A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Observação e registro Programa de estudos pós graduados em psicologia experimenta: análise do comportamento Flávia vieira de Souza Leite.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Observação e registro Programa de estudos pós graduados em psicologia experimenta: análise do comportamento Flávia vieira de Souza Leite."— Transcrição da apresentação:

1 Observação e registro Programa de estudos pós graduados em psicologia experimenta: análise do comportamento Flávia vieira de Souza Leite

2 Objetivos da aula Discussão sobre: Os objetivos da observação científica; Os objetivos da observação científica; As transduções utilizadas e As transduções utilizadas e As formas de mensuração. As formas de mensuração.

3 Objetivos da observação científica 1º Transformação dos eventos em dados que representem as características do comportamento selecionadas pelo experimentador : TRANSDUÇÃO

4 2 º Obter um registro do comportamento do sujeito que seja completo e preciso. Completo: Todas as instâncias do comportamento que ocorreram durante a observação; Preciso: o que de fato ocorreu.

5 3º Informar não só o experimentador mas toda a comunidade científica, sobre determinado evento. Isto irá influenciar o comportamento dos mesmos e promover mudanças em procedimento, por exemplo.

6 É o olhar para os gráficos e pensar o que eles têm a ver com os meus dados. Concordo? Não concordo? Por quê? Importância de analisar o nosso comportamento quanto pesquisadores: descobertas/informações úteis

7 Desafio da observação é a detecção dos aspectos da resposta-alvo, sendo possível a utilização de máquinas e humanos para isso.

8 Transdutores Máquinas Fazem a mesma coisa várias vezes; Fazem a mesma coisa várias vezes; Não são influenciadas por nenhum evento interno; Não são influenciadas por nenhum evento interno; Seguem, exatamente, os parâmetros estabelecidos (sem influência de outros eventos) Seguem, exatamente, os parâmetros estabelecidos (sem influência de outros eventos)

9 Transdutores Máquinas Necessidade de calibragem: outputs em relação ao input- a diferença tem que estar dentro de limites aceitáveis; Necessidade de calibragem: outputs em relação ao input- a diferença tem que estar dentro de limites aceitáveis; Necessidade de haver operando a máquina selecionada para o experimento. Necessidade de haver operando a máquina selecionada para o experimento.

10 Transdutores Humanos Flexibilidade quanto a mudanças imprevistas durante a observação; Flexibilidade quanto a mudanças imprevistas durante a observação; Monitoração das variáveis do experimento e do ambiente como um todo Monitoração das variáveis do experimento e do ambiente como um todo

11 Transdutores Humanos Cuidados: 1º O que deve ser feito para observar e registrar um determinada classe de respostas? Necessidade do ÓTIMO estabelecimento da classe de respostas

12 Transdutores Humanos 2º Quem serão esses observadores? Necessário: Escolha de observadores considerando a história passada dos mesmos; Escolha de observadores considerando a história passada dos mesmos; Treino dos observadores; Treino dos observadores;

13 Transdução Humana Avaliação/ Treinamento para a manutenção do desempenho; Avaliação/ Treinamento para a manutenção do desempenho; Respostas dos participantes devem gerar reforçamento para serem mantidas em níveis aceitáveis. Respostas dos participantes devem gerar reforçamento para serem mantidas em níveis aceitáveis.

14 Como será a feita a mensuração? Mensuração direta: Fenômeno foco do experimento é o que está sendo medido; Mensuração Indireta: o que está sendo medido é diferente daquilo que é o foco do experimento

15 Como será feita a mensuração? O dever da mensuração é provar, pelos dados obtidos que estes reflitam, de fato, o foco do experimento. O dever da mensuração é provar, pelos dados obtidos que estes reflitam, de fato, o foco do experimento.

16 Qual mensuração? Todas as instancias/ocorrências do comportamento: Observação completa; Todas as instancias/ocorrências do comportamento: Observação completa; Todas as instâncias possíveis da classe de respostas podem ser detectadas, razão porque este é claramente um padrão ideal de observação. Todas as instâncias possíveis da classe de respostas podem ser detectadas, razão porque este é claramente um padrão ideal de observação.

17 Qual mensuração? Parcialmente as instâncias/ocorrências do comportamento: observação incompleta Parcialmente as instâncias/ocorrências do comportamento: observação incompleta Observação contínua: dados precisos Observação descontínua: há alguma imprecisão na detecção do comportamento, uma vez que este é contínuo.

18 Observadores, então, devem ser fotógrafos de fenômenos; suas observações devem, com precisão, representar a natureza. Devemos observar sem quaisquer idéias pré- concebidas; a mente do observador deve ser passiva, isto é, deve manter a sua paz; ela escuta a natureza e escreve aquilo que a natureza dita. Claude Bernard


Carregar ppt "Observação e registro Programa de estudos pós graduados em psicologia experimenta: análise do comportamento Flávia vieira de Souza Leite."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google