Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDanilo Silvas Alterado mais de 9 anos atrás
1
Modelos de Gestão e Organização 1. Organizações & Sistemas
Márcio Aurélio Ribeiro Moreira Ref. Profa. Kátia Lopes Silva
2
Objetivos da unidade Definir Organizações
Demonstrar que organizações podem ser vistas como sistemas: Como o modelo de sistemas (entradas – transformação – saídas) pode ser utilizado para descrever todos os tipos de produção, independentemente do que produzam Apresentar o conceito de produtos: Diferenciar bens e serviços Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
3
Pilares de uma organização
Direção Tecnologia e Processo Estrutura Pessoas Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
4
Definição de organizações 1
Organizações são: Entidades sociais dirigidas por metas, desenhadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturados e coordenados e são ligadas ao ambiente externo Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
5
Definição de organizações 2
Organizações são: Conjunto de 2 ou mais pessoas, inseridas numa estrutura aberta ao meio externo, trabalhando em conjunto e de um modo coordenado para atingir objetivos Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
6
Funções nas organizações
Negócio Funções • Contabilidade • Distribuição • Engenharia • Operações • Finanças • Recursos humanos • Marketing Fabricação Construção Transporte Saúde Atacado Varejo Bancos Governo • Tipos de organização Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
7
Áreas especializadas das funções
Métodos quantitativos Comportamento organizacional Administração geral Sistemas de informação Economia Negócios internacionais Ética empresarial e legislação Fabricação Construção Transporte Saúde Atacado Varejo Bancos Governo • Tipos de organização Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
8
A organização como um sistema
Ambiente Recursos Transformados Materiais Insumos Informações Consumidores Transformadores Instalações Pessoal Máquinas Processos Agregação de Valor Processo de Transformação Bens & Serviços Entradas Saídas Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
9
Conceito de operações ou processos
Clientes internos e externos Insumos Trabalhadores Gerentes Equipamentos Instalações Materiais Serviços Terrenos Energia Processos e operações 5 1 2 3 4 Resultados Serviços Bens Informação sobre o desempenho Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
10
Exemplo: Processo Clínica Médica
F T S M: Médico (consultórios médicos) R: Radiologia (raios X) T: Triagem (avaliação da gravidade da doença) S: Sangue (teste em laboratório) F: Farmácia (aviamento de receitas) Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
11
Exemplo: Processo Clínica Médica
Exame físico Exame físico M R F T S M: Médico (consultórios médicos) R: Radiologia (raios X) T: Triagem (avaliação da gravidade da doença) S: Sangue (teste em laboratório) F: Farmácia (aviamento de receitas) Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
12
Exemplo: Processo Clínica Médica
Exame físico Exame físico M R F Braço quebrado Braço quebrado T S M: Médico (consultórios médicos) R: Radiologia (raios X) T: Triagem (avaliação da gravidade da doença) S: Sangue (teste em laboratório) F: Farmácia (aviamento de receitas) Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
13
Exemplo: Processo Clínica Médica
Exame físico Gripe Exame físico M R F Braço quebrado Braço quebrado T S Gripe M: Médico (consultórios médicos) R: Radiologia (raios X) T: Triagem (avaliação da gravidade da doença) S: Sangue (teste em laboratório) F: Farmácia (aviamento de receitas) Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
14
Crescimento do setor de serviços
Porcentagem da força de trabalho 40 – 30 – 20 – 10 – | | | | | Fabricação, mineração e construção Outros serviços Vendas no atacado e no varejo Governo Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
15
Tipos de produtos Bens Serviços Tangíveis Podem ser estocados
Nenhuma interação entre cliente e processo Intangíveis Não podem ser estocados Interação direta entre cliente e processo Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
16
Questionamento Um corte de cabelo: Um restaurante:
É um bem ou serviço? É tangível ou intangível? O cliente participa? Um restaurante: Vende bem ou serviço? É tangível ou intangível? Estoca seus produtos? Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
17
Produtos: Feixe de Bens e Serviços
100% 50% 50% 100% Automóvel Carpete Instalado Restaurante "Fast Food" Restaurante Manutenção de Automóveis Hospital Cabeleireiro Consultoria Psicanálise Lojas de Auto Serviço Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
18
Processos de transformação
Tipo Designação Propriedades físicas Manufatura Localização Transporte Posse Vendas no varejo Estocagem Armazém Acomodação Hotel Estado psicológico Entretenimento Informacional Banco Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
19
Aplicando o modelo de sistemas
Para uma Penitenciária: Pensando no cotidiano desta organização Entradas: Detento, guardas, armas, alimentação, etc. Transformação: Manter o detento fora da sociedade Saídas: Detento preso e sociedade segura Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
20
Reflexão Descreva as organizações abaixo usando o modelo sistêmico (entrada, transformação e saídas): Uma companhia aérea Uma floricultura Uma filial de banco Uma padaria Um fabricante de roupas Uma empresa de contabilidade Márcio Moreira Modelos de Gestão & Organização
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.