A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia dos Recursos Naturais Mestrado em Economia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia dos Recursos Naturais Mestrado em Economia."— Transcrição da apresentação:

1 Economia dos Recursos Naturais Mestrado em Economia

2 Capítulo 1 Visões do Futuro

3 O pressuposto do fim do mundo A visão bíblica: – A expulsão do Éden; – O Apocalipse. O fim dos impérios: – A queda do império romano; – A queda do império soviético; – O declínio do império americano A premissa básica é de que todas as sociedades geram as causas da sua própria destruição.

4 Teorias do crescimento económico Adam Smith; O modelo de Malthus; O modelo de Solow;

5 Adam Smith Com recursos naturais disponíveis; O crescimento do produto depende do crescimento da população; Porquê? Quais os limites deste modelo?

6 Alimentação Vestuário ADAM SMITH e a Idade do Ouro L=2 L=4

7 Malthus Admite a teoria de Adam Smith mas.. Salienta que o crescimento da população faria diminuir os salários para os níveis de subsistência.. Com salários abaixo do nível de subsistência a população reduzia-se. Com salários ao nível de subsistência a classe trabalhadora estaria condenada a uma vida infra humana e curta,

8 Alimentação Vestuário O modelo de Malthus L=2 L=4

9 O novo malthusianismo Há limites para o crescimento?? – Aumento rápido do uso dos recursos naturais; – Esgotamento dos recursos energéticos; – Restrições ambientais ao crescimento: O efeito de estufa; O desaparecimento da floresta amazónica; O aumento das emissões poluentes; As alterações climáticas.

10 As velhas e as novas catástrofes Crescimento descontrolado da população; Pobreza… Catástrofes ambientais; Furacões, tornados; Degelo das calotes polares; Subida do nível do mar;

11 Modelo Limits to Growth Grande modelo computacional usando uma técnica de dinâmica de sistemas; Usa feedback loops para explicar o comportamento da economia e sociedade; O feedback loop é um circulo de acção fechado que liga os efeitos duma acção aos seus efeitos no ambiente que por sua vez afectam uma nova acção; A característica dominante do modelo é a utilização dum modelo de crescimento exponencial conjuntamente com recursos fixos nomeadamente terra e recursos não renováveis. Adicionalmente a oferta de bens alimentares tem uma relação fixa com a disponibilidade de terra.

12 Gráfico 1.1 Beyond the Limits Standard Run

13 Conclusões do modelo pessimista Em 100 anos haverá um esgotamento dos recursos não renováveis que provocará: – Colapso do sistema económico; – Desemprego massivo; – Diminuição da produção alimentar; – Aumento da mortalidade e redução da população.

14 Conclusões: A 2ª conclusão é de que pequenas medidas não evitarão o colapso por exemplo a duplicação das estimativas de recursos iniciais apenas aumentará o nível de poluição; A 3ª conclusão é de que o colapso apenas pode ser evitado pela limitação imediata do crescimento populacional e da poluição concomitante com crescimento económico zero.

15 O modelo optimista “ O nível de vida tem crescido simultaneamente com o aumento da população desde que há registos. O aumento de rendimento e o crescimento da população tem sido acompanhado por um decréscimo de custos, uma maior disponibilidade de recursos, incluindo um melhor ambiente e um maior acesso a áreas de lazer. Não existem argumentos convincentes que justifiquem que essa tendência de baixa de preços dos recursos e de melhoria do bem estar não continue indefinidamente” In the ultimate resource.

16 A natureza do modelo A criatividade humana tem ultrapassado as limitações de recursos e o aumento da poluição; A quantidade de terra disponível para a agricultura e a produção agrícola continua a aumentar; Os recursos naturais não se tornaram mais escassos ao longo dos anos contrariamente ao senso comum; Os níveis de poluição têm diminuído concomitantemente ao aumento da população e do rendimento.

17 Quais são as forças motrizes deste modelo? Os nossos sistemas económicos e políticos respondem ao limites e à escassez eliminando ou diminuindo o seu impacto; Processo de feedback negativos criam um processo de auto- limitação; Por exemplo o aumento de preços devido à escassez estimula os produtores a encontrar mais recursos e/ou recursos alternativos e tb reduz a procura e/ou a sua taxa de crescimento. Os níveis de poluição diminuem para níveis de rendimento mais altos porque simultaneamente aumenta a procura de melhor ambiente e a capacidade de o pagar. Algumas dessas relações foram quantificadas pelo Banco Mundial:

18 Gráfico 1.2 Indicadores Ambientais para países com diferentes níveis de rendimento

19 O factor humano “ the main fuel to speed our progress is our stock of knowledge, and the brake is our lack of imagination: the ultimate resource is people- skilled, spirited and hopeful people who will exert theie wills and imaginations for theie own benefit, and so, inevitably, for the benefit of us all” Julian Simon(1981) in The Ultimate Resouce

20 Leitura adicional Brander, James A. e M. Scott Taylor, “ The simple economics of Easter Island: A ricardo- Malthus Model of renewable Resource Use”, The American Economic Review 88(1) (1998):119-138


Carregar ppt "Economia dos Recursos Naturais Mestrado em Economia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google