A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS E VALORES NA FORMATAÇAO DA PERSONALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS E VALORES NA FORMATAÇAO DA PERSONALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS E VALORES NA FORMATAÇAO DA PERSONALIDADE
QUEM SOU EU ? QUEM È VOCÊ ?

2 IDENTIDADE processo de produção do sujeito que lhe permite apresenta-se ao mundo reconhecer-se como único. Carlos C. Brandão antropólogo e educador diz que a identidade Explica o sentimento pessoal e a consciência ,da posse de um eu, de uma realidade individual que torna cada nós um ser único diante dos outros EUS, nós nos constituímos e nos reconhecemos,como sujeitos únicos. Eu passo a ser alguém quando descubro o outro me comparando. Portanto a identidade depende de sua diferenciação em relação ao outro. O primeiro outro importante é a mãe de quem o bebê vai se diferenciando, aprendendo que não é uma extensão dela. É o olhar da mãe sobre o bebê que vai dando a ele o seu VALOR como pessoa. Por isso, as primeiras relações são importantes.

3 O primeiro outro importante é a mãe de quem o bebê vai se diferenciando, aprendendo que não é uma extensão dela. É o olhar da mãe sobre o bebê que vai dando a ele o seu VALOR como pessoa. Por isso, as primeiras relações são importantes. Nesse processo a criança começa a escolher outras pessoas como objeto de identitificação, pessoas significativas que funcionam como modelo em relação ao qual o sujeito vai se apropriando de algumas caracteristicas através do processo de identificação : o que sou e quero ser. O conjunto de experiências do longo da vida permite a cada um “ montar “ o seu proprio modelo do que pretende ser como homem ou mulher, como profissional, como cidadão. Usamos portanto varias referencias que são importantes para mim.Caracteristicas da mãe, da professora, da heroina de um romance da mãe de uma amiga. Com as experiencias que vou tendo com outras pessoas vou alterando este modelo. Continuamos mudando ao longo da vida, porém não deixamos de ser nós mesmos. Passamos de criança para adolescentes, para adultos, temos varias oportunidades sociais, acesso a bens culturais, possibilidade de estudar, viajar de ter outras experiencias.

4 João Cabral de Melo. Morte e Vida Severino tenta esclarecer este aspecto.
O meu nome é Severino. Não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos que é Santo de Romaria, deram então de me chamar. Severino de Maria. com mães chamadas Maria fiquei sendo o de Marido finado Zacarias ... definição do retirante, quem ele é. Fala de sua identidade, falando de sua realidade social ( condições de vida do Nordeste.

5 Família fragilmente estruturada.
A falta de sobrenome (nome de batismo) Religiosidade do Nordeste (santo de romaria) que se pede e homenageia dando nome dos filhos . Severino no contexto se percebe mais semelhante a outros, que não tem como se apresentar. A sua substantivação não é suficiente para definir a sua identidade. Ele só consegue expressar a sua particularidade quando no final do texto nos diz. Mas, para que me conheçam Melhor vossas senhoras e melhor possam seguir A historia de minha vida passo a ser o Severino Que em vossa presença emigra

6 A ação, a predicação de Severino é que constitui a sua definição
A ação, a predicação de Severino é que constitui a sua definição. È a atividade que construí a identidade. A Identidade é um processo de permanente movimento,eu me transformo.Portanto a identidade é um processo de construção permanente desde antes de nascer até a morte. O novo amarga ao velho - quem fui ontem quando era adolescente e criança. O antigo esta alguém novo no novo. Crise de identidade, quando este processo ocorre de forma intensa, confusa dolorosa - é neste momento que temos que redefinir ou ratificar nossa identidade para nos e para os outros . Ex. Na adolescência grandes mudanças ocorrem em todos os níveis (bioquímico, intelectual - a capacidade de abstrair, de pensar no pensamento, os interesses as mudanças as ampliações do mundo (família, escola grupos de pertencimento e outras expectativas. Embora bastante turbulenta a adolescência também é um momento de transformação criadora. Tudo isso produz alguém novo que estará fazendo parte de sua biografia ...

7 Para estudar a identidade é necessário conhecer o ESTIGMA.
O que é o ESTIGMA são as marcas ,os atributos sociais que um individuo grupo ou povo carregam cujo VALOR poder ser positivo ou negativo, ou pejorativo.Ex: Um judeu na Alemanha Nazista.Um portador do vírus HIV.Um negro na África do Sul durante o Apartheid. O ESTIGMA revela que a sociedade tem dificuldade de lidar com diferente, esta dificuldade é perpetuada ao longo das gerações : *Pela educação familiar *Pela escola *Pelos meios de comunicação de massa *Por cada um de nós em nosso cotidiano, o que leva a construção de uma carreira moral para o individuo estigmatizado,ou seja, sua identidade vai incorporar este atributo ao qual corresponde um valor social negativo. Um aspecto negativo pode ser internalizado pelo individuo e constituir aspecto importante de sua auto imagem e auto-estima.

8 Exercício A História do Severino e da Severina ( São Paulo Brasiliense 1987 ) Utiliza o poema de João Cabral de Melo Neto. “ Morte e Vida Severina”, como ponto de partida, é a historia verídica de uma migrante nordestina. È uma analise de construção de identidade. Fale da importância do “outro” na formação da identidade. 1. Quem são os outros ? 2. Qual a diferença entre identidade e personalidade ? 3. Como se caracteriza a diferença entre mudança e crise no processo de identidade ? 4. O que é estigma ? Quais efeitos na trajetória de vida do individuo ou grupo estigmatizado. Dê 3 exemplos. 5. Discutam e caracterize a situação de crise de identidade (adolescência) 6.Caracterizem o estagna em relação o menino de rua e possíveis conseqüência em sua trajetória de vida.

9 Identidade-Conjunto de características próprias e exclusivas de uma pessoa. ( nome , idade, estado, profissão, defeitos e sexo ) Personalidade-Qualidade do que é pessoal caráter essencial e exclusivo de uma pessoa. Aquilo que o distingue de outra individualidade consciente DINÂMICA. Pré-Conceito


Carregar ppt "INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS E VALORES NA FORMATAÇAO DA PERSONALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google