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Do Startup ao Empreendedor Corporativo

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Apresentação em tema: "Do Startup ao Empreendedor Corporativo"— Transcrição da apresentação:

1 Do Startup ao Empreendedor Corporativo
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: EMP I 4ª FASE Empreendedorismo I Do Startup ao Empreendedor Corporativo

2 FUCAP Missão: Ser uma instituição de excelência na Educação Superior, capaz de desenvolver o potencial realizador das pessoas, cidadãos sadios, habilitados para a profissão e para a vida integrados com a comunidade.

3 Apresentação Apresentação Pessoal Nome Atividade Profissional Idade
Expectativas com a disciplina e com o curso. O que é Empreendedorismo?

4 Plano de Ensino Prof. Thiago Francisco – Dados acadêmicos (2011)
Bacharel em Administração Pós-Graduado em Gestão por Competências Especialista em Educação Superior – OUI/ IGLU Mestre em Administração da Educação Superior - UFSC Doutorando – EGC/UFSC Bolsista CAPES/CNPq: Administração Universitária – Teoria e Prática – INPEAU/UFSC

5 Plano de Ensino Prof. Thiago Francisco – Dados acadêmicos (2011)
Avaliação e Critérios de qualidade para a EAD - CAPES Revista REID – Universidade Jaen – Espanha Corpo Editorial de Revistas Científicas Colaborador do Livro: Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável – visão global e ação local.

6 Plano de Ensino Prof. Thiago Francisco – Profissionais (2011)
Coordenador de Avaliação e Inteligência Institucional - FUCAP Professor - Graduação Professor - Pós-Graduação Consultor e Assessor para IES Colaborador para assuntos acadêmicos da AMPESC

7 Plano de Ensino Prof. Thiago Francisco – Profissionais (2011)
Pesquisador do INPEAU - UFSC Avaliador cadastrado no MEC/INEP Membro fundador do núcleo sul catarinense da SBGC Membro do Fórum Nacional dos Ouvidores Universitários Membro e Colaborador do FÓRUM Acadêmico - ABMES

8 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TGA I 1ª FASE Plano de Ensino Planejando o Semestre

9 Plano de Ensino Ementa Comportamento organizacional. Cultura e comportamento do empreendedor. Efeitos da Educação sobre a criatividade e inovação.

10 Plano de Ensino Objetivo Geral
Demonstrar, aprimorar e aplicar um conjunto de conceitos, métodos e teorias na área do empreendedorismo.

11 Plano de Ensino Objetivos Específicos
• Desenvolver o universo conceitual e a capacidade analítica e prospectiva dos participantes, através da assimilação dos fundamentos teóricos e práticos; • Estabelecer uma analise critica dos fundamentos básicos do empreendedorismo; • Estabelecer as características, perfil, a cultura e o comportamento do empreendedor.

12 Plano de Ensino Conteúdo Programático
Planejamento do semestre – Plano de Ensino. A perspectiva da Era do Conhecimento. O processo empreendedor. Competências Empreendedoras Ideias e oportunidades- Modelo de Geração de ideias e de identificação de oportunidades. Criatividade, Inovação – O funil da inovação. Inteligência Competitiva – Modelos e desenho do processo. Buscando assessoria para os negócios. O empreendedorismo corporativo. CANVAS: Modelagem de negócios

13 Plano de Ensino Recursos Retroprojetor multimídia – Datashow.
Internet. Atividades Extra-Classe Biblioteca Biblioteca virtual e pesquisas empíricas em bases de dados.

14 Plano de Ensino Atendimento aos acadêmicos thiago@fucap.edu.br
- MSN Twitter.com/admthiagohaf Facebook.com – Thiago Francisco

15 Plano de Ensino Notas (2011) PDI PD II
Seminário – Empreendedores catarinenses. Nota Extra – Apresentação de Artigos. Prova Substitutiva Exame Final

16 Plano de Ensino Bibliografia Básica (2012)
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2008. ___________. Empreendedorismo além do plano de negócio. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007. SERTEK, Paulo. Empreendedorismo. 4. ed. Curitiba: IBPEX, 2007.

17 Plano de Ensino Bibliografia Complementar (2012)
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2004. DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa: uma idéia, uma paixão e um plano de negócios. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999. __________. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. São Paulo: Cultura Editores Associados,1999. __________. Empreendendo novos negócios em corporações: estratégias, processo e melhores práticas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008. HISRICH, Robert D. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004.

18 Plano de Ensino Aspectos disciplinares (2011) Chamada – 20h20m
Ausência da aula – Justificativa Conversas paralelas Horário de saída – 22h30m???? Faltas Notas Relação Ganha – Ganha

19 Administração – Conjuntura Profissional
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: TGA I 1ª FASE Administração – Conjuntura Profissional Compreendendo a dinâmica da Profissão

20 Administração Dados da conjuntura Concluintes: 112.678 402.436 Vagas
Candidatos Inscritos Cursos – 1000 em IES privadas matriculas Ingressantes Concluintes:

21 Administração Dados da conjuntura
É o curso mais procurado da Educação Superior Brasileira – Presencial e EAD É o curso com o maior potencial empregador – áreas abrangentes É a ciência que orienta as principais práticas profissionais Atenção a Geração Y e a Geração Facebook Novo perfil organizacional

22 Administração Algumas competências
O administrador prevê, planeja, organiza, comanda e controla o funcionamento da máquina administrativa - privada ou pública - visando aumentar a qualidade, produtividade e rentabilidade do negócio. Determina as linhas gerais de organização, elabora as diretrizes estratégicas de sua área de competência, planeja e conduz a utilização eficaz dos recursos humanos, equipamentos, material, serviços e capital.

23 Administração Algumas competências
Atua no planejamento das atividades em direção aos objetivos preestabelecidos da empresa e efetua o controle, corrigindo distorções, avaliando o desempenho e aprimorando o próprio planejamento. Presta serviços de assessoria e/ou consultoria, orienta e controla as atividades de um, de vários ou de todos departamentos da organização, e exerce funções de chefia ou de direção intermediária ou superior

24 Administração Algumas competências (2011)
Elabora laudos, projetos, pareceres, relatórios, arbitragens, planos e estratégias em situações que requeiram conhecimentos, a fim de manter uma estrutura administrativa que permita a exploração eficiente e eficaz dos recursos da empresa. Cuidado com o desenvolvimento e gerenciamento de produtos/serviços – Produção de tecnologia

25 O Administrador e na Organização da Era do Conhecimento
Bases Introdutórias sob o lume estratégico

26 CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES
Aspectos introdutórios: Hall (2004); Cury (2005); Cervantes, Panto e Kloeckner (2008) Objetivos Operacionais Humanas Sistêmicas SOCIEDADE

27 CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES
Aspectos introdutórios: Santos (2008); Cruz (1998) COMPETÊNCIAS OPERACIONAIS HUMANAS SISTÊMICAS OBJETIVOS

28 EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Aspectos introdutórios Tradicional Modernidade Contemporânea Do Conhecimento

29 Convite a Reflexão Did you Know?

30 Representatividade da era do conhecimento
Evidências 1991: o PIB mundial de serviços superou o da indústria A internet duplica a cada 15 dias Google: 83 milhões de sites com conteúdo sobre Knowledge Management Google, Intel e Sony criam a Google TV, que permite ver TV e navegar na Internet simultaneamente YouTube anuncia inserção de 24 horas de novos vídeos a cada minuto UFRGS cria curso superior de Nanotecnologia para a convergência tecnológica

31 Representatividade da era do conhecimento
Nova Cosmologia Tudo é doxa! Noologia sem logia A Wall-Mart e o fim do impossível Internet iBook Nanotecnologia Geração Y Globalização

32 A Organização na era do conhecimento
Pressupostos Era do conhecimento – Novos Paradigmas organizacionais Enseja o conhecimento como principal ativo da organização O conhecimento é inerente ao individuo - sistêmicos Construção do aprendizado – Inteligência competitiva Stewart (1997); Sveiby (1998); Nonaka e Takeuchi (1997)

33 A Organização na era do conhecimento
Epistemologias Cognitivista: Sistemas abertos - Vantagem competitiva Conexionista: Experiências a partir da identidade organizacional Autopoiéticas: sistemas abertos ou fechados - estrutura complexa e mutável França (2008)

34 A Organização na era do conhecimento
Objetivos Construir, disseminar e sistematizar conhecimentos Consolidar a nova economia Estruturar as construções cognitivas Mariotti (apud Santos 2008); Stewart (1998); Skyrme (1998)

35 A Organização na era do conhecimento
Características Complexidade dinâmica Mobiliza potenciais criadores e transformadores – C.H.A Inteligência competitiva Conhecimento como ativo Mariotti (apud Santos 2008); Stewart (1998)/ Skyrme (1998)

36 Inteligência Competitiva
Abordagem propedêutica Conhecimento versus objetivos Monitoramento estratégico constante Construtivismo imperativo Mariotti (apud Santos 2008); Stewart (1998);Skyrme (1998); Alfeis (2008),

37 Inteligência Competitiva
Epistemologia Tecnologia da informação e visão sistêmica Aprendizagem organizacional Aplicação do conhecimento em função de um Resultado Integração entre macro e micro ambiente Chen e McQueen (2008); Kelley, Blackman e Hurst (2007); Dalfofo (2007)

38 Inteligência Competitiva
Keywords Conhecimento Semântica Design Semiótica Transferência Mariotti (apud Santos 2008); Stewart (1998);Skyrme (1998); Alfeis (2008),

39 Inteligência Competitiva
Definição “...determinar ferramentas que posicionem as atividades organizacionais efetivas.... estruturar e disseminar dados, informações e conhecimentos a partir da construção cognitiva vinculada ao entendimento dos processos da organização em função do mercado...” Mariotti (apud Santos 2008); Stewart (1998);Skyrme (1998); Alfeis (2008),

40 Organização na Era do Conhecimento FOCADA NO RECURSO CONHECIMENTO
enfrenta dificuldade aprende ensina experimenta desenvolve transparente inspira proativa gosta de desafios opera em rede reflete gosta de mudanças tem memória FOCADA NO RECURSO CONHECIMENTO

41 Quais as principais necessidades dessa nova Organização?
A formação do Administrador

42 Competência Considerações heurísticas
Determinado pela complexidade, caos e incerteza Direciona uma abordagem sistêmica na organização Orienta os processos decisórios Consolida os ativos intangíveis Santos (2008); Cripe e Mansfield (2003); Mclagan (2000)

43 Santos (2008); Cripe e Mansfield (2003); Mclagan (2000)
Competência Prahalad e Hamel (1990) Santos (2008); Cripe e Mansfield (2003); Mclagan (2000) C A H Conhecimentos Atitudes Habilidades Querer fazer Saber fazer Saber O que sabemos, mas não necessariamente colocamos em prática. As características pessoais que nos levam a praticar ou não o que sabemos e conhecemos. O que praticamos, temos experiência e domínio sobre.

44 OS PROFISSIONAIS DO CONHECIMENTO
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS FASE C(RISE) NOVA ALAVANCAGEM FASE B PONTO DE RUPTURA FASE A ALAVANCAGEM DA COMPETÊNCIA PELO CONHECIMENTO TEMPO Lima (2010)

45 O Novo perfil do Administrador
O Empreendedor na era do conhecimento O Empreendedor na era do conhecimento Necessidade de realização Necessidade de autonomia a independência Tendência criativa Propensão a riscos Impulso a determinação Autonomia Inovação Proatividade São otimistas e apaixonados pelo que fazem Dedicados Fazem a diferença São líderes e formadores de equipes São visionários Sabem tomar decisões Competitivos Briley e Musyka (2001) ; Rosa e Morales (2010) ; Dornelas (2001)

46 Considerações Finais: A era do Conhecimento
CRIAM VALOR PARA A SOCIEDADE

47 Considerações Finais: Administrador X OSM
“...Melhor do que prever o futuro, é criá-lo...” Peter Drucker Este é o meu melhor palpite, minha doxa! Este é o modo como vejo as coisas!

48 Atividade I Próxima Aula: Grupos de 4 acadêmicos.
Cara grupo tem 15 minutos para apresentar um artigo sobre o tema: Gestão do Conhecimento e sua relação com o Empreendedorismo.


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