da América do Sul não se distribui uniformemente, havendo áreas rarefeitas, ao lado de outras de densidade relativamente elevada. Alguns fatores de ordem física e humana contribuem para isso.

9 Entre as causas de rarefação demográfica, salientam-se:
A existência de regiões desérticas, como a Patagônia, o pampa seco, o Atacama e a Sechura; As zonas de florestas equatoriais, como a Amazônia; As áreas de campos, onde a criação extensiva de gado contribui para a escassez demográfica.

10 Quanto aos fatores que têm determinado maiores concentrações de população destacamse:
As faixas litorâneas bem abrigadas e dotadas de portos naturais; As costas de clima relativamente benigno; Os vales de alguns rios navegáveis, como o Amazonas, Orinoco, Cauca, Paraná; E as regiões naturalmente férteis, onde se desenvolveu uma atividade agrícola apropriada, como o eixo Rio-São Paulo, no Brasil, a província de Buenos Aires, na Argentina, e o vale central do Chile.

11 Idiomas Espanhol 194.600.108 Português 191.480.630 Inglês 800.000
Falantes Espanhol Português Inglês Holandês Francês

12 Principais problemas sociais

13 A realidade Muitas pessoas vivem em favelas, em baixas condições de serviços básicos, saúde publica, o trabalho infantil além de transportes urbanos de má qualidade. Não apenas no Brasil mas em todos países da America do Sul, com maior impacto nos países pobres.

14 IDH Chile, a Argentina e o Uruguai apresentam os maiores IDH da América do Sul e conseqüentemente o melhor padrão de vida do continente. Os mais baixos são os IDH do Suriname, Peru, Bolívia e Paraguai.

15 Meio Ambiente e seus problemas

16 Solos Escuro: ocorrem nos pampas da Argentina e Uruguai. Terras roxas da bacia do Paraná no Brasil. Pequenas áreas de bons solos aparecem também nos vales andinos e da costa ocidental, especialmente no vale longitudinal do Chile, na planície equatoriana de Guayas, e no vale colombiano do Cauca. As terras da bacia Amazônica em geral são pobres; existem solos férteis em pequenas áreas de terras aluviais, porém sujeitas a inundações. A infertilidade e a elevada acidez fazem com que a maior parte das terras da planície tropical sejam ruins para a agricultura.

17 Clima

18 Hidrografia Os mais importantes sistemas hidrográficos da América do Sul — o do Amazonas (o mais vasto), do Orinoco e do Paraná-rio da Prata — têm a maior parte de suas bacias de drenagem na planície. Os três sistemas, em conjunto, drenam uma área de cerca de  km².

19 Vegetação As florestas tropicais úmidas são bastante extensas, cobrindo a bacia Amazônica. Uma zona semicircular de florestas temperadas de araucária reveste parte do planalto Meridional Brasileiro, enquanto a floresta fria estende-se sobre os Andes centro-meridionais chilenos, e florestas tropicais descontínuas compreendem a região do Chaco. Existem vastas áreas de campos e savanas. No Nordeste brasileiro, sob um clima semiárido, aparece a caatinga e, correspondendo ao clima tropical, estendem-se os cerrados do Brasil central. Os páramos, vegetação estépica de altitude, cobrem amplas porções dos planaltos interandinos do Equador e do Peru setentrional, enquanto os pampas apresentam a mesma vegetação. E a vegetação desértica das punas, predomina em larga faixa do litoral do Pacífico, no Peru centro-meridional, norte do Chile e nordeste da Argentina.

20 Fauna Os animais nativos da América do Sul pertencem, em sua maioria, ao chamado domínio neotrópico da zoogeografia. A fauna das florestas tropicais carateriza-se pela abundância de macacos, antas, roedores e répteis. Os mais característicos membros da fauna amazônica são o peixe-boi, mamífero aquático e vegetariano, e a piranha.

21 Problemas Ambientais

22 A alteração das paisagens naturais
A região litorânea ocidental, dominada pelo Brasil, foi quase totalmente desmatada desde o início da colonização, o processo de exploração da Amazônia  acentua-se no último século. No Chile e na Bolívia, as explorações de minérios a céu aberto fizeram desaparecer montanhas inteiras de minerais. A exploração de petróleo e de minérios, a construção de estradas e a derrubada de mata nativa para o cultivo agropecuário provocou e continua causando grande dano ao ambiente.

23 O extrativismo de madeiras ilegais é um serio problema no Brasil, além das erosões que castigam o país. Voçoroca em Ivinhema

24 Poluição causadas por industrias é responsável pela poluição do ar em muitas regiões metropolitanas.

25 Queimadas nas regiões onde em algumas épocas do ano a chuva é escassa, provocam muita destruição ambiental.

26 América Central

27 Aspectos humanos

28 População 75.000.000 habitantes Densidade 102,6 hab./km²
País mais populoso Guatemala País menos populoso São Cristóvão e Névis País mais povoado Barbados País menos povoado Belize

29 Povoamento Floresceu uma das mais notáveis civilizações indígenas: a civilização maia, cujo adiantamento no campo das ciências e das artes, bem como no âmbito da organização política, social e religiosa, é universalmente reconhecido. Pirâmide de Tikal, na Guatemala.

30 Grupos étnicos A maioria da população de Honduras é mestiça. A composição racial da região é variada. A maioria dos habitantes da Guatemala, Honduras, Nicarágua, El Salvador e Panamá é constituída de mestiços, sendo reduzido o contingente branco.

31 Línguas Além do espanhol, exceto Belize (inglês) e o Francês, numerosos dialetos são falados na América Central.

32 Demografia A população centro-americana concentra-se principalmente nos vales e escarpas montanhosas que margeiam o Pacífico. E também cresce rapidamente, apresentando uma taxa anual superior a 3,5%.

33 Principais problemas sociais

34 Por ser constituída por países pobres, a pobreza e a má qualidade de serviços essenciais é o maior problema social. Força de paz da ONU, no Haiti (à direita) Catadores de lixo (à esquerda)

35 Os jovens, que são metade da população centro americana, são as principias vítimas da violência, partilham as mesmas condições socioeconômicas e culturais e são vistos como uma ameaça pelo resto da sociedade.

36 A América Central é uma sociedade explosiva por ser uma zona de pós-conflito, onde a violência é tolerada, com uma considerável disponibilidade de armamento de fácil acesso.

37 Indicadores pobreza e qualidade de vida
País Desigualdade de renda ( ) Índice de Pobreza (2005) Desenvolvime nto Humano (2005) Qualidade de vida (2005) Belize N/D 17,5 0,772 médio Costa Rica 49,8 4,4 0,854 elevado 6,624 El Salvador 52,4 15,1 0,747 médio 6,164  Guatemala 55,1 22,5 0,704 médio 5,321 Honduras 53,8 16,5 0,732 médio 5,250 Nicarágua 43,1 17,9 0,699 médio 5,663  Panamá 56.1 8,0 0,840 elevado 6,361

38 Meio Ambiente e seus problemas

39 Solos Os solos das planícies úmidas do lado atlântico e o litoral panamenho do Pacífico possuem uma fertilidade superficial. As melhores terras agrícolas de toda a região são as áreas vulcânicas de El Salvador, Nicarágua e Guatemala, bem como as regiões de florestas dos planaltos da Costa Rica.

40 Clima

41 As características climáticas da região são condicionadas pelas diferenças de altitudes, que vão desde o nível do mar até 4.110m, no monte Tajumulco. A América Central apresenta quase todas as modalidades de clima tropical, com temperaturas elevadas e pluviosidade abundante no verão.

42 Hidrografia A maior parte dos rios da região segue a direção oeste-leste, desaguando no mar das Antilhas; os mais extensos são o Motagua, Ulúa, Aguán, Patuca, Coco, Grande de Matagalpa, alem de vários lagos.

43 Vegetação Nas áreas montanhosas dominam ciprestes, juníperos, pinheiros (araucária) e herbácea gigante. A floresta subtropical, predominam as lianas, bromeliáceas e orquideas, é típica das terras situadas a altitudes médias (1.000 a 1.800m). Nas regiões de transição entre a floresta tropical e a subtropical crescem associações vegetais dos dois tipos, enquanto nos planaltos áridos possui arbustos raquíticos, plantas xerófitas e cactos. E nas áreas localizadas abaixo de 600m surgem as formações tropicais, ricas em palmáceas, além do caucho e do acaju.

44 Fauna Por estar entre as duas Américas possui formas de transição entre os anfíbios (que envolve várias famílias) das duas regiões e vertebrados (menos répteis) mais para o lado da America do Sul.

45 Problemas ambientais

46 América do Norte

47 Aspectos humanos

48 População 522.257.000 habitantes Densidade 21,2 hab./km²
País mais populoso Estados Unidos ( hab.) País menos populoso Canadá País mais povoado Estados Unidos País menos povoado

49 Colonização europeia Embora comerciantes suecos, holandeses e russos tivessem estabelecido colônias na América do Norte no século XVII, sua contribuição à colonização da região foi pequena comparada com a dos espanhóis, franceses e ingleses.

50 principais problemas sociais

51 Fome A fome não é o problema mais grave da América do Norte, pois a percentagem média de pessoas que passam fome está abaixo dos 5%.

52 Pobreza Como se sabe, a America do Norte é considerado uma zona rica. A maioria dos moradores são de classe média.

53 Meio ambiente e seus problemas

54 A região do rio Niágara é um dos principais pontos turísticos, que é situado na divisa do Canadá com o EUA. Cataratas do Niágara. (Canadá) Cataratas do Niágara. (EUA)

55 A América do Norte e a do Sul têm algumas características em comum:
O alto sistema montanhoso da cordilheira ocidental. Existência de vulcões ativos ou recentemente extintos, sendo uma zona com grande atividade sísmica.

56 Sendo uma região muito rica, o desmatamento no passado foi quase total, com o desenvolvimento precisam de lugares para fazer fabricas e então desmatam.

57 Clima

58 Problemas ambientais


Carregar ppt "AMÉRICa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google