A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA: BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA: BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA: BRASIL
O objetivo desta unidade é a reflexão da inserção do Brasil no mundo capitalista, bem como, os impactos sobre o trabalho. A sociedade brasileira se formou a partir do processo de expansão do capitalismo europeu a partir do século XV. Somente no século XIX, com a abolição da escravidão e a chegada de um grande contingente de imigrantes é que se introduziu o trabalho livre, formando o “mercado de trabalho” constituindo um mercado consumidor para bens de consumo. O capital acumulado na cafeicultura paulista concentrou-se nas mãos de uma classe de fazendeiros que passaram a diversificar suas atividades econômicas, investindo em atividades que oferecesse perspectiva de alta lucratividade: transporte ferroviário, sistema bancário, pequenas indústrias de alimentos e têxteis.

2 Formação da indústria dependente: por ter se originado da exportação do café, a indústria teve seu desenvolvimento condicionado à economia cafeeira. A industrialização se limitou ao setor de bens de consumo não duráveis (tecidos e alimentos) e não desenvolveu tecnologia própria = criando um alto grau de dependência externa. Teoria da dependência: conceito criado pelo sociólogo Fernando Henrique Cardoso que fundamentou-se na idéia de que há uma relação de subordinação dos países subdesenvolvidos em relação aos países desenvolvidos. Deste modo, os países dependentes viveriam a condição de dependência de capitais e tecnologia (não deixa de considerar possível o desenvolvimento econômico, porém na dependência).

3 Observamos uma área da sociologia que mereceu especial atenção no séc
Observamos uma área da sociologia que mereceu especial atenção no séc. XX que se deu o nome de sociologia do desenvolvimento = trata-se de teorias que se dedicaram ao estudo de problemas surgidos com o desenvolvimento do capitalismo industrial. a capitalização de recursos, o aumento de consumo, a necessidade de barateamento dos custos das matérias-primas e da força de trabalho = pressionavam as potências industriais a expandirem sua estrutura econômica para além das fronteiras nacionais.

4 No séc. XX com a aceleração do processo de industrialização e o aumento das nações concorrentes na corrida imperialista surge um novo surto de modernização e formação de novos estados independentes atingindo os continentes asiático e africano. Essas nações tiveram que adotar o modelo de sociedade ditado pela Europa, organizando um aparato de Estado capaz de implementar políticas econômicas voltadas para o desenvolvimento do capitalismo industrial. Para produzir matérias-primas e consumir produtos industrializados de origem européia e norte americana, as recém constituídas nações asiáticas e africanas, bem como as latino-americanas, precisaram desenvolver sistemas modernos de transporte e comunicação, mecanização da produção agrícola e formas de exploração e recursos naturais e fontes de energia.

5 NOVA ROUPAGEM: para uma antiga relação de dominação
A primeira forma de exploração e acumulação de capital derivou da separação entre campo e cidade X atividades agrárias e manufatureiras. Para que a produção capitalista pudesse se estabelecer foi necessário ter condição básica: o estabelecimento dos proprietários de dinheiro e de meios de produção (dispostos a comprar força de trabalho) e os trabalhadores livres (vendedores da própria força de trabalho). Na Inglaterra com o cercamento de terras e o fim das propriedades comunais milhares de trabalhadores do campo foram expulsos e separandos dos meios de produção que possuíam, tornando-os livres para se constituir em trabalhadores assalariados.

6 EXEMPLO: ocorre o fim da indústria doméstica = comerciante entregava a um artesão matéria-prima para transformá-la em produto (antes o artesão trabalhava com os instrumentos dele e na própria casa). Como assalariados, os operários concentram-se em grandes galpões onde utilizam os meios de produção (propriedade dos capitalistas). A lã, o algodão, o linho, a seda, utilizados na indústria doméstica para a elaboração de produtos para consumo próprio ou local, transformam-se em matéria-prima da indústria manufatureira para produzir mercadorias. Assim se processam a separação entre manufatura e a agricultura e a subordinação do campo à cidade, garantindo o lucro do empresário capitalista. No final do séc. XIX com inventos e aprimoramentos técnicos elevou-se as relações econômicas ao seu ponto máximo de lucratividade, e o aperfeiçoamento do transporte marítimo e dos sistema de refrigeração permitiu que alimentos e matérias-primas circulassem entre os mais distantes pontos do mundo.

7 CAPITALISMO: do século XX
Com a indústria de massa, inverte-se a relação entre produção e demanda = a produção não se desenvolve mais de acordo com a demanda, graças aos recursos tecnológicos, cria-se uma sociedade de abundância em que os produtos concorrem pelos consumidores. As guerras afetaram a capacidade produtiva das nações centrais, impulsionando, em alguns países periféricos, a formação de uma indústria local de bens de consumo, a partir dos recursos acumulados com a exportação agrária. No Brasil ocorreu a industrialização em São Paulo, sem a concorrência de produtos europeus que pode se desenvolver com a utilização do capital gerado pela exportação do café. Esse capital auxiliou a industrialização de 2 maneiras: sendo diretamente investido em atividades industriais e formando uma classe abastada de consumidores que incentivaram essas atividades.

8 NOVOS RUMOS DA SOCIOLOGIA
Como pode-se ver, as relações internacionais de produção capitalista se transformaram no decorrer de quase cinco séculos de expansão. Parceiras de um mesmo jogo, partes de um único contrato, produtores e consumidores dos mesmos produtos, as nações não podiam mais ser divididas em “civilizadas” e “primitivas” como propunham as primeiras análises sociológicas das diversidades culturais. O pensamento sociológico criou, não só novas perspectivas para a análise das relações intersocietárias, como também outros conceitos para identificar os processos que ocorriam nas diversas nações do mundo. Criaram-se a partir daí novas universidades e aprofundaram-se os estudos das ciências humanas e exatas nas nações subdesenvolvidas ou do Terceiro Mundo. A industrialização e o desenvolvimento econômico passaram a constituir o objeto central de estudo dos sociólogos (nas nações desenvolvidas e naquelas que se industrializavam).

9 As mudanças promovidas pela industrialização e pela internacionalização do capitalismo, não afetaram apenas o pensamento sociológico produzido nos países pobres. Transformações radicais ocorreram nas ciências sociais do Primeiro Mundo. A emigração de intelectuais perseguidos pelos diversos regimes ditatoriais europeus para a América desloca o eixo da produção científica e estimula o desenvolvimento das universidades no Novo Continente.

10 TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
Na área rural, houve redução do número de empregos oferecidos, tendo em vista a crescente mecanização das atividades agrárias = colaborando com o crescimento da população nas áreas urbanas em busca de novos trabalhos. Tanto no campo quanto na cidade, houve crescimento da presença feminina no mercado de trabalho (ganhando em média 76% do salário pago dos homens). Neste novo contexto, não a certeza do lucro, pois todos os empresários tem acesso as tecnologias, o que torna a concorrência agressiva e avançada = surge então a necessidade de redução de gastos, isto quer dizer que os investimentos em processos de informatização vão contribuir para o aumento do desemprego. 10

11 O PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO
Com a flexibilização dos processo de trabalho (terceirização e redução de chefias intermediárias) tem-se diminuído o número de trabalhadores empregados. Ainda com as inovações tecnológicas a necessidade de novas competências para os trabalhadores e as empresas mudam o perfil desejado. O novo quadro do mercado de trabalho requer um trabalhador de perfil polivalente, altamente qualificado, com maior grau de responsabilidade e autonomia. Portanto, o trabalhador deve: desenvolver sua criatividade; reciclar-se permanentemente; possuir flexibilidade intelectual nas situações de constante mudança; capacidade de análise e comunicação; ter atitudes de participação e cooperação. No Brasil a baixa qualificação dos trabalhadores é considerada como um dos entraves para o aumento da produtividade e da competitividade nas empresas instaladas no país. 11

12 Portanto, as transformações ocorridas no trabalho, não são apenas consequências dos novos padrões tecnológicos, mas também pelas mudanças ocorridas na política, economia e na sociedade. A precarização do trabalho levou a mutações onde poucos se especializaram e muitos ficaram sem qualificação suficiente para entrar no mercado de trabalho, engrossando a fila dos desempregados = gerando classe de trabalhadores qualificados e desqualificados, jovens e velhos, homens e mulheres, formal e informal. 12

13 Entre as ocupações não-organizadas, destaca:
1. crescente quantidade de trabalhadores temporários, meio período, autônomos, via correio eletrônico ( ): 2. eliminação gradual do emprego rural; 3. crescimento da presença feminina no mercado de trabalho; 4. expressiva expansão do trabalho assalariado 5. aumento da importância das profissões com grande conteúdo de informação e conhecimentos; 6. ampliação do setor informal da economia.

14 A NOVA HIERARQUIZAÇÃO DO TRABALHO
Empregados das grandes empresas Trabalho precário e parcial: setor informal Desempregados: não integrados ao mundo da produção

15 Terá havido no mundo alguma sociedade igualitária na qual os homens desfrutassem de maneira semelhante os bens e as oportunidades da vida social? A cultura humana esteve sempre intimamente ligada, desde os seus primórdios, à idéia da distinção e da discriminação entre grupos sociais. 15

16 DESIGUALDADE E POBREZA
Defendido o princípio de que todos os homens tem os mesmos direitos e são iguais perante a lei, fica cada vez mais difícil justificar as diferenças sociais. Se todos possuíssem os mesmos direitos, como pode haver grupos que não tem acesso ao mínimo de bens produzidos pela sociedade? É nesse sentido de contradição em relação aos valores que se defende em nossa organização social, que na sociedade moderna e contemporânea a desigualdade assume o caráter de privilégio de alguns e de injustiça para com outros. É nessa nova consciência que a pobreza torna-se tão incômoda. 16

17 Ao lado da crescente pobreza, o apelo ao consumo por meio das campanhas publicitárias veiculadas pelos meios de comunicação torna a distância social entre ricos e pobres ainda mais inaceitável (os produtos inundam o mercado, os similares fazem concorrência em busca de consumidores, mercadorias em pouco tempo tornam-se ultrapassadas) assim a pobreza se torna cada vez mais contraditória e perturbadora. Ainda embora encontramos em favelas do Terceiro Mundo, onde não existe nem rede de esgoto, enormes antenas parabólicas e aparelhos diversos, a pobreza em uma sociedade mecanizada e informatizada, reverte valores e prioridades. Analfabetismo, dívida externa, renda per capita são medidas de análise frequentes para a classificação das regiões e nações. Com esse recurso, a pobreza deixa de ser uma característica abstrata ou um conceito para se tornar uma grandeza. 17

18 POLÍTICA A palavra política entrou para o vocabulário do homem como um grupo social pouco confiável: os políticos profissionais. Porém é preciso esclarecer que todos nós somos seres políticos e que política diz respeito a uma comunidade organizada, formada por cidadãos. A participação política não se restringe ao voto, existem outras formas de exercício político como sindicatos e movimentos sociais. O poder não está circunscrito somente no âmbito do Estado. As relações de poder estão presentes em todas as relações sociais, como por exemplo, na família (existe a figura de alguém que exerce o poder); na empresa (relações de hierarquia). Vale lembrar que o Estado é uma instituição criada pelo homem com o intuito de proteger os homens uns dos outros e para que o Estado cumpra suas funções de garantir a ordem e proteger a sociedade para que ela não se desfaça é necessário não apenas o exercício do poder, mas a legitimidade, que provém da aceitação da sociedade. 18

19 A RESPONSABILIDADE DO ESTADO
O Estado, foi adquirindo sempre mais poder e desenvolvendo um caráter acentuadamente regulador da vida social, ou seja, foi ampliando significativamente suas atribuições e funções. O Estado, enquanto instituição representativa da sociedade, passou a ser responsabilizado também pelo bem estar social, pois é ele que regula os mecanismos de distribuição de renda, por meio do controle do salário mínimo, preço de produtos, impostos, financiamentos, consequentemente, ele é indiretamente responsável pelo crescimento da pobreza no mundo. O que se espera é que o Estado, representando a sociedade como um todo, tanto ricos como pobres, tanto trabalhadores como empresários, possa amenizar essa desigualdade social. 19

20 as favelas se multiplicam caracterizando a paisagem urbana.
Desde o século XIX, economistas e sociólogos tentaram descobrir tendências para o futuro das populações carentes. Marx, sustentava que o desenvolvimento do capitalismo levaria a uma constante e irreversível concentração de propriedade e riqueza, monopolizada por poucos, enquanto o restante da população estaria reduzido a um nível econômico de subsistência. Muitas teorias mostraram falhas em seus prognósticos, pois vivemos numa sociedade de abundância e não de escassez, que dispõe de meios para uma distribuição mais igualitária de bens, desde que para isso haja vontade política. a educação se universaliza mas a repetência, a evasão escolar e as taxas de analfabetismo aumentam. a expectativa de vida cresce em quase todas as partes do mundo, mas o atendimento à população carente continua precário. as favelas se multiplicam caracterizando a paisagem urbana. o desemprego aumenta, juntamente com a criminalidade. 20

21 URBANIZAÇÃO/CRIMINALIDADE
Forma-se um círculo vicioso em que o indivíduo, para ter trabalho, precisa ter domicílio, registro, carteira profissional e uma situação civil legal. Mas impossibilitado de trabalhar por não cumprir tais exigências, ele passa a aumentar as fileiras de marginalizados que vivem sob constante vigilância policial. Desse modo, a urbanização tem resultado no crescimento da pobreza urbana, atraindo para os centros industriais populações expulsas do campo pela mecanização do trabalho agrícola, pela baixa produtividade do meio rural e pela concentração da terra. A violência e a agressividade aumentam, criando um clima de guerra civil nas grandes cidades, onde os índices de criminalidade são alarmantes. 21

22 Segundo Marx, a população desempregada ou subempregada que vivia na pobreza junto aos grandes centros industriais representaria uma força de manobra na constante luta entre trabalho e capital. Sem qualificação, sem emprego, sem assistência, os marginalizados das cidades são operários virtuais, recrutáveis a qualquer momento, mão-de-obra barata que anseia por uma situação regular. Diante de tudo isto, a pobreza parece um fenômeno constante e assustador que exige medidas conscientes e responsáveis. Portanto, um esforço conjunto se faz necessário envolvendo políticas, como o Banco do Povo, criação de Organizações não-Governamentais que desenvolvam projetos de assistência social, alfabetização e capacitação para o trabalho. 22

23 QUESTÕES URBANAS A concentração de pessoas nas áreas urbanas gera efeitos devastadores: a formação de bairros periféricos. O processo de urbanização é visto por especialistas como inevitável e cabe as cidades se prepararem para receber a população rural que cada vez mais tende a deixar o campo. O processo de urbanização é uma manifestação da modernização sociedade. Os problemas nas áreas urbanas tornam-se inúmeros: ausência de planejamento urbano que permita receber os contingentes populacionais que leva a formação de bairros periféricos onde serviços públicos são ausentes; condições de moradias são precárias; distâncias dos bairros centrais são grandes. 23

24 A violência tem se constituído em um dos principais problemas das áreas urbanas, essa situação provoca insegurança social, destruição, abalos morais, além dos custos elevados com serviços policiais e equipamentos de segurança. Para os estudiosos, dentre eles, Rousseau, Marx e Engels, a origem dos conflitos e da violência remonta às organizações humanas mais primitivas. Os grupos humanos que se dedicavam à agricultura passaram a defender o território onde haviam trabalhado e produzido, de forma a garantir a posse dos fruto deste trabalho. Portanto, com o desenvolvimento da indústria e da tecnologia generalizou e radicalizou as atitudes violentas do homem. Hoje gangues controlam regiões inteiras de comércio de drogas e uma infindável rede de traficantes e usuários, promovendo roubos, assaltos e assassinatos. 24

25 Táticas de defesa pessoal e jogos de guerra são simulados em treinamentos nas grandes empresas, estimulando os funcionários a desenvolver espírito competitivo, ambições e agressividade. Assim como a pobreza, a violência indiscriminada, a impunidade dos criminosos e a diversidade dos grupos em conflito, põem em xeque as mais otimistas análises sobre a sociedade contemporânea. 25

26 MOVIMENTOS DA SOCIEDADE EM REDE
Entende-se por movimentos sociais “as ações de grupos sociais organizados que buscam fins estabelecidos coletivamente e tem como objetivo mudar ou manter as relações sociais”. (FERREIRA, 2001, p 146). É preciso considerar que os movimentos sociais procuram interferir elaboração das políticas públicas econômicas, sociais, algo que o indivíduo isoladamente não conseguiria. Há uma diversidade de movimentos que atuam na sociedade: ecológicos, feministas, anti-racistas, entre outros. Exemplo de movimentos são: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, Comitê em Defesa dos Direitos Humanos, Movimento Estudantil, Movimento Hippie. 26

27 QUESTÃO 1. Por que os países pobres são os que registram os maiores índices de violência? 27


Carregar ppt "FORMAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA: BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google