A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICODINÂMICA DAS CORES NA COMUNICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICODINÂMICA DAS CORES NA COMUNICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PSICODINÂMICA DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Semana 05 PSICODINÂMICA DAS CORES NA COMUNICAÇÃO

2 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução As cores geradas podem produzir impressões, sensações e reflexos sensoriais de grande importância, porque cada uma delas tem uma vibração determinada em nossos sentidos e podem atuar como estimulante ou perturbador na emoção, na consciência e em nossos impulsos e desejos.

3 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução O seu estudo voltado para o marketing permite conhecer sua potência psíquica e aplicá-la como poderoso fator de atração e sedução para identificar as mensagens publicitárias sob todas as formas:

4 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução • apresentação de produtos; • embalagens; • logotipos; • cartazes; • comerciais; • anúncios; etc.

5 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução A cor de apresentação deve estar de acordo com o caráter e a qualidade do conteúdo/conceito e deve ser ajustado com os requerimentos psicológicos e culturais do público a que se destina.

6 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução A linguagem da cor é um meio atrativo que atua sobre o subconsciente dos consumidores, permitindo sua utilização alinhada com os objetivos estratégicos dos produtos e das empresas.

7 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução Sobre o indivíduo que recebe a comunicação visual, a cor exerce uma ação tríade: • impressionar (estímulo visual); • expressar (provoca uma emoção); • construir (tem um significado próprio).

8 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução

9 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução

10 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução

11 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução

12 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução Cores-luz primária São as cores não materializadas, ou seja são radiações de luz emitidas por meio dos monitores de TV, computadores e vídeo. São primárias porque estão sendo visualizadas em sua carga máxima de luz.

13 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução Cores-luz primária » Espectro Aditivo É o resultado da junção de irradiações luminosas. Por meio da adição das três irradiações de luz: vermelha (Red), verde (Green) e azul. (Blue), num mesmo instante obtém-se o branco. Na ausência das luzes obtém-se o preto.

14 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução Cores-luz primária

15 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução Cores-pigmento primária É a forma materializada das cores que formam as tintas, para impressão de peças gráficas, por exemplo.

16 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução Cores-pigmento primária » Espectro Subtrativo É quando misturamos pigmentos coloridos e estes funcionam como seletores ou filtros de luz. Processo utilizado em gráficas e empresas de fotolito. Aqui as três cores primárias são: azul, vermelho, amarelo. A mistura desses pigmentos com o preto produzem uma infinita combinação de cores.

17 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Introdução Cores-pigmento primária

18 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Derivando de hábitos sociais estabelecidos durante longo espaço de tempo, fixam-se atitudes psicológicas que orientam inconscientemente inclinações individuais. OBS.: A INTERPRETAÇÃO DA COR PODE SER UMA REFERÊNCIA

19 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores COR OBJETO SIGNIFICADO Branco Vestido de noiva Pureza Preto Noite Medo / Desconhecido Vermelho Sangue Vida Azul Enxoval bebê Força (M)

20 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Esses significados ficam de tal forma enraizados na cultura que vemos o emprego de sensações visuais para definir estados emocionais ou situações vividas pelo indivíduo. Algumas frases comuns:

21 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores • De repente, a situação ficou “preta”; • Fulano estava “roxo” de raiva; • Ela sorriu “amarelo”; • O susto foi tão grande que ela ficou “branca”; • Estava “vermelha” de vergonha; • Ele enjoou que ficou “verde”.

22 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores E para analisar os efeitos de sentido provocado pelas cores, é preciso ter em conta que elas provocam sensações polarizadas (positivas ou negativas).

23 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores A determinação do uso da cor na publicidade está relacionada à persuasão do consumidor e à psicologia da cor.

24 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Cada cor possui uma expressividade que remete ao observador alguma coisa. O uso da cor está relacionado à mensagem que o produto/serviço tem a oferecer. As cores possuem como princípio a qualidade de captar a atenção imediata do consumidor:

25 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores • Produz diversas mudanças corpóreas (aumento involuntário da respiração e do fluxo sanguíneo; influencia no estado de espírito, de humor e de saúde); • Produz mudanças em nosso comportamento e atitudes; • Pode ser associada a diversos simbolismos e códigos de expressão artística e de comunicação visual, num processo de caráter universal.

26 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores As cores podem ter significados e provocar sensações diferentes:

27 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Branco: Indica neutralidade, vida quando associada à alimentação (leite), liberdade; mas por outro lado, remete a cor dos fantasmas e dos espíritos.

28 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Branco: Associação material: batismo, casamento, cisne, lirio, primeira-comunhão, neve, nuvens em tempo claro, areia clara.

29 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Branco: Associação afetiva: ordem, simplicidade, limpeza, bem, otimismo, piedade, paz, pureza, inocência, dignidade, afirmação, modestia, deleite, riqueza, infância, alma, harmonia, estabilidade, divindade, alegria.

30 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Branco:

31 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Branco:

32 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Amarelo: Visível à distância. Não é uma cor motivadora. Indicada para aplicação de anúncios que indiquem luz. Não é aconselhável utilizar a cor em superfícies muito extensas.

33 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Amarelo: Associação material: flores grandes, palha, luz, verão, chinês, calor de luz solar, dinheiro (moedas douradas), riqueza.

34 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Amarelo: Associação afetiva: iluminação, conforto, alerta, ciúme, orgulho, esperança, idealismo, egoísmo, inveja, ódio, criança, espontaneidade, variabilidade, euforia, originalidade, expectativa, alegria, ação, poder, dinamismo, impulsividade, irritação, covardia.

35 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Amarelo:

36 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Amarelo:

37 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Amarelo:

38 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Amarelo:

39 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Vermelho: Traz referência com a alimentação, energia e fluxo (sangue), além de acolhimento (fraternidade). Pode remeter à proibição e à revolução, além de sensualidade.

40 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Vermelho: Associação material: rubi, cereja, guerra, lugar, sinal de parada, perigo, vida, Sol, fogo, chama, sangue, combate, lábios, mulher, feridas.

41 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Vermelho: Associação afetiva: dinamismo, força, energia, revolta, movimento, barbarismo, coragem, esplendor, calor, intensidade, paixão, vulgaridade, poder, vigor, glória, violência, excitação, ira, interdição, emoção, ação, agressividade, extroversão, sensualidade.

42 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Vermelho:

43 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Vermelho:

44 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Vermelho:

45 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Vermelho:

46 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Vermelho:

47 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Vermelho:

48 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Laranja: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho (segmentos de alimentos), porém possui efeitos semelhantes com resultados mais moderados.

49 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Laranja: Associação material: ofensa, agressão, competição, operacionalidade, locomoção, outono, fogo, pôr-do-sol, luz, chama, calor, festa, perigo, aurora, raios solares, robustez.

50 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Laranja: Associação afetiva: desejo, excitabilidade, dominação, sexualidade, força, luminosidade, dureza, euforia, energia, alegria, advertência, tentação, prazer, senso de humor, movimento, aconchego, intelectualidade, desamparo, insegurança.

51 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Laranja:

52 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Laranja:

53 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Laranja:

54 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Verde: Estimulante, mas com pouca força sugestiva. Mistura do amarelo e azul, contém a dualidade do impulso ativo e a tendência ao descanso e relaxamento.

55 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Verde: Associação material: umidade, frescor, primavera, bosque, águas claras, folhagem, mar, verão, planície, natureza.

56 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Verde: Associação afetiva: bem-estar, paz, saúde, tranquilidade, segurança, crença, firmeza, coragem, desejo, descanso, liberalidade, tolerância, esperança, amizade, equilíbrio.

57 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Verde:

58 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Verde:

59 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Verde:

60 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Verde:

61 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Azul: Grande poder de atração. Neutralizante nas inquietações do indivíduo. O céu é azul e por isso é a cor do divino, do eterno. Indicado para produtos como planos de saúde e seguros.

62 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Azul: Associação material: espaço, viagem, montanhas longínquas, frio, mar, céu, gelo, masculinidade, tecnologia, águas tranquilas.

63 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Azul: Associação afetiva: verdade, sentido, afeto, intelectualidade, paz, advertência, precaução, serenidade, infinito, meditação, confiança, amizade, amor, fidelidade, sentimento profundo.

64 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Azul:

65 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Azul:

66 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Azul:

67 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Azul:

68 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Azul:

69 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Azul:

70 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Violeta: Acalma o sistema nervoso. Quando combinado com outras cores pode ampliar as sensações. Cor que possui bom poder sonífero (em exagero), podendo gerar desinteresse, mas na dose correta pode estimular a área criativa.

71 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Violeta: Associação material: enterro, cerimônia, noite, igreja, aurora, sonho, mar profundo.

72 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Violeta: Associação afetiva: sofisticação, realeza, calma, dignidade, autocontrole, violência, furto, agressão, fantasia, mistério, profundidade, dignidade, justiça, egoísmo, grandeza, misticismo, espiritualidade, delicadeza, calma.

73 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Violeta:

74 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Cinza: Cor neutra que representa resignação e neutralidade. Indica Discrição. Usado para atitudes neutras e diplomáticas.

75 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Cinza: Associação material: pó, chuva, ratos, neblina, máquinas, mar sob tempestade, cimento – edificações.

76 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Cinza: Associação afetiva: tédio, decadência, velhice, desânimo, seriedade, sabedoria, passado, finura, pena, aborrecimento, carência, vital, maturidade, medo, autoridade, estresse, fadiga, elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza, aspereza.

77 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Cinza:

78 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Cinza:

79 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Preto: É tecnicamente a absorção de todas as cores. Por conta disso ele representa a autoridade, rigidez, elegância e tradição. Pode ser encontrado em muitos logos com simplicidade e sofisticação.

80 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Preto: Associação material: sujeira, sombra, funeral, noite, carvão, fumaça, condolência, morto, fim, coisas obscuras, poder, sofisticação, formalidade, medo, anonimato, segredo, música de som estridente.

81 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Preto: Associação afetiva: mal, pessimismo, sordidez, tristeza, desgraça, dor, temor, negação, melancolia, opressão, angústia, renúncia, intriga.

82 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Preto:

83 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Preto:

84 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Preto:

85 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Marrom: Ao marrom se associa a cor da pele morena, sendo na Antiguidade a cor feminina, a cor da terra e da fecundidade. Muito usado em logos relacionados à construção ou empresas relacionadas à natureza e seus produtos. É uma cor mais quente, mas no sentido de aconchego.

86 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Marrom: Associação material: terra, águas lamacentas, outono, doença, sensualidade, desconforto, rascunho.

87 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Marrom: Associação afetiva: pesar, melancolia, resistência, vigor, utilidade.

88 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Marrom:

89 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Rosa: As qualidades atribuídas à cor rosa são consideradas tipicamente femininas.

90 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Rosa: Associação material: prods. feminino, infantil.

91 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Rosa: Associação afetiva: afeto, calma, encanto, amor, inocência, suavidade, ternura, suavidade.

92 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Rosa:

93 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Cores Nobres – Prata e Dourado: Representam valor e dignidade. Passam a sensação de status e prestígio. Aplicados em anúncios de luxo. Expressa sofisticação em nobreza.

94 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Cores Nobres – Prata: Pela proximidade com o branco, o azul e o cinza, gera efeitos de sentido de frieza e distanciamento. A cor prata carrega os sentidos do luxo e da solenidade, remete a sofisticação moderna, a tecnologia. E signo de atualizacao, modernidade e requinte.

95 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Cores Nobres – Dourado: Tem associações vinculadas a dinheiro, luxo e até felicidade. No simbolismo cristão, é signo do sagrado. A fama e o glamour também estão intimamente conectados a cor ouro.

96 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Significado das Cores Cores Nobres – Prata e Dourado:

97 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Na Publicidade a combinação de cores está diretamente relacionada ao produto a ser lançado e ao público que vai consumir o produto. Portanto ao escolher as cores para um logotipo ou anúncio, o Diretor de Arte deve levar em consideração os seguintes fatores:

98 (séria, sólida, tradicional, conversadora, moderna, arrojada, jovem)
PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Combinação das Cores PERFIL DA EMPRESA (séria, sólida, tradicional, conversadora, moderna, arrojada, jovem) + SENSAÇÃO DESEJADA (confiança, credibilidade, força, fome, alegria, paz , beleza, delicadeza, tranquilidade) PÚBLICO ALVO (jovem, adulto, homem, mulher, moderno, conservador, nível sócio-econômico-cultural)

99 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Por exemplo, ao criar um logotipo para um escritório de Contabilidade, o Diretor de Arte deve avaliar os seguintes passos: PERFIL: Séria, Sólida SENSAÇÃO DESEJADA: Confiança, Credibilidade. PÚBLICO ALVO: Empresários, Adultos

100 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Cores apropriadas: Cores inadequadas:

101 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Potencializa os efeitos de sentido que têm nos observadores. Dá significação mais ampla à percepção do indivíduo. A combinação pode ser por proximidade nos tons, como vermelho e rosa, ou por aproximação de significação, como vermelho e amarelo.

102 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Combinações de cores – Azul e Branco Combinação estimulante. Predispõe o observador à simpatia. Oferecem a sensação de segurança e estabilidade no produto.

103 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Combinações de cores – Azul e Vermelho Estimulante da espiritualidade. Combinação delicada. Maior eficiência na Publicidade.

104 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Combinações de cores – Azul e Vermelho

105 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Combinações de cores – Azul e Vermelho

106 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Combinações de cores – Azul e Vermelho

107 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Combinações de cores – Azul e Preto Sensação de Antipatia. Deixa o indivíduo preocupado. Desvaloriza a mensagem publicitária.

108 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Combinações de cores – Vermelho e Verde Estimulante, porém possui pouca eficiência na publicidade. Usada na Publicidade quando ligada à produtos rurais.

109 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Combinações de cores – Vermelho e Amarelo Estimulante. O vermelho gera fome e o amarelo gera ansiedade. Gera no indivíduo necessidade de “se apressar”.

110 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Combinações de cores – Vermelho e Amarelo

111 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Combinações de cores – Verde e Amarelo Produz atitude passiva nas pessoas. Pouco eficaz na publicidade (mundial); No Brasil, remete a elementos da identidade cultural.

112 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Combinações de cores – Verde e Amarelo

113 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores Combinações de cores – Roxo e Variações Roxo + Vermelho: Sensação de Calor. Roxo + Amarelo: Luminosidade. Roxo + Laranja: Calor. Roxo + Azul: Sensação de Frio. Roxo + Verde: Arejado.

114 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores DICA

115 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Combinação das Cores DICA

116 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Cores revelam identidades

117 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Matiz: refere-se à identidade essencial de uma cor – vermelho, violeta, laranja, amarelo, etc.

118 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Saturação: descreve sua intensidade. Uma cor saturada é muito mais intensa ou vibrante. Cores com menor saturação são entendidas como opacas ou atenuadas.

119 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Valor: É a quantidade de luminosidade presente na cor. Adiciona-se a escala acromática (escala dos cinzas).

120 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores LUMINOSIDADE Mais Luminosidade + Mais Positividade nas Sensações Mais Sombra + Sensações menos positivas

121 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Temperatura: Sensação transmitida pela cor, dando a impressão de ser:

122 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Temperatura: Quentes: Possuem uma vibração muito intensa; Tendem a avançar (saltar) e vibrar; Compostas pela derivação do laranja, vermelho e amarelo.

123 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Temperatura: Frias: Quando predominam, dá um caráter emotivo a imagem; Tendem a retrair (encolher); Compostas pela derivação do azul, roxo e verde.

124 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Temperatura: Neutras: Não há predomínio de tonalidades quentes ou frias; Compostas pela mistura com o preto, branco, cinza.

125 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Temperatura:

126 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
Parâmetro das Cores Temperatura: O mesmo laranja, sobre fundo vermelho, parece mais amarelado e mais claro que sobre fundo amarelo. Em contraste com vermelho e com azul, o mesmo violeta parece mais azulado e mais escuro no primeiro caso.

127 Fundos muito escuros aumenta os contrastes das cores.
PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO Parâmetro das Cores Temperatura: Fundos muito escuros aumenta os contrastes das cores. Fundos claros e brancos diminuem os contrastes e prejudica leitura de cores claras.

128 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
DIMENSÃO: porque aumenta e diminui, aparentemente, os ambientes. PESO: porque torna, aparentemente, os volumes mais leves ou pesados. ILUMINAÇÃO: porque absorve uma parte da luz recebida e reflete outra.

129 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
TEMPERATURA: porque imprime a ideia subjetiva de “quente” e “frio”. SIMBOLISMO: porque se relaciona com as tradições. EMOÇÃO: porque se associa diretamente ao nosso psiquismo.

130 PSICOD. DAS CORES NA COMUNICAÇÃO
É na captação desse fenômeno que a Publicidade se apoia para realizar sua função primordial: • contribuir para a venda; • construir uma imagem; • perpetuar o interesse.

131

132 Download da Semana 05


Carregar ppt "PSICODINÂMICA DAS CORES NA COMUNICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google