A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crescimento Econômico Brasileiro e Gaúcho no 2º Trimestre e no século 21.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crescimento Econômico Brasileiro e Gaúcho no 2º Trimestre e no século 21."— Transcrição da apresentação:

1 1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crescimento Econômico Brasileiro e Gaúcho no 2º Trimestre e no século 21

2 2 Crescimento mostra recuperação Crescimento do PIB gaúcho chegou a 6,4%, no 2º trimestre do ano, em relação ao trimestre anterior –expansão maior, inclusive, àquela esperada para os países do BRIC, à exceção da China; –A aparente proeza gaúcha reflete a recuperação do setor primário, que foi bastante castigado pela estiagem no ano passado. Atenuantes do crescimento gaúcho –Baixa base de comparação Em 2012, a economia encolheu 1,8%. –Situação reflete a típica instabilidade da economia gaúcha Provocada pela grande dependência do clima e do câmbio. –Em um prazo mais longo, nosso desempenho é desanimador.

3 3 Evolução do PIB de Países e do RS (em %) Fonte bruta dos dados: FMI, IBGE e FEE.

4 Evolução do PIB Brasileiro e Gaúcho (em %) Fonte: IBGE e FEE.

5 5 Estratégia Passiva –Torcer para que o CLIMA, CÂMBIO e a BENEVOLÊNCIA do governo federal com o estado atuem favoravelmente nos próximos anos Parece pouco para um estado que já teve o 2º maior PIB do país e é bem-dotado de trabalhadores qualificados e empresários empreendedores. Estratégia Ativa –Compensar a escassez de investimentos públicos estaduais em educação, infraestrutura e etc. com investimentos privados (PPPs); –Utilizar os parcos recursos disponíveis para estimular setores- chave da nova economia (intensivos em tecnologia) Entre 2000 e 2010, os produtos de alta tecnologia encolheram a sua participação nas nossas exportações, de 1,2% para apenas 1%, na contramão do que acontece nos países desenvolvidos. Em São Paulo, eles representam 12% das exportações e no mundo, 35%. O que se pode fazer para alterar essa situação?

6 6 O sobe e desce da indústria e do varejo brasileiro (Produção industrial e volume de vendas do varejo em 2013*, em %) Fonte: IBGE. *variação em relação ao mês anterior, com ajuste sazonal.

7 7 Fonte: IBGE. Variação % do Volume de Vendas do Comércio Varejista Ampliado (acumulado em 12 meses)

8 Evolução do Comércio Varejista Suave desaceleração a partir de maio –Mais intensa no Brasil do que no RS Volume de vendas no Brasil no acumulado em 12 meses caiu de 7,6%, em maio, para 5,8%, em julho, e no estado de 9% para 7,7%; Estado é o 13º com maior crescimento acumulado nos últimos 12 meses no país. –Estado mantem um crescimento mais intenso em setores mais dependentes da renda Especialmente alimentos, bebidas, vestuário e calçados.


Carregar ppt "1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crescimento Econômico Brasileiro e Gaúcho no 2º Trimestre e no século 21."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google