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Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.

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1 Reestruturação Internato Princípios

2 Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade Sem eletivas Sem integração com outras áreas da saúde Avaliação anual OSCE nas 5 grandes áreas Avaliação anual com prova escrita (idêntica para 5 e 6 ano) Término do 6 ano sobrepõe-se às provas de residência

3 Internato - Fora Carga horária Conteúdo Atividades sobrepostas e conteúdos repetidos Ausência de visão crítica e/ou unificadora Grau de interesse variado em cada área de conhecimento Modelo HC vs modelo HU Prova da residência

4 Da legalidade Maior grau de autonomia para prática Diretrizes nacionais 35% do curso Jornada de 40 h semanais Atividade teórica: 20% da carga horária o Monitoradas e permanentemente avaliadas Avaliações o conhecimentos, habilidades, atitudes

5 Da nova estrutura Ao final do quarto ano é desejável: o Contextualizar regras o Oferecer contexto clínico o Ir além da explicação clara de causa e efeito o Desenvolver a priorização o Minimizar vulnerabilidade

6 Da formação interno Reconhecer e raciocinar para atuar sobre mudanças fisiológicas, psicológicas e/ou emocionais Saber o que fazer e quando fazer Atuar na condição imediata à informação Envolver-se e aceitar a responsabilidade sobre o paciente Reconhecer problema, paciente e ambiente Equilíbrio ético de conceitos de benefício e não prejuizo ao paciente

7 Sugestão de integração básico-clínico-internato Somatório de conteúdos estabelece competência

8 Planejamento interdisciplinar (exemplo)

9 Sugestão integração durante internato Somatório de conteúdos aprimora competências

10 Planejamento interdisciplinar (exemplo)

11 5 ano 1 ESTÁGIO 19% 2 3 4 5 ESTÁGIO 29% 6 7 8 9 10 ESTÁGIO 39% 11 12 13 ESTÁGIO 49% 14 15 16 17 ESTÁGIO 59% 18 19 20 ELETIVA/FÉRIAS 21 ESTÁGIO 69% 22 23 24 25 ESTÁGIO 79% 26 27 28 29 ESTÁGIO 89% 30 31 32 33 ESTÁGIO 99% 34 35 36 37 ESTÁGIO 109% 38 39 40 O período de eletivas é naturalmente adaptável O período de eletivas pode ser maior ou menor Possibilidade de longitudinalidade (clínica, pediatria)

12 6 ano O período de eletivas é naturalmente adaptável O período de eletivas pode ser maior ou menor É importante considerar a necessidade do ano letivo dos sexto-anistas ser encurtado (prova residência) 1 ESTÁGIO 112,50% 2 3 4 5 6 ESTÁGIO 212,50% 7 8 9 10 11 ESTÁGIO 312,50% 12 13 14 15 16 ESTÁGIO A/ ELETIVA 12,50% 17 18 19 20 FÉRIAS 21 ESTÁGIO B/ ELETIVA 12,50% 22 23 24 25 26 ESTÁGIO 412,50% 27 28 29 30 31 32 33 ESTÁGIO 5 12,5% 34 35 36 ESTÁGIO 612,50% 37 38 39 40

13 Semana possível adaptada ao contexto segterquaquisexsábdom M (8h-12h) Amb/Enf/UBS Pronto Socorro LabHab Estudo Tranversais Avaliações T (14h-18h) Amb/Enf/UBS Pronto Socorro Aula/Caso LabHab Estudo Tranversais Avaliações N (19h -7h)Pronto Socorro

14 Internato – necessidade de cada disciplina Conteúdo Organização de conteúdo Metas e objetivos Estratégias métodos de ensino Onde desenvolver Corpo docente Quais métodos de avaliação Gerenciamento “Links” O quê Como Com quem Onde

15 Prioridades Governança “core currículo” - competências Ano letivo efetivo – distribuição de horários em decorrência de conteúdos e não aritimética Criar espaço para eletivas “FACULTY DEVELOPMENT” Oferecer atividade prática em ambiente adequado Métodos de avaliação adequados Mercado de trabalho Valores éticos/morais

16 Conceitos a desenvolver Manutenção e promoção da saúde Desenvolvimento da doença Reabilitação – reintegração Roteiros de diagnóstico e intervenção Prós e contras da tecnologia Relação paciente / família / ambiente-sociedade Reconhecimento da deterioração do paciente Raciocínio clínico Técnicas de comunicação Estruturação emocional

17 Formando Incorpora melhor prática à atenção do paciente Decide com forte componente ético Aceita o papel de responsável/advogado do paciente Correlaciona conteúdo e contexto no ambiente Facilita interações profissionais Tem vivência na elaboração e formação de raciocínio clínico e intervenções Recebeu suporte emocional no processo de aprendizado

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