A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA E DIREITOS HUMANOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA E DIREITOS HUMANOS"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E DIREITOS HUMANOS
Os direitos humanos na formação profissional.

2 PAIS PMS ENSINARAM MARCELO PESSEGHINI A BURLAR LEIS, DIZ LAUDO PSICOLÓGICO ( De acordo com a análise, esse conjunto de fatores prova a ausência de regras, "que primeiramente deve ser imposta pelo pai, que segundo a psicanálise é a lei". Devido à doença, o menino era proibido pelos pais de brincar na rua e de sair com os amigos, o que o irritava. Como enfrentar a realidade?

3 O texto diz que a atenção excessiva do menino ao jogo reflete uma tentativa de fuga da realidade.
Isso o fez criar um grupo com amigos da escola chamado "Mercenários", cujo objetivo era matar desafetos, inclusive membros da família.

4 Um dos laudos mostra um relatório de conversas entre Marcelo Pesseghini e uma prima dele no dia 13 de maio deste ano. As informações foram apreendidas no tablet do menino. O garoto interrompeu o discurso duas vezes com a frase "rota é foda". Na primeira delas, há uma grande repetição das consoantes para dar uma entonação de grito à frase.

5 A garota respondeu à primeira mensagem com a mensagem "oi filho vc está bem?". Minutos depois, a menina disse diversas vezes que o amava, sem obter resposta. O garoto volta a dizer "rota é foda", e a menina diz que ele era "fofinho da priminha", que é respondida: "não é nada fofo".

6 Jornalista é processada por dizer que cubanas 'têm cara de doméstica” ( A presidente do Sindicato das Empregadas e Trabalhadores Domésticos da Grande São Paulo, Eliana Gomes de Menezes, entrou na Justiça de São Paulo para exigir que a jornalista potiguar Micheline Borges pague indenização por danos morais de R$ 27,1 mil à categoria.

7

8 Em entrevista ao G1 no final de agosto, logo após a repercussão do caso, a jornalista pediu desculpas a quem se sentiu ofendido e disse que foi mal interpretada. "Foi um comentário infeliz, só gostaria de pedir desculpas, fiquei muito angustiada. Ganhou uma proporção muito grande nas redes sociais, onde as pessoas interpretam do jeito que querem. Não tenho preconceito com ninguém, não quis atingir ninguém, nem ferir a imagem nem a profissão de ninguém", declarou.

9 IDEOLOGIA DOS DIREITOS HUMANOS

10 Conceito e características dos direitos humanos fundamentais
O conjunto institucionalizado de direitos e garantias do ser humano que tem por finalidade básica o respeito a sua dignidade, por meio de sua proteção contra o arbítrio do poder estatal, e o estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana.

11 É importante destacar que os direitos humanos fundamentais relacionam-se diretamente com a garantia de não ingerência do Estado na esfera individual e a consagração da dignidade humana; No reconhecido universal por parte da maioria dos Estados, seja em nível constitucional, infraconstitucional e até mesmo por tratados e convenções internacionais.

12 CARACTERISTICAS DOS DIREITOS HUMANOS
Imprescritibilidade – os direitos humanos fundamentais são se perdem pelo decurso do prazo. Inalienabilidade – não há possibilidade de transferência dos direitos humanos fundamentais, seja gratuito ou oneroso. Irrenunciabilidade – os direitos humanos fundamentais não podem ser objeto de renúncia.

13 Inviolabilidade – impossibilidade de desrespeito por determinações de leis infraconstitucionais pelas autoridades publicas. Universalidade – a abrangência desses direitos engloba todos os indivíduos, independentemente de sua nacionalidade, sexo, raça, credo ou convicção política-filosófica.

14 Efetividade – a atuação do Poder Público deve ser no sentido de garantir a efetivação dos direitos e garantias previstas no direito positivo, não se satisfazendo com o simples reconhecimento abstrato. Interdependência – existem várias previsões constitucionais e nas convenções internacionais, podendo ser exercido independentemente da previsão legal.

15 Complementariedade – os direitos humanos fundamentais não devem ser interpretados isoladamente, mas de forma conjunta com a finalidade de alcance dos objetivos previstos.

16 DIREITOS HUMANOS NO BRASIL
No Brasil as normas que consubstanciam os direitos fundamentais democráticos e individuais são de eficácia e aplicabilidade imediatas.

17 Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: § 1º - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

18 NOÇÃO DE ÉTICA Ramo da filosofia que estuda o comportamento moral do ser humano, classificando como bom ou ruim, certo ou errado. Estes valores surgiram quando o ser humano começou a viver em sociedade e aprendeu a identificar certos comportamentos como positivos ou negativo para o bem-estar do grupo. Na ética, cada cidadão deve agir com sua consciência e com o aprendizado da vida adquirido no seio familiar, na escola, na religião e no convívio social vai aprimorando os valores éticos do que é certo ou do errado e do bom e no mal.

19 NASCIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS
A Revolução Francesa consigna um conjunto de princípios éticos em sua Declaração que vai ser a base e a bandeira para inúmeros movimentos de independência pelo mundo, tendo como consequência a fluência dos direitos humanos.

20 O direito à liberdade, o direito à segurança pessoal, o direito a um julgamento justo, o direito à privacidade, à inviolabilidade do domicílio, à nacionalidade, à propriedade, a livre expressão do pensamento, dentre outros.

21 Os valores éticos ali consignados eram os da liberdade, onde a minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro.

22 Artigo 1° - Todos os homens nascem igualmente livres e independentes, têm direitos certos, essenciais e naturais dos quais não podem, pôr nenhum contrato, privar nem despojar sua posteridade: tais são o direito de gozar a vida e a liberdade com os meios de adquirir e possuir propriedades, de procurar obter a felicidade e a segurança. (Declaração de Direitos da Virginha de 1776).

23 Art. 1. º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos
Art.1.º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As destinações sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum. Art. 2.º A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão. (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão da Revolução Francesa em 1789).

24 A Revolução Industrial fez emergir, com clareza, novas relações sociais de produção.
O capital e trabalho se situam em campos contraditórios, uma vez que o lucro da produção, na época, vinha da exploração brutal da força de trabalho.

25 A grande questão ética colocada neste contexto e de optarmos sobre questões valorativas que não admitem meio termo. Quando optamos pelo valor vida ou da morte? A opção pelo valor vida significa a luta concreta no sentido da preservação e melhor qualidade de vida, no campo dos direitos humanos.

26 Quando optamos pela democrática ou pela ditadura:
A opção ética pela democracia que fizermos nos levará a uma participação de cidadãos organizados, na construção de uma sociedade participativa, onde o poder político esteja centrado na coletividade.

27 Não é possível tratarmos dos direitos humanos, sem mencionar as ideologias e os valores, estando a ética contida nestes valores, seja profissional ou seja pessoal.

28 A evolução social na descoberta de novas tecnologia exige de nós, a todo tempo, a construção e reconstrução da ética, se optarmos pela concretização dos direitos humanos para as futuras gerações, precisamos agirmos com ética em todos os sentidos.

29 E se perguntarmos ao cidadão o motivo que o leva a consumir produto pirata, na maioria dos casos, ouvimos: porque é mais barato. Também é mais barato roubar do que trabalhar; é mais fácil desviar o orçamento e chamá-lo de recurso não-contabilizado; é mais fácil não registrar a empregada que trabalha na minha casa; será estas atitudes éticas?

30 Os condutores só respeitam o limite de velocidade quando existe radar na via; estudam, fazem prova de legislação, têm aulas práticas de direção, ficam cientes da importância da direção defensiva; Todavia somente respeitam a velocidade permitida nos poucos metros em que o radar os pegam;

31 O mundo que vamos deixar para nossos filhos depende muito dos filhos que vamos deixar para esse mundo. E na escola, a exigência para se ter os desejos cumpridos permanece gerando conflitos sérios, ao ponto de o aluno colocar o dedo na cara do professor dizendo: "eu quem pago o teu salário", como se a educação fosse uma relação estritamente comercial. Como explicar estas atitudes???

32 A corrupção das práticas humanas e antiéticas, acabam por desvalorizar nossos direitos individuais, de igualdade, liberdade e dignidade. Portanto, a formação de personalidades e comportamentos éticos é crucial para o processo de consolidação dos direitos humanos para as futuras gerações e informática tem papel fundamental nesta formação.

33 Se os Direitos Humanos fundamentam-se na preservação da vida e sua integridade física, moral e social; Se para vivermos em plenitude é preciso usufruirmos do direito à liberdade e respeitarmos nossos semelhantes.

34 A fundamentação moral dos direitos humanos está pautada nos ideais de liberdade e igualdade, oriundos da Revolução Francesa do século XVIII. A liberdade significa também autodeterminação e responsabilidade consigo e com seu semelhante, mesmo na ambiente virtual.

35 A igualdade remete à identidade dos seres humanos independente de etnia, sexo, opção sexual, religiosa, etc. O desafio fundamental de nosso século apresenta como fundamento básico os valores éticos de maneira efetiva, superando condutas arrogantes, egoístas e facilmente corrompíveis.

36 Um desafio coletivo, a responsabilidade de cada cidadão, independente de condição social, raça, credo, idade e profissão, para que de fato afiancemos nossos ideais de um povo íntegro e de princípios humanistas.

37

38

39 VIDEO SOBRE O TEMA

40 CASO PRÁTICO PARA PENSARMOS SOBRE A ÉTICA DAS NOSSAS AUTORIDADES

41 CADÊ A ÉTICA DAS AUTORIDADES
Carros com placas oficiais cometem infrações de trânsito impunemente. Durante três meses, o Fantástico acompanhou veículos em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo e flagrou abusos de quem tem e de quem não tem autorização para usar essas placas. Qualquer cidadão comum está sujeito a receber uma multa ao cometer uma infração de trânsito. Mas a história é diferente para carros com placa oficial. Cadê a igualdade da lei?? (Edição do dia 15/09/2013 (

42 Na Assembleia Legislativa de São Paulo, entramos na garagem.
Todos os carros de deputados encontrados pela nossa equipe estavam com placas irregulares. O que acontece com as irregularidades nos carros dos cidadãos???. Em nota, a Assembleia diz que as informações são suficientes. Mas que vai incluir o cargo de deputado nas placas oficiais.

43 Do lado de fora, flagramos motoristas dos deputados cometendo infrações.
Fantástico: Quando é carro oficial não precisa usar cinto de segurança? Motorista: Não, precisa! É que eu sai aqui agora. Estou começando agora. Fantástico: Usando celular, dirigindo. É carro oficial, não é multado, não é? Motorista: Não, não é isso não! E não para por aí. Gravamos carros com placas oficiais parados em vagas para deficientes, idosos e até onde não é permitido coisa alguma.

44 Fantástico: Aqui é proibido parar e estacionar e o senhor parou bem embaixo da placa. Autoridade: Eu só vim protocolar um documento. Fantástico: Faz um tempão que o senhor está estacionado em lugar totalmente irregular. Tudo bem? autoridade: Mas é uma dificuldade tremenda a gente tentar parar aqui, carros de funcionários o dia todo aqui que ocupam as vagas que a gente deveria ocupar com mais rapidez e não tem. OS CIDADÃOS PODEM FAZER ISSO?????

45 Tribunal de Justiça de São Paulo no centro da cidade
Tribunal de Justiça de São Paulo no centro da cidade. Vários carros com placas oficiais são estacionados numa praça, em cima da calcada. Estacionar em local proibido, só autoridade mesmo, como mostra nosso produtor. Fantástico: Quanto tempo pode deixar o carro parado aqui? Policial: Ô amigão, veículo particular não é autorizado não, viu, grande... Fantástico: Mas está cheio de carro parado aqui. Policial: Só os autorizados pelo tribunal.

46 A Companhia de Engenharia de Tráfego, que fiscaliza o trânsito em São Paulo, diz que não existem vagas na praça. A impunidade e a falta de fiscalização geram outro tipo de abuso. O uso indevido dos carros com placas oficiais. Na BR-153, no interior de São Paulo, acompanhamos um veiculo, da prefeitura de Paranapuã, por mais de 100 quilômetros. Ele ultrapassa em local proibido, totalmente irregular. Depois ultrapassa pelo acostamento.

47 Motorista: É assessor do prefeito
Motorista: É assessor do prefeito. Fantástico: Teria que ser usado em missão oficial... Motorista: Está em missão oficial. Só vim buscar umas peças para o carro e estou voltando. Mas descobrimos que o motivo da viagem era outro. O assessor tinha ido comprar um carro para ele mesmo.

48 Vereador de Pindamonhangaba sobre irregularidade:
Fantástico: O senhor tava usando irregularmente? Martim Cesar (DEM-SP), vice-presidente da Câmara Municipal de Pindamonhangaba (SP): Eu acho que sim! Mas sem saber! Fantástico: É uso particular isso. Com motorista, dinheiro público. Martim Cesar: Tudo bem! Eu não acho justo. Mas eu fiz isso um dia. Fantástico: Reconhece que está errado? Martim Cesar: Reconheço!

49 CADÊ A ÉTICA DESTAS PESSOAS?????
O policial, que também é conselheiro estadual de trânsito de São Paulo, defende o uso mais restrito desse tipo de placa e afirma: Nada impediria que o Código de Transito limitasse essas placas. Hoje a existência das placas de representação tem apenas o significado de status para a sociedade”, conclui Julyver Modesto de Araújo. CADÊ A ÉTICA DESTAS PESSOAS?????

50 Ideais éticos e responsabilidade individual; Liberdade, normas e responsabilidade.
Ideaias são valores que atua como uma meta para os individuos que vivem em sociedade. Um objetivo a ser alcançado na formação pessoal e profissional dos cidadãos, pois são atraves destas metas ou ideias que revelam o comportamento ético ou não das pessoas.

51 O ideal de justiça na busca da satisfação dos direitos violados e na segurança juridica dos cidadãos. Revolução Francesa tinha como ideais a liberdade, a igualdade e fraternidade, cujo objetivo é a satisfação das liberdades até então oprimidas pelo Estado. O ideal seria viver de acordo com a própria liberdade pessoal, espelhando o lema da liberdade, igualdade e da fraternidade.

52 Aborda o ideal da vida livre dentro de um Estado livre, um Estado de direito, que preservasse o direito dos homens e lhes cobrasse seus deveres, especialmente com ideal de justiça e o comprometimento dos indivíduos com a sociedade. A vida social mais justa, com a superação das injustiças econômicas e na fomentação dos deveres sociais. Para podermos falar de norma ou responsabilidade precisamos anteriormente inquirir se o cidadão é de fato livre e se sabe conviver em sociedade de forma ética.

53 A liberdade aumenta com a consciência que se tem dela, pois só quem tem consciência sabe avaliar os valores que a liberdade propicia. A liberdade deve ser concedida pelo Estado de direito, que garanta as liberdades individuais e coletivas e para isso, os indivíduos deverão obedecerem as normas e assumirem responsabilidade social e ética no exercido da profissão. Desta forma, a responsabilidade dos cidadãos deverá está voltado para o bem coletivo e não só individual, pois a convivência em sociedade será necessário a criação de normas de condutas e valores éticos a serem observados.

54 A liberdade desta forma, deve consistir na opção voluntária pelo bem e na possibilidade de fazer o bem sempre. Com sua consciência e com o aprendizado da vida adquirido no seio familiar, na escola, na religião e no convívio social, aprimora-se os valores éticos do que é certo ou errado e do bom e no mal, surgindo assim, a responsabilidade pessoal, seja no campo das normas jurídicas ou no campo da ética.

55 Considerando a penetração dos computadores em nossa sociedade, é importante cultivar os valores éticos inseridos nas normas de conduta e na tomada de decisões, que poderá ser benéfica ou maléfica sob o ponto de vista da responsabilidade pessoal do individuo.

56 Para os profissionais da computação é fundamental na fomentação da tecnologia e se esta se desenvolverá de forma benéfica ou maléfica para a sociedade. As ideais éticos e responsabilidade individual estão ligadas pelo princípio da liberdade e encontrará limite nas normas de comportamento ético e legais, preservando assim, os interesses coletivos em prol do individualismo.

57 Comportamento moral: entre o bem e o mal.
Valores éticos e Declaração Universal dos Direitos Humanos e Valores morais.

58 Comportamento moral: entre o bem e o mal.
Valores éticos e Declaração Universal dos Direitos Humanos e Valores morais.

59 NOÇÃO DE MORAL Conjunto de regras de conduta consideradas como adequadas, dentro de uma determinada sociedade e advinda pela opinião dominante, variando segundo as regras dos lugares e dos tempos em que estas condutas são realizadas. Na filosofia significa a busca pelo indivíduo da perfeição interior do ser, na busca da ação justa.

60 PARA O DIREITO – uma parte da filosofia que estuda os costumes, para assinalar o que é honesto e virtuoso, segundo os ditames da conciencia e dos princípios de humanidade. A moral pode representar um conjunto de princípios gerais de conduta através de atos resultantes da livre vontade humana, disciplinando os deveres do homem perante Deus, perante si proprio e perante a sociedade.

61 COMPORTAMENTO MORAL Advém da interioridade do ato humano e transparece através das atitudes de fazer o bem ou o mal. Surge de uma ação genuinamente humana e brota a partir do conteúdo do sujeito que cultiva o valor moral. A moral é aquilo que se submete a um valor. Pode ser expressado pelo conjunto de regras de conduta consideradas como válidas para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada. Pode ser definidas como regras estabelecidas e aceitas pelos seres humanos.

62 A moral tem por objeto o comportamento humano regido por regras e valores morais, que se encontram gravados em nossas consciências. Comportamento resultante de decisão da vontade que torna um ser humano livre, responsável por sua culpa quando agir contra as regras morais. Será que todas as pessoas tem este juízo de valor nas suas atitudes??? SERÁ????

63 Resposta correta?

64 A Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade que visa investigar os princípios universais e teóricos. Enquanto que a moral parte dos princípios da ética para a esfera do comportamento humano. A função da moral é a de regulamentar as relações mútuas entre os indivíduos e entre estes e a comunidade.

65 Mesmo que no grupo social sempre esteja presente a moral, é o individuo que deve decidir pessoalmente, livre e conscientemente se assume ou não a responsabilidade pela decisão tomada de ser moralmente responsável pelo seu comportamento.

66 O ser humano é um ser social e por isso, não pode deixar de atuar, ao mesmo tempo, moral e profissionalmente nas suas atitudes. Faz-se necessário ainda, cultivar a moral e ter em vista que os cidadãos devem serem visto com fim em si mesmo e nunca como meio desprezível, pois só assim, transformaremos e efetivaremos os direitos humanos na sociedade.

67 TEORIA DE VALORES Segundo Miguel Reale “o homem é o valor-fonte de todos os valores ou a fonte de valores. O homem é a fonte de todos os valores porque é inerente a sua essência valorar, criticar, julgar tudo aquilo que lhe é apresentado, seja no plano da ação ou do conhecimento”. (Apud Carlos C. B. Bitar. Curso de filosofia do direito. 5º ed. São Paulo: Atlas, 2007, p. 488)

68 Não haveria valor se não houvesse no ser humano a possibilidade de livre escolha entre as alternativas imanentes à problemática axiológica, nem poderíamos falar de liberdade, se não houvesse a possibilidade de opção e participação real dos valores e das valorações.

69 Conclui-se que a pessoa, valor e liberdade são fatores inerentes e uns dependem dos outros.
Assim, o ser humano no exercício de sua liberdade implica necessariamente, uma escolha entre diversos valores. Só é possível consumar a liberdade com um prévio ato de valor que faremos nas nossas escolha de fazer o certo e na escolha de fazer o errado e termos vergonha de ser honesto.

70 VIDEO SOBRE HONESTIDADE

71 Juízos de valor e conduta ética e a ética hoje.
O impacto da Internet na sociedade.

72 Valor – qualidade de uma coisa ou de uma ação, em virtude da qual elas merecem estima ou são objeto de um desejo. Caráter daquilo que está conforme à regra ou à decisão tomada em virtude de um juízo de valor. (ANDRÉ-JEAN arnaud. Dicionário Enciclopédico de Teoria e se de sociologia. Rio de Janeiro: Renovar, 1999, p. 817). Juízos de valores são afirmações emitidas baseadas em crenças, valores, princípios ou percepções de cada indivíduo e varia de acordo com o tempo e os costumes de cada época da sociedade.

73 A cada valor ético corresponde um princípio ético ou valor moral
Justiça – garantir ao outro os direitos fundamentais. Honestidade – ser honesto implica em firmeza de propósitos e nas atitudes corretas. Amor – tratar o próximo com liberdade e respeito. Responsabilidade – assumir benefícios e ônus decorrentes da própria condição e das suas escolhas. Liberdade – respeitar o outro como sujeito livre e capaz, pois ninguém é superior a ninguém. Sinceridade – transparência e auto-avaliação realista com seus propósitos.

74 Estudo dos juízos de apreciações referentes à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, Sócrates refletiu sobre a natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto de conduta, fazendo duas concepções bem conhecidas:

75 “Conhece-te a ti mesmo”
Só sei que nada sei.” Uma coisa posso afirmar e provar com palavras e atos: é que nos tornamos melhores se cremos que é nosso dever seguir em busca da verdade desconhecida.”

76 Platão, discípulo de Sócrates,
colocava a busca da felicidade (Sumo BEM) como o centro das preocupações éticas. (DIREITOS HUMANOS) O Homem só encontra a felicidade na prática das virtudes. O ideal buscado pelo homem virtuoso é a imitação de Deus: aderir ao divino.

77 Com estes valores podemos entender que os juízos de valores e as condutas éticas não existem se não atentarmos para os valores cultivados no seio da sociedade atual de forma ética e moral; Que ser honesto é uma virtude que os serem humanos precisam cultivar como forma ideal para se construir uma sociedade justa e solidária, pautada na erradicação da pobreza e a marginalização, além da redução das desigualdades sociais e regionais.

78 O artigo 3º da Constituição Brasileira menciona alguns valores como objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil e entre eles, podemos mencionar : I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

79 Nunca se teve tanta notícia de falta de ética como agora.
Não se trata de mais um modismo passageiro: se quisermos construir uma sociedade mais justa, a ética precisa ser debatida e principalmente aplicada de forma perene. O cultivo dos valores e o respeito aos princípios que deles resultam são imprescindíveis para que se possa falar seriamente de ética e moral. Nunca se teve tanta notícia de falta de ética como agora. Os meios de comunicação - entre eles a internet - divulgam com uma velocidade impressionante notícias de falta de ética.

80 VIDEO SOBRE O TEMA

81 O impacto da Internet na sociedade
A Internet está mudando a forma das pessoas se relacionarem, a maneira das empresas funcionarem e o jeito de enxergar o mundo globalizado e até a comportamento social dos cidadãos nos exercício dos direitos fundamentais e na livre manifestação do pensamento.

82 No momento histórico em que vivemos não é possível mais pensar a vida sem a internet;
Ela se instalou em nossas vidas. Mudanças desse tipo, que ocorre na mente das pessoas. Geralmente demora uma geração (25 anos) para se processar e se estabelecer.

83 Nas empresas a tecnologia trouxe o chamado “desemprego tecnológico”.
Hoje muitas pessoas estão perdendo trabalho por falta de conhecimentos sobre as tecnologias; Profissões que antes eram exercidas de uma forma; hoje exigem novos conhecimentos e os profissionais tiveram que se adaptarem as mudanças.

84 “O analfabeto do século XXI não será aquele que não souber ler ou escrever, mais o que não puder aprender desaprender e aprender de novo.” O autor discorre sobre a relação do mundo real e o virtual, para ele no mundo real as leis são impostas a todos, existe censura nos meios de comunicação, vivemos em função do tempo.

85 As tecnologias da informação como uma forma mais livre de comportamento do individuo;
Mas até que ponto as tecnologias nos trazem benefícios? Pois elas estão sendo responsáveis por mudanças culturais na sociedade, massificando-as e muitas atividades estão sendo praticamente extintas ou substituídas por máquinas.

86 Porém, não podemos negar que as tecnologias facilitaram muito na vida das pessoas.
Hoje é possível trabalhar sem sair de casa bem como realizar outras atividades. Das ideias mencionada acima, podemos concluir que ao mesmo tempo em que as tecnologias trouxeram grandes avanços, também acarretaram novos problemas que antes não existiam.

87 A questão não é mais apenas saber se as pessoas sabem ou não ler e escrever, mas também o que elas são capazes ou não de fazer com as tecnologias da atualidade; Devem ser utilizadas para fazer o bem e o que é certo, obedecendo os princípios da ética e da moral como valores fraterno de uma sociedade justa e solidária.

88 A FAMILIA DO FUTURO A família do futuro dominará a informática é não serão analfabetos, marginalizado pela rápida evolução tecnológica que possibilita o acesso à informação. Não seremos analfabetos digitais e nem excluídos de participarmos da vida social, políticas, jurídicas e econômicas do nosso pais. ASSIM SERÁ A MINHA FAMILIA.

89 VIDEO SOBRE O TEMA

90 TEXTO SOBRE O IMPACTO DA INTERNET NA SOCIEDADE PESQUISADO NO ENDEREÇO ABAIXO NO DIA 24/09/2013


Carregar ppt "ÉTICA E DIREITOS HUMANOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google