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Módulo Gestão Aplicada a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) AULA 01

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Apresentação em tema: "Módulo Gestão Aplicada a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) AULA 01"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo Gestão Aplicada a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) AULA 01
FTST - Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo Gestão Aplicada a SST (Segurança e Saúde do Trabalho) AULA 01 Prof. Fábio Diniz

2 FTST – FORMAÇÃO TÉCNICA EM SEGURANÇA DO TRABALHO
GESTÃO APLICADA A SST

3 COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
Conhecer e saber aplicar os principais conceitos do Sistema de Gestão em SST. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

4 Fundamentos Abordados nesta Aula
Introdução Revolução Industrial Panorama Mundial Novas Questões O SGI e as pressões sobre a indústria Técnica de Planejamento Ciclo do PDCA 5W2H

5 Fundamentos Abordados nesta Aula
Sistema de Gestão Conceito Objetivo SG de SST SG da Responsabilidade Social SG da Qualidade SG Integrado

6 Famoso quem?!

7 Revolução Industrial Foi um processo de grandes transformações econômicas, tecnológicas e sociais, que se iniciou em meados do século XVIII na Inglaterra. Mas, o avanço tecnológico dos meios de produção se contrastava com o crescimento de doenças e mortes entre os trabalhadores assalariados devido às precárias condições de trabalho.

8 Revolução Industrial A utilização do trabalho de mulheres e crianças (a maioria dos homens trabalhava nas minas de carvão) era submetida a jornadas exaustivas, que não raro chegava a quatorze ou até dezesseis horas diárias.

9 Revolução Industrial Uma das primeiras leis, chamada Factories Act 1802 (também conhecida como Lei da Moral e Saúde dos Aprendizes) trazia as seguintes obrigações para os proprietários das fábricas (ela nos dá ideia das condições de trabalho da época): Todos os ambientes da fábrica devem ser ventilados; O “limo” (sujeira) deve ser removido duas vezes por ano;

10 Revolução Industrial As crianças (!) devem receber duas mudas completas de roupas; A jornada diária de crianças entre 9 e 13 anos deve ser no máximo oito horas, e no caso de adolescentes entre 14 e 18 anos a jornada não deve ultrapassar doze horas; É proibido o trabalho de crianças menores de 9 anos, que deverão frequentar as escolas a serem abertas e mantidas pelos empregadores;

11 Revolução Industrial Crianças devem ocupar quartos de dormir separados por sexo, sendo que cada cama deve ser ocupada por no máximo duas crianças; Os empregadores são responsáveis pelo tratamento de doenças infecciosas.

12 Revolução Industrial Apesar de ser considerado um avanço sobre a proteção do trabalho, o Ato de 1802 não regulamentou a inspeção nas fábricas para verificar o cumprimento das disposições, o que aconteceu somente em 1833. No século XX foram criados vários organismos com objetivo final de proteção do trabalho:

13 Panorama Mundial ANO ÓRGÃO CRIADO OBJETIVO/CONCEITO 1914
National Institute of Occupational Safety and Health (NIOSH) Órgão de pesquisa em Segurança e Saúde no Trabalho. Atualmente praticamente todos dos países utilizam a metodologia de avaliação da exposição ocupacional estabelecida por este órgão. 1919 International Labor Organization (ILO ou OIT) Organização Internacional do Trabalho. Especializada nas normas internacionais do trabalho (convenções e recomendações). 1938 American Conference of Government Industrial Hhygienists (ACGIH) Associação dos Higienistas do Governo Americano, desenvolve pesquisas sobre os limites de exposição ocupacional para os agentes físicos, químicos e biológicos. 1966 Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO) Voltada para o estudo e pesquisa dos problemas relativos à segurança, higiene e medicina do trabalho. Em 1974 passou a ser vinculada ao Ministério do trabalho.

14 Panorama Mundial Aumento da População Mundial Aumento da Produtividade
Geração de Resíduos Poluição Ambiental Desperdício de Água

15 Novas Questões QUALIDADE DE VIDA!
Segundo Fonseca (2004), a partir do início da década de 80, começou a ficar evidente que as crescentes exigências do mercado, os aspectos custo e qualidade, aliadas a uma maior consciência ecológica, geraram um novo conceito de qualidade, holística e orientada, também, para a: QUALIDADE DE VIDA!

16 Novas Questões Não existe qualidade de produto sem qualidade de vida.
Não existe qualidade de vida sem respeito ao meio ambiente, visão social, saúde e segurança do trabalho.

17 O SGI e as pressões sobre a indústria
Nesse ambiente, o mercado passou a exigir que os produtos e serviços tragam consigo o comprometimento das empresas em atender aos padrões das normas internacionais de qualidade, sustentabilidade ambiental e proteção à integridade física e saúde de seus trabalhadores.

18 O SGI e as pressões sobre a indústria
Sendo assim, o gerenciamento das questões ambientais e de saúde e segurança do trabalho, com foco na prevenção de acidentes e no tratamento dos problemas potenciais, passou a ser o gerenciamento da própria viabilidade e sobrevivência do empreendimento.

19 Conceito de Sistema É o conjunto de pessoal, recursos e procedimentos, dentro de qualquer nível de complexidade, cujos componentes associados interagem de uma maneira organizada para realizar uma tarefa específica e atingem ou mantém um resultado.

20 Conceito de Sistema Sistema de Gestão: sistema para estabelecer política e objetivos para atingir estes objetivos. Conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos. Ex: ABNT NBR ISO 9000:2005. Um sistema de gestão de uma organização pode incluir diferentes sistemas de gestão, tais como um sistema de gestão da qualidade, um sistema de gestão financeira ou um sistema de gestão ambiental. [ABNT NBR ISO 9000:2005].

21 Sistema da Gestão da Responsabilidade Social
Conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos, voltados para estabelecer políticas e objetivos da responsabilidade social, bem como para atingi-los. [ABNT NBR 16001:2004].

22 Sistema da Gestão da Responsabilidade Social
O que a empresa está fazendo ou pode fazer pelas partes interessadas, pelo social. Partes interessadas: sociedade, acionistas, compradores, distribuidores, colaboradores.

23 Sistema da Gestão da Qualidade
Sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. [ABNT NBR ISO 9000:2005].

24 Sistema da Gestão da Qualidade
Qualidade é buscar a excelência no que você realiza, encantando e superando a expectativa do cliente. Cumprir um prazo de entrega, entregando um produto ou serviço, ciente de que tudo está dentro das normas exigidas é um exemplo de qualidade. [ISO 9001].

25 Sistema de Gestão de SST
Parte do sistema de gestão global que facilita o gerenciamento dos riscos de SST associados aos negócios da organização.

26 Sistema de Gestão de SST
A empresa está preocupada com a segurança do colaborador quando oferece: Plano de ação para saúde e segurança do colaborador; EPI (Equipamento de Proteção Individual); Técnico de segurança do trabalho contratado; Brigada de incêndio; Estimula qualidade de vida.

27 Sistema de Gestão de SST
Isto inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política de SST da organização. [BSI OHSAS 18001:1999].

28 Sistema de Gestão Integrado (SGI)
Pode ser definido como a combinação de processos, procedimentos e práticas utilizados em uma organização para implementar suas políticas de gestão e que pode ser mais eficiente na consecução dos objetivos oriundos delas do que quando há diversos sistemas individuais se sobrepondo (DE CICCO, 2004b).

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30 Objetivos do Sistema de Gestão
Aumentar constantemente o valor percebido pelo cliente nos produtos ou serviços oferecidos; O sucesso no segmento de mercado ocupado (através da melhoria contínua dos resultados operacionais); A satisfação dos funcionários com a organização; A satisfação da própria sociedade com a contribuição social da empresa; O respeito ao meio ambiente.

31 Objetivos do Sistema de Gestão
“Para que tais objetivos sejam alcançados, é importante a adoção de um método de análise e solução de problemas, para estabelecer um controle de cada ação. Há diversos métodos sendo utilizados atualmente. A maioria deles está baseada no método PDCA.” Viterbo Jr, 1998.

32 Ciclo do PDCA PLAN - DO - CHECK – ACT: É um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.

33 Ciclo do PDCA Planejar (Plan): Estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com o projetado (meta ou metas). Executar (Do): Implementar o plano, executar o processo, fazer o produto. Coletar dados para mapeamento e análise dos próximos passos "verificar" e "agir".

34 Ciclo do PDCA Verificar (Check): Estudar o resultado atual e compará-lo em relação aos resultados esperados para determinar quaisquer diferenças. Agir (Act): Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto.

35 Ciclo do PDCA

36 Técnica de Planejamento
5W2H? É um documento de forma organizada para identificar as ações e a responsabilidade de cada um. Para planejar as diversas ações que serão desenvolvidas no decorrer do trabalho.

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38 Dicas do Professor Fábio
Momento DPF!! Dicas do Professor Fábio Saiba inglês! Trabalhe Network! “Eu não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, dedicação e competência.” Ayrton Senna

39 FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA
ATIVIDADE

40 ATIVIDADE EVITE REALIZAR A POSTAGEM DA SUA ATIVIDADE NO ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

41 Dúvidas Acesse o Fórum!! Acessem o Chat!!
FTIN – FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA

42 MOTIVACIONAL: À Procura da Felicidade
Vídeo MOTIVACIONAL: À Procura da Felicidade


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