A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição de Grandeza física

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição de Grandeza física"— Transcrição da apresentação:

1 Definição de Grandeza física
Definir uma grandeza física é estabelecer uma relação matemática entre ela e outras grandezas já conhecidas.

2 Conceito de força Força é uma grandeza vetorial que caracteriza a ação de um corpo sobre outro e que tem como efeito a deformação ou a alteração da velocidade do corpo sobre o qual ela está sendo aplicada.

3 Força Peso Em 1687, Isaac Newton formulou a hipótese de que todos os corpos se atraem mutuamente; A existência dessa atração, denominada gravitacional, é muito difícil de ser observada experimentalmente enquanto se opera com objetos comuns, pois nessas condições, ela é desprezível; Um corpo na superfície ou nas proximidades da Terra está submetido a uma força de atração gravitacional também chamada força peso, exercida pelo nosso planeta sobre o corpo.

4 Força de tração As condições de existência de tração são: corpos interligados por um fio esticado e tendência de separação entre eles. A tração sempre impede a separação.

5 Força de contato e suas componentes normal e de atrito
A força de contato ( ) aparece sempre que um corpo é comprimido contra outro. Ela impede a penetração e o escorregamento.

6 Força de contato e suas componentes normal e de atrito
Representação das componentes e , que são equivalentes a ( ); Quando o atrito é desprezível, ( ) =

7 Medidas de forças – Dinamômetro
A força é proporcional deformação; F=k.x, sendo k uma constante característica da mola. Essa constante característica é denominada constante elástica.

8 Medidas de forças – Dinamômetro

9 Resultante A resultante de um sistema de forças é equivalente ao sistema. É uma força imaginária que substitui o sistema, produzindo o mesmo efeito dinâmico.

10 Como obter a resultante
Resultante é a soma vetorial das forças que agem sobre o corpo. Como já foi explicado, a soma vetorial é obtida construindo-se a linha poligonal

11 Como obter a resultante

12 Componentes de uma força
Uma força e suas componentes: A força ; Componentes não ortogonais; Componentes em duas direções quaisquer, perpendiculares entre si.

13 Componentes de uma força

14 Aplicação da decomposição de forças

15 Princípio da inércia Galileu x Aristóteles.
Escorregando com atrito cada vez maior; Desenho esquemático de um puck.

16 Enunciado do Princípio da Inércia
Se, num dado instante, um corpo está parado, ele tende a permanecer em repouso. Se, num dado instante, um corpo está em movimento, ele tende a permanecer em movimento retilíneo com mesma velocidade

17 Enunciado do Princípio da Inércia
Para que um corpo em repouso inicie o movimento, é preciso aplicar a ele uma ou mais forças, de modo que a resultante do sistema seja não-nula, pois a tendência do corpo inicialmente em repouso é permanecer nesse estado Para aumentar, diminuir ou mudar a direção da velocidade é necessário aplicar ao corpo um sistema de forças de resultante não-nula.

18 Enunciado formal do Princípio da Inércia
Se a resultante das forças que agem sobre o corpo é nula, a velocidade vetorial é constante. Reciprocamente, se a velocidade vetorial é constante, a resultante é nula.

19 Equilíbrio Se a resultante das forças que agem sobre o corpo é nula, ele está em equilíbrio, que pode ser estático ou dinâmico.


Carregar ppt "Definição de Grandeza física"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google