A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Retrospectiva de 2013 e Expectativas para 2014. 2 Cenário Externo Os principais motores da economia mundial mostraram desaceleração –Dinamismo ainda puxado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Retrospectiva de 2013 e Expectativas para 2014. 2 Cenário Externo Os principais motores da economia mundial mostraram desaceleração –Dinamismo ainda puxado."— Transcrição da apresentação:

1 Retrospectiva de 2013 e Expectativas para 2014

2 2 Cenário Externo Os principais motores da economia mundial mostraram desaceleração –Dinamismo ainda puxado pelos emergentes, no entanto, mesmo os países mais dinâmicos estão desacelerando. Manutenção de elevados déficits fiscais nos países desenvolvidos –Crise da dívida europeia ainda não foi plenamente resolvida.  Cenário Doméstico  País apresentou uma suave recuperação do crescimento econômico  Elevação do endividamento das famílias e baixa produtividade inibem uma retomada mais forte.  Inflação ainda preocupa  Ainda se encontra acima do centro da meta (4,5%).  Situação fiscal sob “relativo” controle  Gastos crescem acima da arrecadação. Principais Eventos de 2013

3 3 Cenário Externo Redução muito tênue ou muito forte do déficit fiscal nos países desenvolvidos; Guerra no Oriente Médio; Elevação da taxa de juros nos Estados Unidos.  Cenário Doméstico  Inflação volta a acelerar devido à expansão dos gastos públicos em ano eleitoral e desvalorização do real;  Mercado de trabalho se deteriora, com aumento do desemprego. Riscos para 2014

4 Cenário Externo

5 5 Crescimento Econômico em 2010-14 (%) Fonte: The Economist. Brasil continuará a crescer menos do que os BRICS em 2014

6 6 Fonte: IBGE e FMI. *previsão. /1:supõe um crescimento do PIB brasileiro de 2% e do RS de 6% para 2013. Crescimento do PIB dos Países (%) /1

7 7 Fonte: Dados extraídos do artigo de Regis Bonelli e Julia Fontes, “Desafios brasileiros no longo prazo”, texto para discussão da Fundação Getúlio Vargas, maio de 2013.. Evolução da Produtividade dos Países (%)

8 8 Fonte: IBGE. Problema da Produtividade: baixa escolaridade (Nível de instrução da população brasileira com mais de 25 anos de idade, em %)

9 9 Déficit Fiscal em 2012-13 (% do PIB) Fonte: The Economist.

10 Cenário Doméstico

11 Fonte: The Economist. Capa da revista The Economist de 2009, mostrando o Brasil com o Cristo Redentor decolando como um foguete, e a de setembro passado, indicando o oposto Situação Econômica no Brasil Preocupa

12 12 Situação Econômica no Brasil Crescimento mostrou forte desaceleração –País apresentou uma das maiores desacelerações do crescimento do PIB (de 7,5%, em 2010, para 1%, em 2012); –Crescimento vem sendo puxado pelo mercado interno, especialmente o consumo das famílias. Inflação preocupa –Embora declinando, ainda se encontra acima do centro da meta (4,5%); –Em outubro, o IPCA acumulado em 12 meses chegou a 5,8%. Diante desse cenário, aumenta a preocupação de que o país esteja a caminho de um processo conhecido como estagflação –Essa situação indesejada combina inflação elevada com estagnação da economia; –Protestos de rua em junho e julho passado refletem essa insatisfação da sociedade.

13 Indicadores de competitividade global Fonte: Global Competitiveness Report, 2013-2014 *O índice varia de 1 a 7. Quanto maior o número, melhor é a posição do país. ** Entre 148 países analisados.

14 Evolução do PIB Brasileiro e Gaúcho (em %) Fonte: IBGE e FEE. *: Projeção

15 15 Estratégia Passiva –Torcer para que o CLIMA, CÂMBIO e a BENEVOLÊNCIA do governo federal com o estado atuem favoravelmente nos próximos anos Parece pouco para um estado que já teve o 2º maior PIB do país e é bem dotado de trabalhadores qualificados e empresários empreendedores. Estratégia Ativa –Compensar a escassez de investimentos públicos estaduais em educação, infraestrutura e etc. com investimentos privados (PPPs); –Utilizar os parcos recursos disponíveis para estimular setores- chave da nova economia (intensivos em tecnologia) Entre 2000 e 2010, os produtos de alta tecnologia encolheram a sua participação nas nossas exportações, de 1,2% para apenas 1%, na contramão do que acontece nos países desenvolvidos. Em São Paulo, eles representam 12% das exportações e no mundo, 35%. O que se pode fazer para alterar essa situação?

16 Crescimento do PIB Brasileiro (em relação ao trimestre anterior, com ajuste sazonal) Fonte: IBGE.

17 Fonte: IBGE. * Previsão. Expectativa de Crescimento do PIB Brasileiro

18 18 Inflação preocupa A inflação brasileira, medida pelo IPCA, continua se mantendo em um patamar elevado –Em outubro, o índice chegou a 5,84% no acumulado dos últimos doze meses. Ao longo dos últimos anos, o que mais tem preocupado não são apenas os valores, mas a resistência da inflação –Em momento algum, desde agosto de 2010, e lá se vão 38 meses, ela se situou abaixo do centro da meta – de 4,5% ao ano; –Os alimentos têm sido os grandes vilões, com seus preços aumentando muito acima da média dos demais grupos de produtos.

19 19 Taxa de inflação brasileira e do grupo de alimentos e bebidas (em %)* Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) *: Acumulada em 12 meses. A linha preta indica o centro da meta de inflação do Banco Central.

20 20 Inflação Acumulada em 12 Meses Preços ao Consumidor (%) Fonte: The Economist e Bancos Centrais. *: diferença entre a inflação acumulada em 12 meses e o centro da meta.

21 21 Variação das receitas e despesas do governo federal (em %) Fonte: Tesouro Nacional. *: Acumulada em 12 meses até outubro.

22 22 Cenários para 2014

23 Desempenho do Comércio Varejista

24 Variação % do Volume de Vendas do Comércio Varejista (acumulado em 12 meses) Fonte: IBGE.

25 Variação % do Volume de Vendas do Comércio Varejista por Estado (Setembro /2013) Fonte: IBGE/PME.

26 Variação % do Volume de Vendas do Comércio Varejista - Brasil x RS (Acumulado em 12 meses) Fonte: IBGE/PME.

27 Crédito –Montante equivalia a 55,5% do PIB (R$ 2,6 trilhões) em agosto/ 2013 – pico histórico –No entanto, as taxas de juros para as pessoas físicas e jurídicas estão subindo e o endividamento das famílias está se elevando. Queda na Desigualdade de Renda –Forte aumento da classe “C” Na última década, 32 milhões de brasileiros ascenderam à classe C: –Mostram grande propensão a consumir. Determinantes da Expansão da Demanda Estruturais

28 28 Mercado de Trabalho Aquecido –Menor taxa de desemprego (5,3% em agosto/2013); –Criação líquida de 1,1 milhão de empregos formais em 2013 (até agosto); –Renda real cresceu 1,7% em 2013 (até julho); –Salário mínimo está em seu pico histórico desde os anos 1960. Política Cambial – Taxa de câmbio se desvalorizou 20% no ano Tendência de maior desvalorização nos próximos meses. Política Fiscal –Gastos se expandem acima da arrecadação Elevaram-se em 14% no acumulado do ano até outubro, enquanto as receitas cresceram apenas 8,4%. Determinantes da Expansão da Demanda Conjunturais


Carregar ppt "Retrospectiva de 2013 e Expectativas para 2014. 2 Cenário Externo Os principais motores da economia mundial mostraram desaceleração –Dinamismo ainda puxado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google