A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Globalização e Sociedade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Globalização e Sociedade"— Transcrição da apresentação:

1 Globalização e Sociedade
Leitura para casa Capitulo 12 Pag. 167 a 175

2 Tarefa para casa Tarefa: Somente responder atividade pag. 177 e 178. Atividade 1 ao 8 para maior compreensão do conteúdo trabalhado Observação: As atividades serão corrigidas ao final do 4º Bimestre.

3 As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico.

4 Atualmente são reconhecidas cerca de 60 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, conforme o grau de influência e importância mundial. A Europa é o continente que mais possui cidades globais.

5 As cidades mais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes (Alfa, Beta e Gama). Sendo a classe Alfa as cidades de maior influência no planeta, a Beta, intermediária, e a Gama corresponde às cidades globais de menor expressão mundial.

6 Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova York, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Seul, Milão.

7 Grupo Beta – Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri.

8 Grupo Gama – É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, atualmente aproximadamente 35, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires, Camberra etc.

9 Problemas da globalização ?

10 Entretanto, como já se sabe o homem apesar de ser um animal social, tem a capacidade de transformar uma coisa boa em um malefício em grande escala em questão de instantes. Com a globalização não foi diferente, o homem foi capaz de transformá-la em um mal preocupante capaz de destruir a natureza, a paz social, a harmonia entre os povos e até mesmo a vida humana.

11 Os países ricos investem na liberação do comércio internacional para seus produtos industrializados. As empresas multinacionais tendem a transferir a sua produção para locais onde o custo para produzir é menor: dizem que a Nike não tem uma fábrica sequer nos Estados Unidos, o que pode gerar desemprego em países ricos.

12 “Enquanto meninas no Brasil brincam com as bonecas Barbie, lá (Filipinas, Indonésia, China) outras meninas, sem direito à infância e de ir à escola, trabalham mais de 14 horas por dia para costurar as roupas da Barbie. A Nike paga milhões de dólares para atletas divulgarem o seu nome, mas a indústria que produz o seu tênis paga menos de 1 dólar por dia de trabalho

13

14 Globalização

15 O aquecimento global provocado pela Globalização

16 O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. O século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais. 

17 Outro grande risco do aquecimento global é o derretimento das placas de gelo da Antártica. Esse derretimento já vinha acontecendo há milhares de anos, por um lento processo natural. Mas a ação do homem e o efeito estufa o processo e o tornaram imprevisível.

18 No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural

19


Carregar ppt "Globalização e Sociedade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google