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ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR APLICADA A ENFERMAGEM

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR APLICADA A ENFERMAGEM"— Transcrição da apresentação:

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2 ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR APLICADA A ENFERMAGEM

3 ADMINISTRAR Conceito "É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcancar determinados objetivos de maneira eficaz e eficiente.“ Chiavenato

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5 Revolução Industrial:
Substituição da tarefa artesanal pela atividade da máquina Trabalho coletivo Perda do controle do processo de produção pelos trabalhadores e a compra e venda da força de trabalho

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7 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
No início do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da administração: Frederick Taylor e Henry Fayol  TEORIA CIENTIFICA(tempo e movimento) Taylor (americano): que desenvolveu a chamada Escola da Administração Científica, cujo foco principal estava em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. As pessoas eram consideradas instrumentos de produção para se atingir a eficiência empresarial(aumentar a produtividade do trabalhador,motivar o trabalhador através do pagamento por peça produzida.

8 Princípios da administração científica
Planejamento: substituir os métodos empíricos por métodos científicos e testados Seleção: seleciona trabalhadores para suas melhores aptidões e para isso são treinados e preparados para cada cargo Controle: supervisão feita por um superior para verificar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido Execução: para que haja uma organização do sistema as distribuições de responsabilidades devem existir para que o trabalho seja o mais disciplinado possível

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10 Henry Ford Americano (nascido no Estado de Michigan)
Americano (nascido no Estado de Michigan) Era um empresário com visão prática que buscava a cristalização do conceito da eficiência, no mais amplo sentido, numa fábrica de automóveis.  Princípios de Ford:  Produtividade (tempo) = máxima de produção dentro de um período determinado; distribuição dos ganhos; redução de custos;redução de preços. Intensificação (tempo) = aumentar o capital de giro que seria obtido dos próprios consumidores. Economicidade = reduzir ao mínimo o volume de matéria-prima (estoque).

11 TEORIA CLASSICA Fayol (europeu): que desenvolveu a chamada teoria Clássica, cujo foco principal era o de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas

12 Funções Universais da Administração:
 Previsão: Consiste na avaliação do futuro, tudo aquilo que poderá acontecer. Um bom plano de ação inclui unidade, continuidade, flexibilidade e precisão.  Organização: preparar todas as coisas que sejam úteis ao funcionamento da empresa, desde a parte material, de pessoal e social.  Comando: fazendo agir o pessoal, de forma a obter o máximo retomo em todos os aspectos, mas principalmente os globais.  Coordenação: a harmonia de todas as atividades é o fundamental; os negócios e os trabalhos dependem desta harmonia para o sucesso; a perfeita sincronização de todas as coisas e ações leva-nos à harmonia.  Controle: medir e dimensionar os atos, para verificar se estão ocorrendo de acordo com o plano traçado pois esta é a sua finalidade. Assim, localizar as falhas e erros é o seu principal objetivo, com a finalidade de corrigi-los.

13 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Clássica da Administração Administração Científica (Taylor) Teoria Clássica (Fayol) Ênfase nas Tarefas Ênfase na Estrutura

14 Teoria das Relações Humanas (Elton Mayo)
Criou uma nova perspectiva para a administração, visto que buscavam conhecer as atividade e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação dos grupos Necessidade de humanização e demo-cratização na administração de pessoal Considera recompensas sociais como fator determinante do desempenho

15 Principais características da teoria das relações humanas:
O homem não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico O homem guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológicas Necessidade de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e auto-realização

16 Teoria Burocrática (Max Weber)
Não define modelo padrão para ser aplicado, apenas esquematizou as principais características da burocracia existente Dominação ou autoridade Valorização de normas e regras O funcionário é uma máquina, esperando dele um comportamento de forma a cumprir com exatidão as tarefas e funções destinadas. Divisão do trabalho que permite padronização dos procedimentos técnico

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18 Teoria Comportamentalista
Preocupação com o processo e a dinâmica organizacional. Ênfase mantida nas pessoas Estudou o comportamento das pessoas e a motivação Teoria da motivação de Maslow

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20 Concebeu estilos de administradores baseado em dois tipos de comportamento humano:
Teoria x – homem como ser indolente, preguiçoso, irresponsável, dependente e resistente a mudança. Sendo o chefe: duro, autoritário, inflexível. 2. Teoria y - homem como um ser responsável, adepto ao trabalho, criativo e independente. Sendo o chefe: aberto, dinâmico, inovador e democrático

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22 Filosofia do Serviço de Enfermagem
Grego: filos = amigos, e sofia = sabedoria Busca da sabedoria Reflexão originada de questionamento Ser humano dotado de filosofia Atualmente....

23 Missão, Visão e Valores no Serviço da Enfermagem. Definições:
Missão: representa a razão da existência de uma organização. Deve abranger propósito básico da organização. Visão: situação futura desejada a longo prazo, meta, onde a organização espera estar no futuro. Valores: princípios e crenças que servem como critério para os comportamento atitudes e decisões que serão tomadas para que a Missão esteja na direção da Visão

24 A elaboração de Missões, Visões e Valores no serviço da enfermagem permite:
Conhecer e fundamentar as ações Possibilita o planejamento de ações Responsabilidade Aprimoramento da prática da enfermagem

25 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
É a distribuição das pessoas entre posições sociais que influenciam os relacionamentos de papéis desempenhados pelas mesmas. Isto implica: a divisão de trabalho (distribuição das tarefas entre as pessoas) a hierarquia (distribuição das pessoas em posições) HALL (1984)

26 BENEFÍCIOS Identificação das tarefas necessárias;
Organizações das funções e responsabilidades; Informações, recursos e feedback aos empregados; Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos Condições motivadoras.

27 Tipos de estrutura Formal: deliberadamente planejada e, formalmente representada pelo organograma. Características: Ênfase a posições em termos de autoridade e responsabilidade; É estável; Está sujeita a controle; Está na estrutura; Líder formal.

28 Informal: Surge da interações interpessoal. Características:
Representa relações que desenvolvem espontaneamente; Usualmente não aparecem no organograma; A autoridade flui muitas vezes na horizontal; É instável; Não está sujeita a controle; Está sujeita aos sentimentos; Líder informal; Desenvolve sistemas e canais de comunicação

29 A estrutura informal será bem utilizada quando os interesses da organização forem idênticos aos dos indivíduos.

30 Sistema de autoridade. Direito de fazer, tomar decisões, dar ordens e dirigir.

31 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

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