A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPACIDADES MOTORAS As capacidades motoras são um dos pressupostos necessários para a aprendizagem e realização de acções motoras desportivas, das mais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPACIDADES MOTORAS As capacidades motoras são um dos pressupostos necessários para a aprendizagem e realização de acções motoras desportivas, das mais."— Transcrição da apresentação:

1 CAPACIDADES MOTORAS As capacidades motoras são um dos pressupostos necessários para a aprendizagem e realização de acções motoras desportivas, das mais simples às mais complexas. Constituem-se como o somatório das possibilidades de expressão motora de um indivíduo. Baseiam-se em predisposições genéticas e desenvolvem-se através do treino/prática desportiva.

2 AS CAPACIDADES MOTORAS dividem-se em:
CAPACIDADES CONDICIONAIS CAPACIDADES COORDENATIVAS

3 CAPACIDADES CONDICIONAIS
São essencialmente determinadas pelas componentes energéticas, predominando os processos de obtenção e transformação de energia – carácter quantitativo.

4 CAPACIDADES MOTORAS CONDICIONAIS
RESISTÊNCIA: Capacidade motora que permite realizar um esforço relativamente longo, resistindo à fadiga, e que permite uma rápida recuperação depois dos esforços. Resistência Aeróbia – que implica um equilíbrio entre o oxigénio gasto e o recebido. Resistência Anaeróbia – que implica esforços com dívida/ausência de oxigénio.

5 CAPACIDADES MOTORAS CONDICIONAIS
FORÇA: Capacidade motora que permite vencer uma resistência exterior, com base na contracção muscular Força Máxima – relativa à resistência mais elevada a que a capacidade muscular se consegue opôr. Força Rápida – relativa à velocidade da contracção muscular perante uma resistência. Força de Resistência – relativa à capacidade muscular de resistir à fadiga em esforços prolongados.

6 CAPACIDADES MOTORAS CONDICIONAIS
FLEXIBILIDADE: Capacidade motora que permite executar movimentos de grande amplitude, através da elasticidade muscular e da mobilidade articular. Flexibilidade Geral – relativa aos sistemas articulares. Flexibilidade Específica – relativa a determinada articulação. Flexibilidade Activa – sem ajuda. Flexibilidade Passiva - com ajuda.

7 CAPACIDADES MOTORAS CONDICIONAIS
VELOCIDADE: Capacidade motora que permite realizar movimentos (acções motoras) no menor tempo possível. Velocidade de Reacção – relativa à rapidez de resposta a um estímulo aos sistemas articulares.

8 CAPACIDADES MOTORAS CONDICIONAIS
Velocidade de Execução – relativa à rapidez da contracção muscular durante um gesto técnico-táctico.

9 CAPACIDADES MOTORAS CONDICIONAIS
Velocidade de Repetição – relativa à resistência à fadiga em esforços máximos ou quase máximos.

10 CAPACIDADES MOTORAS CONDICIONAIS
DESTREZA GERAL/AGILIDADE: Capacidade motora que permite a realização de movimentos com precisão, agilidade e sem hesitação.

11 CAPACIDADES COORDENATIVAS
São essencialmente determinadas pela componente onde predominam os processos de condução do SNC – carácter qualitativo. As capacidades coordenativas permitem que o atleta consiga dominar de forma segura e económica as acções motoras, tanto em situações previsíveis como imprevisíveis. É através destas capacidades que o atleta aprende os gestos motores.

12 CAPACIDADES MOTORAS COORDENATIVAS
Orientação Equilíbrio Ritmo Reacção Alteração Diferenciação Encadeamento Aprendizagem

13 FIM


Carregar ppt "CAPACIDADES MOTORAS As capacidades motoras são um dos pressupostos necessários para a aprendizagem e realização de acções motoras desportivas, das mais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google