A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia do testemunho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia do testemunho"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia do testemunho
Contribuições da gestalt e psicopatologia Psicologia da boa forma

2 Testemunho Segundo,Luft:
Testemunha-Pessoa que presta testemunho do que viu, ouviu, que assiste certos atos para torná-los válidos. Testemunhar-Dar testemunho, declarar ter visto, ouvido ou conhecido,presenciar, assistir, manifestar; Testemunho- Depoimento de testemunha.

3 Importância da psicologia do testemunho
Subsidiar o jurista na identificação de fatos juridicamente relevantes, pois "a testemunha depõe sobre fatos".

4 Análise dos fatos Segundo o poeta Juan Carlos e Bennedetti (1994) “Os fatos são sempre vazios ; que eles são recipientes que tomarão a forma dos sentimentos que o preencherá”. Miotto,(Percepção e Apercepção ) ( realidade+ valor)

5 Realidade percebida e imaginada no testemunho
Realidade Percebida- Decorre de fatos gerados externamente: Maior informação contextual (espaço e tempo), mais detalhes sensoriais (ruídos , gestos, gosto ou paladar, visão etc...) Realidade imaginada- advém de fatos gerados internamente: Mais informações idiossincráticas do sujeito ( penso que..., tenho a impressão que, para meu espanto, acho que...). relatos que costumam ser mais longos (expressões subjetivadas presas a fantasias sobre o acontecimento).

6 Análise da realidade Udo ( 1982), elaborou instrumento de análise da realidade das declarações: Objetivo: diferenciar os testemunhos verdadeiros e falsos. Ex: casos de crianças que foram abusadas sexualmente, Declarações em fatos reais experimentados são qualitativamente diferenciados de fantasias. Métodos: Entrevistas, analise das declarações obtidas em vários níveis de testagem com opções de: 1-Verossímil, 2-provavelmente verossímil,3-indeterminada, 4-provavelmente inverossímil. 5-inverossímil

7 teorias do senso comum a cerca dos depoimentos de testemunhas,
Para José Joaquim e Mira (1993) , procuram estimar a concordância das crenças comuns sobre a meta- memória das testemunhas, revela: 1) Parece haver acordo que , sob condições de estresse e ameaça, a capacidade de fixar e recordar está limitada; 2) A maioria dos sujeitos considera que as mulheres serão piores testemunhas do os homens, sobretudo ao deparar, sobre fatos violentos . 3)A maioria pensa que por se tratar de fatos desagradáveis , tende-se a sobreestimar a duração do incidente; 4) A valoração que se faça da capacidade da testemunha é independente da segunda que ela própria diga possuir.

8 Teorias a cerca dos depoimentos de testemunhas
5) em geral , no depoimento ignora se a influencia do fenômeno da transferência inconsciente; 6) Considera-se que o depoimento de policiais é mais exato do que o de civis, mesmo depois de três meses do incidente; 7) Sujeitos tendem a responder corretamente, identificando a seqüência de tomada de declaração mais correta. 8) Desvaloriza-se o depoimento de pessoas de idade; 9) Observa-se uma tendência de que as crianças são sugestionáveis; 10) É falsa a idéias de que o estado em que ficaram os veículos depois do acidente é o que mais facilmente recordarão as testemunhas.

9 Contribuições da etologia humana
Crianças, mulheres, negros, estrangeiros e todos aqueles que tiveram que sofrer muito, são em geral melhores observadores. O mundo do nossos sentidos é que ganham significado, pois este passa e perpassa pelo que é percebido. “o texto depende do seu contexto”

10 Contribuições da Gestalt na psicologia do testemunho
A palavra alemã Gestalt =. "Boa forma" ou "forma regular" constitui uma combinação de vários elementos para formar um todo. Precursores: Max Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Köhler,

11 Comportamento molar(voluntário) e molecular(involuntário)
Ambos os comportamentos ocorrem em um determinado campo, em um determinado ambiente, em um determinado tempo, e o modo pelo qual a pessoa entra em contato com este campo irá influenciar diretamente na produção e aparecimento desses comportamentos.

12 Comportamento molar e molecular
Existem dois meios onde esses comportamentos se manifestam: O meio geográfico(é o meio real, o ambiente onde ocorrem os comportamentos, Meio Comportamental- é que determinará o comportamento molecular. É o local ou a situação na qual pensamos que estamos, sendo, assim, não é o meio geográfico, mas o modo como se reage a ele é que explica o comportamento

13 Princípios da organização da percepção:
1.Proximidade: Os elementos próximos tendem a ser percebidos juntos. II II II 2-Similaridade: Tendem a ser vistos como pertencentes a mesma estrutura OoOoOo

14 Campo perceptual 3) Direção Há certos elementos que parecem se dirigir a um mesmo lugar, se destacando de outros que não o pareçam. 4) Disposição objetiva. Quando é visto um certo tipo de organização , continua-se a vê-lo, mesmo quando os fatores de estímulo que levaram a percepção original agora estão ausentes. A tendência é continuar vendo os pares. OO OO OO OO OO OO

15 Campo perceptual Destino comum: os elementos deslocados de maneira semelhante , de um grupo maior, tendem eles próprios, por sua vez, a serem agrupados. O O O O O O O O O O O O O O O O

16 Figura e fundo Outro conceito, intimamente ligado ao de todo e das partes é o conceito de figura e fundo ou, formação duo ( uma figura " sobre " ou " dentro " de outra ). Segundo este conceito, qualquer problema humano deve ser compreendido à partir de um todo, pois ele é apenas uma parte, subjaz ou se sobrepõe a algo mais amplo, mais complexo.

17 Desenho de figura ambígua
Todos esses aspectos são importantes no momento de testemunhar os fatos perante o juiz em uma audiência

18 Importância da percepção para o testemunho
Ex: quando o individuo está homeostático, com suas necessidades básicas plenamente satisfeitas, perceberá de forma diferente de quando com está com medo, assustado , com fome ou sede, ou excessivamente cansado, como é o caso de pessoas que se mantêm numa mesma atividade durante várias horas sucessivas, pressionadas por excessiva responsabilidade, tais como os operadores de trafego aéreo, pilotos, motoristas, assim como no caso de intoxicações .


Carregar ppt "Psicologia do testemunho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google