A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta de pré-roteiro fotográfico Oficina de roteiro Navisual Maio - 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta de pré-roteiro fotográfico Oficina de roteiro Navisual Maio - 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Proposta de pré-roteiro fotográfico Oficina de roteiro Navisual Maio

2

3

4 Biblioteca incentiva a leitura de moradores do Morro da Cruz Fotos: Ricardo Alexandre G. Foto: Equipe Luiza Pilau Rafael Dias Borges Grife Morro da Cruz

5 A noite fendida nas entranhas coabita pirilampos. Agês e atabaques despertam ofegantes Orixás. Mamãe Oxum joga búzios: brincos de angústia iluminados. Habitam a favela despencados Mitos. Oxalá, braços abertos, abraça os homens em comunhão. No cruzeiro, velas acesas iluminam oferendas: estrelas caídas sobre a encosta. Por entre vielas estreitas, nos olhos das imagens transita a imensidão. Do livro FORÇA CENTRÍFUGA. Porto Alegre: Livr. e Ed. Porto Alegre, 2ª ed., 1979, p. 47:8. Joaquim Moncks Publicado no Recanto das Letras em 06/08/2005 SEXTA-FEIRA NO MORRO DA CRUZ

6 Morro da Cruz – Lugar bom de se Morar – Também dentro do Projeto Memória Popular, esta publicação resulta de uma pesquisa realizada no Morro da Cruz, em Porto Alegre. (resgate da história de seus moradores e da preservação de sua memória coletiva, sua organização e conquistas) Código: PUBL/03 FONSECA, Cláudia. Um morro porto-alegrense. In: BISSON, Carlos Augusto (org). Sobre Porto Alegre. Porto Alegre: editora da Universidade - UFRGS - Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, KESSLER, Lucenira Luciane. Território vivido: a trajetória de vida de mulheres do Morro da Cruz. Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

7

8 1.Imagem em perspectiva da principal rua que conduz ao topo do Morro. (evidenciar o relevo, propiciar uma idéia de entrada)

9 2. Uma pessoa a pé subindo, mostrando a inclinação do terreno, com um ônibus subindo.

10 3. Um cartaz em detalhe, indicando o número da casa (normalmente tem dois números, um para o DMAE, outro para a luz).

11 Um mercadinho, com seus cartazes, ofertas, produtos oferecidos, um cliente interagindo com o atendente.

12 Crianças brincando, com uma casa ao fundo.

13 Uma foto de dona Maria, com o chuchuzeiro ao fundo, mostrando a frente da casa, um pouco de entulhos.

14 Casa de dona Sirlei, com jardim bem cuidado, as hortaliças.

15 Barranco com espécies espontâneas e ornamentais/ alimentícias.

16 Detalhe de casa, mostrando as ornamentação com plantas, algumas plantas para proteção (as sete ervas).

17 Criação de galinhas, evidenciando o hábito de criar animais.

18 Morador colhendo aipim, chuchu ou outra hortaliça.

19 Chegada a casa de seu Mário (seu Mário a porta).

20 Distribuição das casas (proximidade entre as casas), o jardim/ horta da casa.

21 Início da caminhada para o topo do Morro.

22 Aspectos da ambiência (vegetação e casas).

23 A coleta de chá; a procura do material.

24 Detalhe da coleta. A forma de colher a planta.

25 Detalhe da coleta. A quantidade coletada.

26 O acondicionamento, a variedade e a quantidade coletada.

27 O retorno, com a vista geral de Porto Alegre, a partir do Morro.

28 1ApresentaçãoImagem em perspectiva da principal rua que conduz ao topo do Morro. 2ApresentaçãoUma pessoa a pé subindo, mostrando a inclinação do terreno, com um ônibus subindo. 3ApresentaçãoUm cartaz em detalhe, indicando o número da casa (normalmente tem dois números, um para o DMAE, outro para a luz) 4ApresentaçãoUm mercadinho, com seus cartazes, ofertas, produtos oferecidos. 5ApresentaçãoUma foto das crianças brincando, com uma casa ao fundo. 6PV 1Uma foto de dona Maria, com o chuchuzeiro ao fundo. 7ConfrontaçãoCasa de dona Sirlei, com jardim e hortaliças. 8ConfrontaçãoBarranco com espécies espontâneas e ornamentais/ alimentícias. 9ConfrontaçãoDetalhe de casa, mostrando as ornamentação com plantas, algumas plantas para proteção (as sete ervas). 10ConfrontaçãoCriação de galinhas. 11ConfrontaçãoMorador colhendo aipim, chuchu ou outra hortaliça. 12PV 2Chegada a casa de seu Mário (seu Mário a porta). 13ResoluçãoDistribuição das casas (proximidade entre as casas), o jardim/ horta da casa. 14ResoluçãoInício da caminhada para o topo do Morro. 15ResoluçãoAspectos da ambiência (vegetação e casas). 16ResoluçãoA coleta de chá; a procura do material. 17ResoluçãoDetalhe da coleta. A quantidade coletada. 18ResoluçãoDetalhe da coleta. A quantidade coletada. 19ResoluçãoO acondicionamento, a variedade e a quantidade coletada. 20ResoluçãoO retorno, com a vista geral de Porto Alegre, a partir do Morro.


Carregar ppt "Proposta de pré-roteiro fotográfico Oficina de roteiro Navisual Maio - 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google