A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ARTE NAÏF A ARTE NAÏF.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ARTE NAÏF A ARTE NAÏF."— Transcrição da apresentação:

1 A ARTE NAÏF A ARTE NAÏF

2 A ARTE NAÏF ORIGEM E EVOLUÇÃO

3 MARCO DA ORIGEM DA PINTURA NAÏF
A ARTE NAÏF MARCO DA ORIGEM DA PINTURA NAÏF Realização do Salon des Independents , ocorrido em Paris no ano de 1886, que exibiu a pintura de Henri Rousseau ( ), conhecido como "Le Douanier", e considerado como o mais célebre dos pintores naïfs.

4 OUTROS MARCOS IMPORTANTES:
A ARTE NAÏF OUTROS MARCOS IMPORTANTES: O Museu de Arte Moderna de Paris dedica uma de suas salas exclusivamente à produção naïf. No século XX, a arte naïf é reconhecida como uma modalidade artística específica e se desenvolve no mundo todo, sobretudo nos Estados Unidos, na ex-Iugoslávia e no Haiti.

5 A ARTE NAÏF CONCEITOS

6 ARTE NAIF A arte NAÏF é, em geral, conceituada como arte ingênua, original e/ou instintiva, produzida por autodidatas que não têm formação culta no campo das artes. A partir desse conceito, o termo arte NAÏF, adquire, de forma errônea, o mesmo significado das expressões “arte popular”, “arte primitiva” ou “art brüt”. .

7 ARTE NAIF A arte NAÏF pode ser conceituada como uma arte de expressividade autêntica, nascida da subjetividade e da imaginação, praticada por pessoas sem vínculos com a tradição e com o sistema artístico. .

8 O NAÏF é para as artes, o que o cordel é para a literatura.
ARTE NAIF O NAÏF é para as artes, o que o cordel é para a literatura. Tarcisio curador da II Mostra Sesc de Arte Naïf realizada em Fortaleza em 2009 .

9 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A ARTE NAÏF PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

10 Cores brilhantes e alegres fora dos padrões usuais
A ARTE NAÏF Ausência das técnicas usuais de representação:uso científico da perspectiva, formas convencionais de composição e de utilização das cores Visão ingênua do mundo Cores brilhantes e alegres fora dos padrões usuais Simplificação dos elementos decorativos Gosto pela descrição minuciosa Visão idealizada da natureza Presença de elementos do universo onírico

11 A ARTE NAÏF PRINCIPAIS ARTISTAS

12 A ARTE NAÏF HENRI ROUSSEAU

13 A ARTE NAÏF O sonho, óleo sobre tela, 203,05 x 296,45 Museu de Arte Moderna de New York O Cigano dormindo-1897, óleo sobre tela,129.5 x cm Museu de Arte Moderna, New York A encantadora de serpentes,1907, óleo sobre tela,169 x cm Museu d'Orsay, Paris Buque de Flores,1910. Óleo sobre tela, 61 x 49.5 cm Tate Gallery, Londres

14 A ARTE NAÏF

15 A ARTE NAÏF

16 A ARTE NAÏF

17 A ARTE NAÏF

18 A ARTE NAÏF CHICO DA SILVA

19 A ARTE NAÏF Considerado o maior expoente dessa arte no Ceará, Chico da Silva( ), nasceu no Acre, tendo se radicado em Fortaleza. Descoberto pelo crítico e pintor suíço Jean Pierre Chabloz, idealizou um estilo incomparável. Seus desenhos são espontâneos;suas pinceladas são ricas em detalhes e abstrações:dragões, peixes voadores,sereias e figuras ameaçadoras, com grande densidade,formas e beleza

20 A ARTE NAÏF OBRAS

21 A ARTE NAÏF

22 A ARTE NAÏF

23 A ARTE NAÏF ALDEMIR MARTINS

24 A ARTE NAÏF “Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, no Vale do Cariri, Ceará em 8 de novembro de 1922.” “A sua vasta obra, importantíssima para o panorama das artes plásticas no Brasil, pela qualidade técnica e por interpretar o “ser” brasileiro, carrega a marca da paisagem e do homem do nordeste” Participou de diversas exposições, no país e no exterior, revelando produção artística intensa e fecunda.

25 A ARTE NAÏF Seus traços fortes e tons vibrantes imprimem vitalidade e força tais à sua produção que a fazem inconfundível. A natureza e a gente do Brasil são seus temas mais presentes, pintados e compreendidos através da intuição e da memória afetiva. Nos desenhos de cangaceiros, nos seus peixes, galos, cavalos, nas paisagens, frutas e até na sua série de gatos, transparece uma brasilidade sem culpa que extrapola o eixo temático e alcança as cores, as luzes, os traços e telas de uma cultura.

26 A ARTE NAÏF OBRAS

27 Galo, 1987, 81 x 60 cm, Acrílico sobre tela
A ARTE NAÏF Galo, 1987, 81 x 60 cm, Acrílico sobre tela Frutas, 1995, 60 x 81 cm, Acrílico sobre tela Gato, 2003, 130 x 98 cm, Acrílico sobre tela

28 A ARTE NAÏF

29 ARTE NAÏF

30 A ARTE NAÏF

31 A ARTE NAÏF ATUALIDADES

32 A ARTE NAÏF Um tipo de expressão artística bastante produzido no Brasil, país considerado um dos cinco grandes do gênero, ao lado da França, Haiti, Itália e Iugoslávia.

33 A ARTE NAÏF Abertas inscrições para a Bienal Naïfs do Brasil Em sua décima edição, a proposta é valorizar obras naïf de todas as regiões do País. O evento acontece de 19 de agosto a 12 de dezembro de 2010, em São Paulo A Bienal Naïfs do Brasil, organizada pelo SESC São Paulo desde 1992, se tornou referência para todos aqueles que possuem algum vínculo com o estilo naïf.

34 MUSEU INTERNACIONAL DA ARTE NAÏF
Localizado na Rua Cosme Velho, 561. Rio de Janeiro, em uma casa cercada de mangueiras centenárias, o Museu Internacional da Arte Naïf (MIAN) abre-se para o público. A instituição reúne o maior e mais completo acervo do mundo no gênero. São mais de 6000 obras de pintores de todos os Estados do Brasil e de mais de 100 países, desde o século XV aos dias de hoje.

35 A ARTE NAÏF “Nada me põe tão feliz como contemplar a natureza e pintá-la. Imagine que, quando vou para o campo e vejo o sol por todo lado e o verde e flores, digo para mim: Tudo isto é realmente meu!” Henri Rousseau

36 A ARTE NAÏF REFERÊNCIAS ROUSSEAU, Henri. Rousseau. Lisboa: Taschen, 2010.


Carregar ppt "A ARTE NAÏF A ARTE NAÏF."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google