A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior"— Transcrição da apresentação:

1 Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
A Água e o Futuro Realizado por: Cornéliu Chitanu Patrícia Santos Disciplina: Ciências Naturais 8º ano/ Turma: B 2010/2011

2 Água – Um bem essencial á vida ameaçado
A escassez de água está a tornar um problema de proporções globais. Segundo o Instituto Mundial da Água, apenas 2,5% da água de superfície e subterrânea do planeta está acessível para o uso humano. Este recurso finito é utilizado para tudo, desde as redes de água potável até os sistemas de saneamento, da agricultura aos processos industriais. Prejudicadas pelo uso excessivo, as reservas de água para a humanidade estão a chegar ao limite.

3 Aumento do Consumo da Água
Ao longo dos últimos anos, tem-se verificado, no mundo inteiro, um aumento significativo do consumo de água. Este facto relaciona-se com: - o crescimento das actividades económicas; - o crescimento elevado da população; - a mudança climática (o tempo cada vez fica mas quente); - desperdício de água;

4 Aumento do Consumo da água - Consequências
As necessidades crescentes no consumo têm conduzido ao: - aumento da captação de água; - aumento do tratamento da água; - transporte da água até aos consumidores. Para além dos problemas inerentes à quantidade de água, colocam-se, também, graves problemas em relação à sua qualidade.

5 Água - Poluição A água é um recurso natural e essencial á vida que se encontra ameaçado, pois são inúmeras as consequências da poluição da água. As principais fontes de poluição das águas são: - as actividades agrícolas; - as actividades industriais; - os transportes (quer públicos, quer privados); - as actividades domésticas; - esgotos domésticos e industriais; - as canalizações; - as construções costeiras. 

6 A Qualidade da Água incolor (não tem cor) inodora (não tem cheiro)
A água pura apresenta diversas propriedades bem características :     incolor (não tem cor) inodora (não tem cheiro) insípida (não tem sabor) Com a diminuição dos aquíferos, devido à sua sobreexploração, consome-se água de grandes profundidades, que normalmente é mais salgada e, de qualidade inferior.

7 A Desflorestação Desflorestação é o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela actividade humana sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo para a agricultura e de madeira para a indústria madeireira.

8 Desflorestação - Causas
Nos países em vias de desenvolvimento a principal causa da desflorestação é a sobre exploração das matérias-primas provenientes da floresta particularmente, a própria madeira. Estes países não têm muitas alternativas, recorrem aos recursos naturais para sobreviverem. Nos países desenvolvidos as principais causas são: - Desenvolvimento industrial e urbano; - Crescimento turístico; - Aumento da superfície cultivada; - Construção de infra-estruturas.

9 A Escassez de Água A nossa água tem, cada vez, menos qualidade e, consequentemente, menos quantidade devido à ínfima parte de água doce existente. Com a excessiva poluição e a má gestão das águas, vai havendo cada vez menos água potável, criando graves problemas para as populações. A escassez de água é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves caso o manejo dos recursos hídricos não seja revisto pelos países. Actualmente, mais de um bilhão de pessoas já não têm acesso a água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias.

10 Água – Motivo de Guerra A humanidade poderá presenciar no terceiro milénio uma nova modalidade de guerra: a batalha pela água. As guerras do próximo século serão motivadas pela disputa de água, diferentemente dos conflitos do século XX, marcados por questões políticas ou pela disputa do petróleo. Como a quantidade de água é escassa para um aumento da população, o preço desta vai aumentando, fazendo com que as pessoas se revoltem e assim originando-se uma guerra para obtenção de água.

11 Glossário Aquífero - É uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea.


Carregar ppt "Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google