A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Humanas e suas Tecnologias - História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Ensino Fundamental, 9º Ano A Redemocratização do Brasil

2 História, 9º Ano do Ensino Fundamental
A Redemocratização do Brasil Falar em Redemocratização é lembrar das Diretas Já! Políticos , estudantes, artistas, grupos politizados das capitais e grandes cidades passaram a organizar grandes comícios onde a população se colocava em favor da escolha direta para o cargo de presidente. Em 1984 teve início a campanha ”Diretas Já” que apoiava o projeto de lei do deputado federal Dante de Oliveira com a proposta de eleições diretas para presidente. Foi um dos maiores movimentos sociais do país. Imagem: Arquivo da Agência Brasil/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil.

3 História, 9º Ano do Ensino Fundamental
Redemocratização do Brasil No ano de 1979, o regime militar tomou medidas que permitiram o retorno das liberdades democráticas no país. Sob o Regime Militar desde 1964, a última eleição direta para presidente fora em 1960. Em 1984, haveria eleição para a presidência, mas seria realizada de modo indireto, através do Colégio Eleitoral. Para que tal eleição transcorresse pelo voto popular, ou seja, de forma direta, era necessária a aprovação da emenda constitucional proposta pelo deputado Dante de Oliveira (PMDB – Mato Grosso).

4 História, 9º Ano do Ensino Fundamental Redemocratização do Brasil
Uma figura de destaque deste movimento foi Ulysses Guimarães (PMDB), apelidado de “o Senhor diretas”. Outros nomes da campanha foram Luís Inácio Lula da Silva, a cantora Fafá de Belém e o apresentador Osmar Santos. No dia 25 de abril de 1984, o Congresso Nacional se reuniu para votar a emenda que tornaria possível a eleição direta ainda naquele ano. A população não pode acompanhar a votação dentro do plenário. Os militares temendo manifestações reforçaram a segurança ao redor do Congresso Nacional. Tanques, metralhadoras e muitos homens sinalizavam que aquela proposta não era bem-vinda. Imagem: Arquivo da Agência Brasil/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil

5 História, 9º Ano do Ensino Fundamental
Redemocratização do Brasil Para que a emenda fosse aprovada, eram necessários 2/3 dos votos. A expectativa era grande. Foram 298 votos a favor e 65 contra e 3 abstenções (outros 112 deputados não compareceram). Para ser aprovada, a proposta precisava de 320 votos. Com o fim do sonho, restava ainda a eleição indireta, quando dois civis disputariam o cargo. Paulo Maluf (PDS) e Tancredo Neves (PMDB) foram os indicados. Com o apoio das mesmas lideranças das Diretas Já, Tancredo Neves venceu a disputa.

6 Tancredo de Almeida Neves (1910-1985)
História, 9º Ano do Ensino Fundamental Redemocratização do Brasil Tancredo de Almeida Neves ( ) Tancredo aceitou o desafio de se candidatar à Presidência da República e, com o apoio de Ulysses Guimarães venceu as eleições, sendo eleito o primeiro Presidente civil em mais de 20 anos, no dia 15 de janeiro de A posse estava prevista para o dia 15 de março mas, na véspera, Tancredo foi internado no Hospital de Base, em Brasília, com fortes dores abdominais e José Sarney tomou seu lugar interinamente. Depois de sete cirurgias, veio a falecer em 21 de abril de 1985, aos 75 anos de idade, vítima de infecção generalizada. Fonte:  Imagem: Arquivo da Agência Brasil/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil

7 O Governo Sarney deu início a redemocratização do Brasil.
História, 9º Ano do Ensino Fundamental Redemocratização do Brasil JOSÉ SARNEY ( ) O Governo Sarney deu início a redemocratização do Brasil.  Sarney assumiu o governo prometendo cumprir as propostas firmadas anteriormente por Tancredo. Ele inclusive permitiu que as eleições para prefeito naquele ano fossem realizadas pelo voto popular. Sarney pegou um Brasil arruinado. Os índices de inflação eram altíssimos, a população sofria com desemprego, miséria e as dívidas externa e interna herdadas do período militar assolavam ainda mais o país. Imagem: Autor desconhecido/ Disponibilizado por Martin H./ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil

8 História, 9º Ano do Ensino Fundamental
Redemocratização do Brasil O Plano Cruzado Um plano econômico que visava, principalmente, o controle da inflação. Liderado pelo ministro da Fazenda, Dílson Funaro, O Plano Cruzado, como ficou conhecido, previa as seguintes medidas: - Criação de uma nova moeda – Cruzado – em substituição ao Cruzeiro que estava muito desvalorizado; - Congelamento do preço das mercadorias; - Congelamento de salários; - Fim da correção monetária. Este Plano foi muito criticado.

9 História, 9º Ano do Ensino Fundamental
Redemocratização do Brasil A população, porém, aprovou a iniciativa do novo presidente. Os consumidores passaram a fiscalizar os preços e a denunciar se houvesse remarcação. Mas a euforia durou pouco. Os produtos começaram a sumir das prateleiras, o preço dos aluguéis disparou e a inflação voltou a subir. Foram lançados outros planos para combater a inflação: Cruzado II, Bresser, Verão. Mas todos fracassaram. Sarney deixou a presidência em 1990, sem conseguir equilibrar as contas do país e a inflação.

10 1988 – A Constituição Cidadã
História, 9º Ano do Ensino Fundamental Redemocratização do Brasil 1988 – A Constituição Cidadã A fim de mostrar seu interesse na redemocratização do país, Sarney convocou no início de 1987 uma Assembleia Constituinte, para elaborar uma nova Constituição. A Assembleia Constituinte foi composta por Deputados e membros do Senado. Representantes da sociedade acompanharam de perto os trabalhos dos constituintes. O fim da ditadura militar ainda era recente, por isso um dos principais objetivos da Constituição era estabelecer a democracia no Brasil. Depois de 20 meses de trabalhos, discussões, no dia 05 de outubro de 1988 foi promulgada a Constituição do Brasil, a mesma que está em vigor atualmente. Ficou conhecida como Constituição Cidadã. Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...

11 História, 9º Ano do Ensino Fundamental
Redemocratização do Brasil Em relação às Constituições anteriores, a Constituição de 1988 representa um avanço. Ficou conhecida como Constituição Cidadã, tendo como garantias e deveres: - Eleições diretas para os cargos executivos e legislativos e sistema de presidencialismo; - Possibilidade de criação das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs); - Igualdade e direitos para cidadãos: liberdade para trabalhar, para expressar o pensamento, liberdade de religião, acesso à saúde, educação, etc; - Direitos trabalhistas foram reafirmados: jornada de trabalho de 44 horas semanais, FGTS, entre outros. Sugestão de atividade: Pesquisar os avanços significativos que a Constituição de 1988 assegura como direitos sociais, políticos e trabalhistas.

12 E os brasileiros vão às urnas...
História, 9º Ano do Ensino Fundamental Redemocratização do Brasil E os brasileiros vão às urnas... Em 1989 ocorreu a primeira eleição direta para presidente da República no Brasil. Depois de quase três décadas de interrupção do processo eleitoral democrático, os brasileiros voltaram às urnas para escolher o sucessor de José Sarney.

13 FERNANDO COLLOR DE MELO
História, 9º Ano do Ensino Fundamental Redemocratização do Brasil FERNANDO COLLOR DE MELO Collor conseguiu passar para a população a imagem de um político que lutava incessantemente contra a corrupção. Por conta disso, ficou conhecido como o "caçador de marajás", ou seja, uma referência a sua oposição aos políticos e outros servidores públicos que recebiam salários extremamente altos. Collor de Mello conseguiu ainda apresentar-se como o candidato das camadas populares mais pobres, que em sua campanha foram denominados de "descamisados“ Primeiro governo civil brasileiro, eleito por voto direto desde Foi também o primeiro escolhido dentro das regras da Constituição de 1988. Imagem: Radiobrás/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil

14 História, 9º Ano do Ensino Fundamental
Redemocratização do Brasil Governo Collor No dia seguinte ao da posse, o Presidente lançou o seu programa, o Plano Collor, que consistia no confisco de poupanças, congelamento de preços e salários. Em seguida, tomou medidas duras para enxugar a máquina do Estado: demissão em massa de funcionários públicos e extinção de empresas e autarquias públicas.

15 1991 – Corrupção no Governo Collor
História, 9º Ano do Ensino Fundamental Redemocratização do Brasil 1991 – Corrupção no Governo Collor Circulam suspeitas de envolvimento de ministros e altos funcionários em uma grande rede de corrupção. Até a primeira-dama, Rosane Collor, dirigente da LBA, foi acusada de uso do dinheiro público e de favorecimento ilícito a seus familiares. As suspeitas transformaram-se em denúncias graças a uma intensa campanha da imprensa. Em 25 de abril de 1992, Pedro Collor, irmão do Presidente, deu uma explosiva entrevista à revista "Veja". Nela, falou sobre o "esquema PC" de tráfico de influência e de irregularidades financeiras organizadas pelo empresário Paulo César Farias, amigo de Collor e caixa de sua campanha eleitoral. Fonte: 

16 História, 9º Ano do Ensino Fundamental
Redemocratização do Brasil Foi instalada uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), a fim de investigar a participação de Collor no esquema chefiado por PC Farias. Num ato desesperado para salvar seu mandato, Collor fez um discurso em rede nacional e pediu para que os brasileiros fossem às ruas, vestidos de verde e amarelo, em gesto de apoio ao presidente. Realmente, o povo foi às ruas, mas vestido de preto e exigindo o impeachment de Collor.

17 ITAMAR FRANCO História, 9º Ano do Ensino Fundamental
Redemocratização do Brasil No dia 29 de setembro de 1992 a Câmara dos Deputados se reuniu para votar o impeachment do presidente, ou seja, sua destituição do cargo. Era o fim do “caçador de marajás”. No lugar de Collor, assumiu o vice-presidente, Itamar Franco. O Brasil vivia um dos momentos mais difíceis de sua história: recessão prolongada, inflação aguda e crônica, desemprego, etc. Depois do Impeachment de Fernando Collor de Mello, os brasileiros se encontravam em uma situação de descrença geral nas instituições e de baixa auto-estima. Em Abril de 1993, cumprindo com o previsto na Constituição, o governo fez um plebiscito para a escolha da forma e do sistema de governo no Brasil. O povo decidiu manter tudo como estava: escolheu a República (66% contra 10% da Monarquia) e o Presidencialismo (55% contra 25% do Parlamentarismo). ITAMAR FRANCO Imagem: Ricardo Stuckert/Presidência da República/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil

18 Itamar Franco e o Plano Real
História, 9º Ano do Ensino Fundamental Redemocratização do Brasil Itamar Franco e o Plano Real  Montado pelo seu Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o plano visava criar uma unidade real de valor (URV) para todos os produtos. Posteriormente a URV veio a ser denominada “Real”, a nova moeda brasileira. O Plano Real foi eficiente, já que proporcionou o aumento do poder de compra dos brasileiros e o controle da inflação.

19 FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
História, 9º Ano do Ensino Fundamental Redemocratização do Brasil FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Fernando Henrique Cardoso governou o Brasil durante oito anos, de 1995 a Foi o primeiro presidente da República a governar por dois mandatos consecutivos. Em 1º de julho de 1994 passou a vigorar a nova moeda do país, o Real. O Banco Central fixou uma paridade entre o Real e o Dólar, a fim de valorizar a nova moeda. Um Real era o equivalente a Um Dólar. O Plano Real animou empresários e a população, e impulsionou o consumo interno. Fernando Henrique tomou posse em 1º de janeiro de 1995, sucedendo ao presidente Itamar Franco Imagem: Arquivo da Agência Brasil/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil

20 História, 9º Ano do Ensino Fundamental
Redemocratização do Brasil 1º mandato 2º mandato  Privatizou empresas estatais, como a Vale do Rio Doce e Sistema Telebrás.  Foi aprovada pelo Congresso uma emenda constitucional, permitindo a reeleição para cargos executivos: Presidente da República, Governadores e Prefeitos. O país estava mergulhado em uma recessão econômica. Para controlar a inflação, as medidas desestimularam o consumo interno e, consequentemente, elevaram o desemprego. Em 2001, ocorreu o chamado “apagão”. Foi uma crise nacional que afetou o fornecimento e a distribuição de energia elétrica. A população teve que reduzir o consumo de energia.

21 História, 9º Ano do Ensino Fundamental
Redemocratização do Brasil Seus dois governos foram marcados pela implementação de várias políticas sociais para as populações mais pobres: programas bolsa-escola, vale-gás e bolsa-alimentação. Avanços importantes também foram conseguidos nas áreas da educação, da saúde (com a distribuição gratuita de medicamentos contra a AIDS e a criação dos remédios genéricos, vendidos a preços baixíssimos) e na questão agrária.

22 História, 9º Ano do Ensino Fundamental
Redemocratização do Brasil Em 2003 Lula se tornou presidente do Brasil e sua trajetória de vida fazia com que diversas expectativas cercassem o seu governo. Seria a primeira vez que as esquerdas tomariam controle da nação. Imagem: Marcello Casal Jr./Abr/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil

23 LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (2002-2010)
História, 9º Ano do Ensino Fundamental Redemocratização do Brasil LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA ( ) O governo Lula emprega uma fatia do seu orçamento em programas de caráter social como: Bolsa Família; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti); Luz para todos; Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos; ProUni (ENEM).

24 História, 9º Ano do Ensino Fundamental
Redemocratização do Brasil O Governo Lula terminou com aprovação recorde da população, com número superior a 80% de avaliação positiva. Teve como principais marcas a continuidade com êxito do Plano Real, a retomada do crescimento do País e a redução da pobreza e da desigualdade social. A desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres teria aumentado entre 2001 e 2003, conforme publicação do O Globo em fevereiro de 2005. Após a posse de Lula, porém, um relatório do IBGE, do fim de novembro de 2007, afirmou que o governo do presidente Lula estaria fazendo do Brasil um país menos desigual.

25 País rico é país sem pobreza
História, 9º Ano do Ensino Fundamental Redemocratização do Brasil País rico é país sem pobreza Com esse slogan, Dilma Vana Rousseff, é a primeira mulher a governar o país, no dia 01 de janeiro de 2011. Em 121 anos de República no Brasil, o país elege pela primeira vez uma mulher para ocupar a presidência Outras líderes políticas, como Heloísa Helena, em 2006, e Marina Silva, em 2010, já haviam tentado se tornar na primeira mulher eleita presidente da história do Brasil, mas sem grandes apoios partidários não conseguiram chegar ao Segundo Turno. Dilma Rousseff torna-se o 40º presidente da República. Imagem: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil

26 História, 9º Ano do Ensino Fundamental
Redemocratização do Brasil Sugestão de atividade A Constituição de 1988 corresponde a um marco na redemocratização e no resgate da cidadania, onde o voto se configura a efetivação da democracia. Abrir um debate sobre a importância do voto consciente, elaboração e realização de campanha na escola e na comunidade. Orientar para as redes sociais, comunidades virtuais e grupos de discussão.

27 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 Arquivo da Agência Brasil/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil 17/09/2012 4 6 7 Autor desconhecido/ Disponibilizado por Martin H./ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil 13 Radiobrás/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil 17 Ricardo Stuckert/Presidência da República/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil 19 22 Imagem: Marcello Casal Jr./Abr/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil 25 Roberto Stuckert Filho/Presidência da República/ Creative Commons Attribution 3.0 Brazil


Carregar ppt "Ciências Humanas e suas Tecnologias - História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google