A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONFERÊNCIA DE YALTA 1945 (EUA, INGLATERRA e URSS):

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONFERÊNCIA DE YALTA 1945 (EUA, INGLATERRA e URSS):"— Transcrição da apresentação:

1 CONFERÊNCIA DE YALTA 1945 (EUA, INGLATERRA e URSS):
Evitar a volta do nazi-fascismo; EUA e INGLATERRA reconheceram a influência soviética sobre o Leste Europeu.

2 CONFERÊNCIA DE POSTDAM (1945)
Alemanha = zonas de ocupação (EUA, URSS, Inglaterra e França). BLOQUEIO DE BERLIM.

3 CLEMENT ATLLE TRUMAN STALIN

4 1949 Lei Fundamental de Bonn = RDA (República Democrática Alemã) e RFA (República Federal Alemã). Em a URSS ergue o Muro de Berlim derrubado em 1989.

5 A Conferência de São Francisco (1945) criou a ONU = promover a paz e o progresso dos países-membros.
Conselho de Segurança (URSS, EUA, China, Inglaterra e França). Países com poder de veto.

6 A GUERRA FRIA CARACTERÍSTICAS:
Disputa entre socialistas (URSS) e capitalistas (EUA) por influência nos países do planeta; CARACTERÍSTICAS: Provocações; Espionagem; Corrida armamentista;

7 1949 OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)
1949 OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Órgão militar para enfrentar o comunismo.

8 1955 PACTO DE VARSÓVIA: Órgão militar soviético = enfrentar o capitalismo.

9 1947 PLANO MARSHALL: ajuda econômica norte-americana aos países da Europa arrasados com a guerra, como forma de conter o avanço do comunismo.

10 1949 COMECON: Tratado de ajuda econômica mútua entre os países comunistas do Leste Europeu.

11 HARRY TRUMAN 1947 DOUTRINA TRUMAN: Declaração pública dos EUA de liderar o combate ao comunismo em todos os pontos do planeta.

12 MACARTHISMO = Joseph Mc Carthy (senador republicano) = desenvolveu o ódio americano contra o comunismo nos EUA.

13 A GUERRA DA COREIA: 1953 Tratado do Panmunjon = dividiu a Coreia em socialista (norte) e capitalista (sul), após longos anos de guerra.

14

15 BLOCO SOCIALISTA

16 IUGOSLÁVIA: O Marechal TITO impediu que o país fosse submetido ao Pacto de Varsóvia.

17 GUERRA DO KOSOVO 1998

18 LECH WALESA POLÔNIA: LECH WALESA = líder do sindicato metalúrgico SOLIDARIEDADE, foi preso e impedido de libertar o país do domínio comunista de Moscou.

19 ALEXANDER DUBCEK TCHECOSLOVAQUIA: 1968 o Pacto de Varsóvia esmagou a “Primavera de Praga” (tentativa de se implantar um comunismo democrático e não submetido a Moscou);

20

21 As colônias: A) aproveitaram o enfraquecimento das metrópoles por causa da 2ª Guerra Mundial; B) perceberam sua força ao lutar ao lado das metrópoles; C) ocorreu tanto via pacífica quanto pela violência.

22 D) As colônias portuguesas foram favorecidas com o fim da ditadura fascista de Oliveira Salazar em 1974; CONSEQUÊNCIAS PARA O CONTINENTE AFRICANO: desemprego e miséria pela não industrialização, e disputas violentas pelo poder entre tribos rivais.

23 ARGÉLIA Ex-colônia da França ;
conflito: argelinos (muçulmanos) x colonos franceses (pied- noirs/ pés pretos) ; os argelinos criaram a FLN (Frente de Libertação Nacional); os colonos franceses criaram a OES (Organização do Exército Secreto); 1962 = Charles de Gaulle promoveu o Acordo de Evian (independência da Argélia).

24

25 ANGOLA MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola/Agostinho Neto) = está no poder e é reconhecido pela ONU; UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola); FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola).

26 AGOSTINHO NETO

27

28

29

30

31 MOÇAMBIQUE Eduardo Mondla’ne e Samora Machell lideraram a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), os responsáveis pela independência do país.

32 EDUARDO MONDLANE

33 SAMORA MACHEL

34

35

36

37

38 ÁFRICA DO SUL Em 1960 o CNA (Congresso Nacional Africano), foi colocado na ilegalidade; Em 1963 Nelson Mandela foi condenado a prisão perpétua; em 1990 Mandela foi libertado e em foi eleito presidente da África do Sul;

39

40 Os negros estavam submetidos ao apartheid (separação) e ao segregacionismo (impedimento), exemplificado na Lei do Passe e na Lei de Terras. Os negros sofreram o Massacre de Shaperville em e no massacre de Soweto de 1976; Colaboradores para o fim do Apartheid: o bispo Desmond Tutu (prêmio nobel da paz) e o presidente Frederick de Klerk .

41 SHAPERVILLE SOWETO

42 REVOLUÇÃO CHINESA 1912 Proclamada a República, sob liderança do Partido do Kuomintang (KMT); 1921 fundado o PCC; 1927 KMT X PCC; 1934 A Longa Marcha; MAO TSE-TUNG A Revolução Chinesa (1949) liderada por Mao Tse- Tung = derrotou o partido do Kuomintang de Chiang Kai-Shek, implantando o comunismo no país.

43 1967 Revolução Cultural = pretendia manter viva a Revolução (ideais comunistas);
Na década de 70 a China volta a desenvolver relações comerciais com o Ocidente; 1989 o comunismo chinês não permitia manifestações estudantis que reivindicavam democracia política, era “O Massacre da Praça da Paz Celestial”.

44


Carregar ppt "CONFERÊNCIA DE YALTA 1945 (EUA, INGLATERRA e URSS):"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google