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Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos

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Apresentação em tema: "Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

2 Conteúdo Inteligência competitiva – Definições – Objetivo – Vantagens – SCIP - Strategic and Competitive Intelligence Professionals – Os Aspectos Legais em IC Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

3 Inteligência competitiva Definição – Inteligência competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

4 Inteligência competitiva Objetivo – O objetivo da inteligência competitiva é ampliar as condições de competitividade de uma empresa, reorientando seu modelo de negócios, suas metas, planejamentos, etc. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

5 Inteligência competitiva Através dela, os fragmentos de informação oriundos de diferentes fontes são trabalhados de maneira estratégica permitindo antecipar-se às tendências de mercado, propiciando a evolução do negócio em comparação com os concorrentes. Com a utilização da inteligência competitiva, temos reais condições de detectar e avaliar ameaças e oportunidades e definir qual será nossa estratégia competitiva. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

6 Inteligência competitiva As conclusões obtidas através deste processo permitem à empresa saber se ela de fato continua competitiva e se existe sustentabilidade para o seu modelo de negócios. Dentro de uma era de competitividade baseada em conhecimento e inovação, a inteligência competitiva permite que as empresas possam efetivamente exercer a proatividade, ao invés de esperar para reagir aos fatos, o que acontece com frequência no mundo dos negócios. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

7 Inteligência competitiva Muitas empresas obtêm informações sobre seus clientes e concorrentes de maneira informal, através da imprensa, da conversação com seus clientes, clientes da concorrência, representantes, etc. Esta prática é reativa pois estas empresas só tomam conhecimento dos fatos relevantes quando eles já estão em andamento ou já aconteceram. A inteligência competitiva se dedica a um modelo preditivo de administração, procura prever e antecipar- se aos movimentos da concorrência, além de oportunizar as condições oferecidas pelas tendências e cenários observados. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

8 Inteligência competitiva Apenas para que tenhamos uma ideia, as 500 maiores empresas americanas têm uma área ou um profissional dedicados especificamente a monitorar os movimentos da concorrência, aprendendo com seus erros e acertos, e observando as entrelinhas de suas ações para preverem para onde se movimenta a estratégia deles e não serem pegos de surpresa. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

9 Inteligência competitiva Vantagens – Minimizar surpresas advindas dos concorrentes. – Identificar oportunidades e ameaças. – Obter conhecimento relevante para formular o planejamento. – Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência. – Compreender que tipo de impacto nossas ações estratégicas terão sobre nossos concorrentes – Compreender a repercussão de nossas ações no mercado. – Rever e realinhar nossa estratégia. – Garantir meios para uma maior sustentabilidade do nosso negócio. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

10 Inteligência competitiva Empresas que utilizam com maestria a inteligência competitiva aprendem mais rápido e implantam mudanças e inovações com mais eficácia que seus concorrentes. Estas empresas são percebidas como visionárias pelo mercado. Os clientes percebem que elas os entendem e ''advinham'' o que eles desejam, apresentando inúmeras vezes, algo surpreendente que os encanta, sobre o qual eles nem haviam pensado (inovação). Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

11 Aspectos legais A inteligência competitiva é a geração de discernimentos que contribuem para a tomada de melhores decisões de negócios. IC não é espionagem. Não é necessário utilizar métodos ilegais ou antiéticos na prática da IC. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

12 Aspectos legais Na verdade, quando isto é feito, ocorre o fracasso da IC, pois quase tudo que os tomadores de decisão precisam saber sobre o ambiente competitivo pode ser levantado com o uso de meios legais e éticos. As informações que não podem ser encontradas por meio de pesquisa podem ser deduzidas com boas análises, que representam apenas uma das formas pelas quais a IC acrescenta valor a uma organização. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

13 Aspectos legais Com novas leis surgindo pelo mundo para garantir a confidencialidade das informações, muitos profissionais de IC passaram a se preocupar com o possível impacto que estas medidas legais trarão à sua profissão. Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com

14 Aspectos legais Código de Ética desenvolvido pela SCIP, que segue abaixo: – Continuamente buscar ampliar o reconhecimento e respeito pela profissão. – Cumprir todas as leis aplicáveis, domésticas e internacionais. – Divulgar todas as informações relevantes, incluindo a própria identidade e respectiva organização, antes de todas as entrevistas. – Respeitar todas as solicitações de confidencialidade das informações. – Evitar conflitos de interesse, no cumprimento de suas obrigações. – Fornecer recomendações e conclusões honestas e realistas, no cumprimento de suas obrigações. – Promover este código de ética dentro de sua companhia, entre contratados terceirizados e no âmbito de toda a profissão. – Aderir e obedecer fielmente às políticas, objetivos e orientações da organização para a qual se está trabalhando Prof. Ulisses Vasconcelos http://profulisses.wordpress.com


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