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Administração de Marketing

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Apresentação em tema: "Administração de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Marketing
Definições de marketing: “... é o processo pelo qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas.” (Peter Drucker)

2 Definições de Marketing
“ Criar e manter clientes” ( Theodore Levitt)

3 Conceitos de Mercado MERCADO é uma arena para trocas potenciais.
MERCADO consiste nos consumidores potenciais que partilham uma mesma necessidade ou desejo e que estejam dispostos a participar de uma troca para satisfazer suas necessidades ou desejos.

4 Administração de Marketing
É a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a realizar as trocas desejadas com mercados-alvo, com o propósito de atingir as metas da organização.

5 Tarefas de Marketing DEMANDA TAREFAS Negativa Inexistente Latente
Declinante Irregular Plena Excessiva Indesejada TAREFAS Conversão Estímulo Desenvolvimento Revitalização Sincronização Manutenção Redução Eliminação

6 Conceito de Vendas Os consumidores somente comprarão se houver um grande esforço de promoção e venda.

7 Conceito de Marketing Social
Satisfação do cliente e o bem-estar do consumidor e do público a longo prazo.

8 Conceito de Marketing de Serviços
Os produtos tendem a se tornar muito parecidos e, em contrapartida, o consumidor tende a querer ser tratado de maneira individual. Esta contradição deve ser tratada através da agregação de serviços ao produto existente.

9 Crescimento Intensivo
Penetração de Mercado Aumento das vendas de seus produtos em seus mercados atuais através de um esforço mais agressivo de marketing. Desenvolvimento de Mercado introdução de produtos atuais em novos mercados. Desenvolvimento de Produto Introdução de novos produtos nos mercados atuais.

10 Crescimento Diversificado
Diversificação Concêntrica Introdução de novos produtos que tenham sinergias tecnológicas e/ou de marketing, para novas classes de consumidores. Diversificação Horizontal Introdução de novos produtos, não relacionados às linhas atuais, para os consumidores atuais. Diversificação Conglomerada Introdução de novos produtos para novos consumidores.

11 Crescimento Integrado
Integração para trás Posse ou maior controle dos sistemas de abastecimento. Integração para frente Posse ou maior controle dos sistemas de distribuição. Integração horizontal Posse maior controle dos concorrentes.

12 COMPOSTO DE MARKETING 3 ondas que o marketing sofreu Onda neolítica
Onda industrial Onda digital Revolução industrial Revolução digital Produto Cliente Preço Custo Praça Canal de distribuição Propaganda Comunicação

13 Classificação de Bens Quanto à tangibilidade e ao consumo
Bens Duráveis - bens tangíveis que sobrevivem a muitos usos. Bens não Duráveis - bens tangíveis que são consumidos em um ou poucos usos. Serviços - atividades, benefícios ou satisfações que são colocados à venda.

14 Classificação de Bens Quanto aos hábitos de compra
Bens de Conveniência - compras freqüentes, com um mínimo de esforço de comparação e de compra. Bens Comparáveis - consumidor compara a conveniência, qualidade, preço e estilo. Bens de Uso Especial - bens com características únicas que exigem esforço especial de aquisição.

15 Fatores de Influência Importância da compra Traços da personalidade
Status financeiro Pressão do tempo Condições sociais e organizacionais Classe social Cultura

16 Mercados Mercado Consumidor - venda de bens e serviços para o consumidor final.

17 Mercados Mercado Produtor - compra e venda de bens e serviços para serem utilizados na produção de outros produtos ou serviços.

18 Mercados Mercado Revendedor - compra de bens com o propósito de revendê-los ou alugá-los a outros com lucro.

19 Mercados Mercado Governamental - unidades governamentais que compram ou alugam bens para realizarem funções de governo.

20 Ciclo de Vida do Produto
Introdução - período de crescimento lento, à medida que o produto é introduzido no mercado. Crescimento - período de rápida aceitação e melhoria no lucro. Maturidade - menor ritmo de crescimento de vendas, com alcance do pico de lucros e posterior queda. Declínio - forte queda nas vendas e no lucro.

21 Canais de Distribuição
Produtor Atacadista Distribuidor Varejista Agentes Facilitadores Consumidor Final

22 Modelo de Comunicação Quem - comunicar Diz o que - mensagem
Em que canal - meios Para quem - receptor Com que efeito - objetivo

23 Temas Atuais Consumerismo Ecologismo Megamarketing E - marketing
Endomarketing Marketing Direto C.R.M. Telemarketing Database Marketing Benchmarking Marketing de Relacionamento Marketing social Marketing reverso


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