A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII"— Transcrição da apresentação:

1 A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII

2 INTRODUÇÃO Substituição da teoria geocêntrica pela heliocêntrica.
Galileu geometrizou o Universo. Grécia Antiga e Idade Média – concepção de ciência desligada da técnica e desinteressada de aplicação prática do saber. Classe comercial emergente – burguesia. Indivíduo se destaca pelo seu esforço e capacidade de trabalho. Mentalidade capitalista. Renascimento científico – expressão de uma nova burguesia.

3 1. Características do pensamento moderno
Desenvolvimento da mentalidade crítica. Questionamento da autoridade da Igreja e o saber aristotélico. Racionalismo – interesse pelo método. René Descartes ( ) – passa a se preocupar com o sujeito que conhece, mais do que com o objeto conhecido. Método – sentido de invenção e descoberta, e não possibilidade de demonstração organizada do que já se sabe.

4 Século XVII – ciência rompe com a filosofia aristotélico-escolástica e sai em busca de seu próprio caminho. Antropocentrismo em detrimento ao teocentrismo. Laicização do saber, da moral, da política. Reforma protestante – a cada um o direito de interpretação bíblica. Valorização do saber ativo em oposição ao saber contemplativo dos antigos.

5 2. GALILEU: AS DUAS NOVAS CIÊNCIAS
1638 – Holanda – lança a obra discursos e demonstrações matemáticas sobre duas novas ciências. Relaciona a hipótese Copernicana às leis da mecânica, ligando a ciência da astronomia à fisica. Nascimento da física moderna.

6 A nova física Galileu Galilei – italiano – responsável pela superação do aristotelismo e pelo advento da moderna concepção de ciência. Perseguições política e religiosa. Condenado pela Inquisição. Abjuração em público. Prisão domiciliar a partir de 1633.

7 Caracterizações da Teoria de Galileu
Galileu valoriza a experiência se preocupando com a descrição dos fenômenos. Descrição quantitativa do fenômeno. Galileu recusa a teoria aristotélica. O procedimento de Galileu não é sempre indutivo (parte de fatos para leis), também realiza experiências mentais imaginando situações impossíveis de verificar experimentalmente tirando conclusões desses raciocínios. Separação entre ciência e filosofia.

8 O HELIOCENTRISMO E GEOMETRIZAÇÃO DO ESPAÇO
O geocentrismo é de certa forma confirmado pelo senso comum (percebe-se que a Terra é imóvel e que o Sol gira à sua volta - Bíblia). Nicolau Copérnico ( ) expõe o heliocentrismo. Apresentada como simples hipótese. O telescópio proporciona a Galileu descobertas valiosas. Desfaz-se a diferença entre Terra e Céus (mundo supralunar)

9 Isaac Newton (1642-1727) nasce no ano em que morre Galileu.
A síntese newtoniana Isaac Newton ( ) nasce no ano em que morre Galileu. Os resultados obtidos por Galileu e Descartes possibilitaram a Newton a elaboração da teoria da gravitação universal. O sistema newtoniano realiza a maior síntese científica sobre a natureza do mundo físico.

10 TEORIA DA GRAVITAÇÃO DE NEWTON
“A força de atração é proporcional às massas e inversamente proporcional ao quadrado das distâncias”. Estudos sobre óptica e a contribuição para a matemática, com a teoria do cálculo infinitesimal. Na primeira metade do século XX, a teoria da relatividade e a física quântica suplantaram o paradigma newtoniano.


Carregar ppt "A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google