A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sermão Textual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sermão Textual."— Transcrição da apresentação:

1 Sermão Textual

2 Definições É aquele cuja divisão é tirada do texto. Divide-se o texto e não o tema. É aquele em que as divisões principais são derivadas de um texto constituído de um breve porção da Bíblia, cada uma destas divisões é usada como uma linha de sugestão, e o texto fornece o sermão (James Braga).

3 Tipos de Sermão Textual
1 – Natural ou Puro: As divisões são formadas pelas declarações naturais dos textos, tais como se acham na Bíblia; 2 – Analítico: Está baseado em perguntas feitas ao texto, tais como: Onde? Como? Quando? Que? Quem? Por que? Para que? 3 – Inferência: É o que apresenta as sentenças do texto, reduzidas a uma expressão sintética ou a uma palavra que encerre o conteúdo.

4 Vantagens É profundamente Bíblico;
Exige do pregador profundo conhecimento das escrituras; Altamente doutrinário; Muito apreciado pelo povo;

5 Exemplo 1 Título: Passos para Deus nos Ouvir. Texto: II Crônicas 7.14.
Introdução: Estória do menino e o sorveteiro. Desenvolvimento: 1 - Chamar Deus pelo nome; 2 – Humilhar-se; 3 – Orar; 4 – Buscar a face do Senhor; 5 – Conversão; Conclusão (apelo)

6 Exemplo 2 Título: Segredos para a Vitória. Texto: Filipenses 3.13-14.
Introdução: Alvo / Dardos. Desenvolvimento: 1 – Reconhecimento de sua situação; 2 – Agir; 3 – Esquecer o que precisa ser esquecido; 4 – Avançar; 5 – Prosseguir para o alvo; 6 – Buscar; Conclusão.

7 Exemplo 3 Título: Privilégio dos Crentes. Texto: I Pedro 2.9-10.
Introdução. Desenvolvimento: I – Geração Eleita 1 -Eleitos ou escolhidos, não segundo nossas obras, mas conforme o propósito e a graça de Deus. II Tm. 1.9; 2 – Eleitos segundo a presciência de Deus para a vida eterna. I Pe. 1.2, Mt ,46; 3 – Eleitos para testemunhar as grandezas de Deus. I Pe. 2.9; 4 – Eleitos para serem segundo a imagem de Jesus. Rm. 8.9;

8 Exemplo 3 - Continuação II – Sacerdócio Real
1 – Como sacerdotes, podemos nos aproximar pessoalmente de Deus por Jesus Cristo. Hb ; 2 – Sacerdotes, para oferecerem eles mesmos sacrifícios espirituais a Deus. I Pe. 2.5; 3 – Como sacerdotes, terem o sumo sacerdote Jesus Cristo. Hb ; III – Nação Santa 1 – Santos pela misericórdia de Jesus Cristo. I Pe. 2.10; 2 – Separados do mundo e do pecado para a glória de Deus e para seu serviço. Tt. 2.4; 3 – Participantes da natureza de Deus. I Pe ;

9 Exemplo 3 - Continuação IV – Povo Adquirido
1 - Cristo nos resgatou para si, pagando por nós o preço de nossa redenção. At ; 2 – Resgatados da maldição e da morte, para termos vida eterna e sermos sua herança. Ef. 1.18; 3 – Adquiridos não com prata e ouro, mas com o preço do seu sangue imaculado. I Pe 1.18; 4 – Propriedade divina, não mais pertencendo ao mundo. I Pe. 2.10; Conclusão: Um hino, estória do barquinho.

10 Exemplo 4 Título: O Segredo do Bem-Viver. Texto: I Pe. 2.10.
Introdução. Desenvolvimento. I – Em trazer a língua sempre refreada Tg 3.3-5, Tg , Pv 15.2, 28. II – Em repudiar a mentira Jo 8.44, Ef 4.25, Pv 13.5, 12.19, Ap , Pv 13.3, 19.5. III – Em ser inimigo do mal e amigo do bem Pv 4.19, Sl 1.6, Is 25.7, Rm , I Pe 2.15. IV – Em ser amigo da paz Rm 5.1, Rm 12.18, Mt 5.9, Is 9.6 e Jo Conclusão:


Carregar ppt "Sermão Textual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google