A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Revolução Russa - 1917 “Dezenas de milhões de cadáveres e de mutilados, vítimas da guerra – essa guerra feita para decidir que grupo de bandoleiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Revolução Russa - 1917 “Dezenas de milhões de cadáveres e de mutilados, vítimas da guerra – essa guerra feita para decidir que grupo de bandoleiros."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Revolução Russa - 1917 “Dezenas de milhões de cadáveres e de mutilados, vítimas da guerra – essa guerra feita para decidir que grupo de bandoleiros financeiros, o inglês ou o alemão, devia receber uma maior parte do saque -, e depois estes dois ‘tratados de paz’, abrem os olhos, com uma rapidez até agora desconhecida, a milhões e dezena de milhões de homens atemorizados, oprimidos iludidos e enganados pela burguesia. Em conseqüência da ruína mundial, fruto da guerra, cresce, pois, a crise revolucionária mundial, que, por mais longas e duras que sejam as vicissitudes que atravesse, não poderá terminar senão com a revolução proletária e a sua vitória”. (Lênin. O imperialismo: etapa superior do capitalismo)

3 Liberalismo e Socialismo CAPITALISMO  Propriedade Privada  Domínio burguês  Exploração do proletariado LIBERALISMO: Defesa do sistema. CRÍTICA MARXISMO (Socialismo Científico) Anarquismo Socialismo Utópico “Os primeiros socialistas, ao formularem profundas críticas ao progresso industrial, estavam ainda impregnados de valores liberais. Atacando os grandes proprietários, mas tendo, em geral, muita estima pelos pequenos, esses teóricos acreditavam que pudesse haver um acordo entre as classes. Elaboraram soluções que não chegaram, porém, a constituir uma doutrina, e sim modelos idealizados.” (Cláudio Vicentino) Saint-Simon Charles Fourrier Robert Owen COMUNISMO Passagem direta para sociedade sem classes Fim da propriedade privada Fim do Estado Ausência de classes sociais Período de Transição SOCIALISMO Fim da propriedade privada Ditadura do proletariado “Anarquismo não quer dizer bagunça, mas sim ausência de poder. Para os anarquistas, a origem de todos os problemas sociais está nas relações de poder. Nenhum ser humano tem o direito de mandar em outro ser humano! – dizem os anarquistas. Por isso, o anarquismo combatem o capitalismo, a propriedade privada e o Estado.” (Mário Schimidt)

4 1. Antecedentes: a Rússia no início do século XX 2. Ensaio Geral: a Revolução de 1905 3.A Revolução de fevereiro/março de 1917 4. A Revolução de outubro/novembro de 1917 (Bolchevista) 5. A Guerra Civil: o comunismo de guerra (1918-1920) 6. O surgimento da URSS: Lênin e a NEP “Estudar a Revolução Russa nos leva a tomar uma consciência crítica mais profunda sobre os grandes problemas que nos afligem neste início do novo milênio” (Mário Schimidt)

5

6

7

8

9


Carregar ppt "A Revolução Russa - 1917 “Dezenas de milhões de cadáveres e de mutilados, vítimas da guerra – essa guerra feita para decidir que grupo de bandoleiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google