A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Correção dos exercícios Emile Durkhein Coesão Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Correção dos exercícios Emile Durkhein Coesão Social"— Transcrição da apresentação:

1 Correção dos exercícios Emile Durkhein Coesão Social

2 2- A concepção de trabalho na Antiguidade prendia-se a uma visão aristocrática que resultou da mentalidade escravista, que dividia a sociedade entre aqueles destinados às atividades intelectuais e de mando e aqueles que deveriam se ocupar com a subsistência dos senhores. Na idade Moderna, com a sensação da classe dos comerciantes e o desenvolvimento da sociedade mercantil, o conceito de trabalho foi valorizado.Comerciantes oriundos dos servos.

3 3- Conforme a teoria MARXISTA, a mercadoria adquire vida enquanto o trabalhador é tornado “coisa”. No primeiro caso, o fetichismo da mercadoria decorre da lógica do mercado, em que tudo tem um preço, portanto prevalece o valor de troca. Já o trabalhador é reificado, porque também se transforma em mercadoria, ao precisar vender sua força no mercado de trabalho.

4 4- Para Foucalt, a disciplina prevalece na Idade Moderna nas instituições fechadas, sobretudo nas fábricas, a fim de formar “corpos dóceis”: desse modo, o trabalhador vigiado e controlado torna-se obediente, ao mesmo tempo que aumenta sua capacidade de produção útil.

5 7- Sísifo, uma figura mítica, desagradou aos deuses em consequência de diversas ações motivadas por sua astúcia, inclusive para driblar a morte. Finalmente foi condenado àquele suplício eterno que hoje simboliza todo trabalho inútil, que precisa ser sempre refeito. O trabalhador, que não encontra nele nenhum sentido, até por não trabalhar para si mesmo, mas para os outros.

6 8- Marcuse pertenceu á escola de Frankfurt, portanto seguia a herança marxista. Para ele, o trabalhado e o consumo na sociedade capitalista alienam e reduzem o indivíduo a uma só dimensão. Lipovetsky é mais tolerante com o liberalismo, e analisa as vantagens da variada oferta de opções de consumo e lazer e a personalização das escolhas, embora reconheça os riscos do consumismo.

7 Emile Durkheim

8

9

10

11

12 “É lícito afirmar que são prósperos os povos cuja legislação se deve aos filósofos.” Aristóteles
Bons estudos


Carregar ppt "Correção dos exercícios Emile Durkhein Coesão Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google