Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCarolina Garro Alterado mais de 9 anos atrás
1
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
CARVALHO, Alex. In: Revista PUC Viva. Ano 6. n. 24. jul. a set Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – APROPUC. p OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
2
OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
Introdução EAD como fenômeno ético-político. Dois eixos de análise: Relações entre Ciência e tecnologia. Relações entre Educação e tecnologia. Tecnologia como parte integrante da gênese da ciência moderna e suas relações com o poder. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
3
OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
Ciência e tecnologia Ciência moderna: oposição à fé como princípio gerador do conhecimento verdadeiro. Ciência e poder (Bacon – saber é poder). Método científico e a dialética submissão-dominação: o mundo pode ser conhecido; para tal é preciso controlá-lo. Ciência moderna como prática social: forma moderna de construção do conhecimento – domínio da natureza para promover o homem. Técnicas como estratégias de domínio; manipulação sustentada pelas descobertas científicas. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
4
OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
Ciência e tecnologia Produção de conhecimento: epistemológico e ontológico. Nascimento da ciência moderna: revolução burguesa e modo de produção capitalista. Adorno e Horkheimer (1991) – a luta iluminista pela emancipação humana / capital / dialética perversa dominação-emancipação. Ciência – razão instrumental / coisificação da técnica / estratégia capitalista de dominação política, econômica e social. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
5
OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
Ciência e tecnologia Fetichização da técnica – esquecimento da relação entre conhecimento científico e poder. Concepção tecnicista – perda da dimensão política da ciência e da técnica. Alienação da ciência e da técnica – a serviço do capital / da emancipação à alienação. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
6
OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
Educação e tecnologia Processo dialético de dominação e emancipação. Relação pedagógica sempre mediada por sistemas simbólicos historicamente construídos – Vygotsky e Nietzsche. Linguagem – constitutiva da condição humana, na sua interpretação do mundo (de sociedade, homem, educação...). Educação e tecnologia – investigar as intencionalidades, para além dos recursos. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
7
OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
Educação e tecnologia Necessário dialetizar essa relação: nem messiânica (Pedagogia Tradicional, Escola Nova, Tecnicismo), nem mera reprodução das relações de poder (Teorias Crítico-reprodutivistas). Educação e tecnologia – espaço de luta ético-política (formas diferenciadas e socialmente comprometidas de entender e transformar o mundo). OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
8
OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
Educação e tecnologia Autonomia relativa da educação: Piaget (Construtivismo), proposta epistemológica, para além do racionalismo e do empirismo. Sujeito cognoscente, na interação com o objeto. Vygotsky (Sócio-interacionismo), mediação simbólica na constituição do humano. Sujeito sócio-cultural (materialismo histórico e dialético). OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
9
OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
Educação e tecnologia Em ambas as teorias, a valorização ontológica do sujeito. Valorização histórica, porque inserida na modernidade. Interação – união dialética entre sujeito e objeto (ambos são determinados e determinantes). Em ambas as teorias, o enfoque não era político (relações de poder no ato pedagógico). OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
10
OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
Educação e tecnologia EAD – erguida em meio a pressupostos construtivistas e/ou sócio-construtivistas – dimensão não somente epistemológica, mas ontológica e ético-política. Autonomia – a) não é um dado cultural, mas precisa ser construída; b) como ponto de chegada e não de partida. Considerar o repertório do aprendiz, os sistemas motivacionais (como ponto de partida). OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
11
OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
Educação e tecnologia Fetichização da técnica e da Educação – se não consideradas as condições sociais, econômicas e culturais nas quais o ato educativo ocorre. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
12
OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
Conclusão Esboço de uma análise ético-política da EAD: Educação e tecnologia – se consideradas como um fim em si mesmas. Educação e sociedade – das sociedades disciplinares (Foucault), para as sociedades do controle (Deleuze). Nas últimas, o processo de manipulação é mais sutil, tecnológico e eficiente. Educação como formação permanente – lógica das sociedades do controle. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
13
OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
Conclusão Contradições dialéticas da EAD – como possibilidade de democratização do conhecimento, ou como puro exercício técnico do poder estabelecido. Análise ético-política da EAD – para além dos modismos messiânicos ou criticistas. OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
14
Questões para discussão
Caracterize as relações entre ciência e tecnologia, na concepção do autor. Caracterize as relações entre educação e tecnologia, na concepção do autor. Quais as contradições dialéticas da EAD, no cenário contemporâneo? OPEC IV - LUCILA PESCE - EAD análise ético-política
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.