A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

KENNETH NEAL WALTZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "KENNETH NEAL WALTZ."— Transcrição da apresentação:

1 KENNETH NEAL WALTZ

2 KENNETH WALTZ (1924- ) Fez mestrado na Columbia University em 1950
1954: conclui seu doutorado 1959: publica sua tese no livro “Man, the State and War”, a theoretical analysis. New York, Columbia University Press. Base da construção teórica do neorealismo vinte anos depois; É dessa obra fundamental que Waltz retira a importante noção do caráter peculiar e estrutural do ambiente internacional.

3 KENNETH WALTZ Tal obra é simplesmente uma tentativa de examinar sistematicamente à pergunta fundamental: Qual é a causa da guerra? A resposta é categorizada em três níveis de análise ou “imagens”: O homem (primeira imagem) O estado ou a sociedade (segunda imagem) E o sistema internacional (terceira imagem)

4 A Primeira Imagem: o conflito internacional e o comportamento humano
As guerras resultam do egoísmo, de impulsos agressivos e mal direcionados e da estupidez humana Se essas são as causas primárias da guerra, então a eliminação do conflito deve vir por meio da melhora e esclarecimento dos homens ou por meio de ajustamentos sociais e morais

5 A Segunda Imagem: o Estado
A organização interna das Estados é a chave para entender a paz e a guerra. A idéia geral é que Estados com defeitos causam guerras. Por meio da reforma dos Estados, as guerras podem ser reduzidas ou eliminadas para sempre.

6 A Terceira Imagem: o conflito internacional e a anarquia internacional
A guerra é apontada como uma conseqüência da anarquia internacional. Enfatiza-se a estrutura política: o conflito ocorreria simplesmente, segundo Waltz, porque não haveria um poder superior; deste modo, a força estaria sempre presente para a solução de choque de interesses.

7 A Terceira Imagem: o conflito internacional e a anarquia internacional
Isto posto, o autor apresenta a tendência à política de equilíbrio de poder, segundo a qual a “ (...) estratégia de todos depende da estratégia de todos os outros”. Lança as bases para o Theory International Politics.

8 Theory of International Politics (1979)
A teoria precisa permitir ao analista explicar o que ocorre e fazer previsões do que vai ocorrer. Por providenciar uma análise estrutural da política internacional, Waltz dizia, que seu realismo era um realismo estrutural. Por que sempre houve guerra? Waltz responde que a existência da anarquia internacional é a causa da permanente recorrência de guerras no S.I.

9 Os realistas concordam em seis pontos sobre a realidade internacional
Os Estados são as unidades básicas de estudo e formam o componente mais importante para o estudo da política internacional. Devido à falta de uma entidade supranacional, uma das características definidoras do SI é a anarquia; para tanto, os Estados devem contar apenas com seus próprios meios para garantir sua sobrevivência.

10 Os realistas concordam em seis pontos sobre a realidade internacional
3) Os Estados tentam maximizar seu poder estratégico. 4) Os Estados comportam-se racionalmente. 5) A ação estatal comporta-se baseada nos cálculos de poder-força entre os demais Estados. 6) A distribuição assimétrica de poder-força no S.I. é o principal responsável pelo padrão de comportamento dos Estados e o principal determinante em sua política exterior.

11 A principal variável no sistema internacional, para os realistas, é poder.
Este último, aliado à disposição expansionista dos Estados, seriam os responsáveis pela situação de conflito potencial, de rivalidade constante no cenário mundial. Os Estados procurariam maximizar seu poder e, na medida em que o poder induz a um jogo de soma-zero, a busca de implementar o interesse nacional, ou seja, o acréscimo de poder de um Estado resultaria no decréscimo do poder dos demais.

12 A tendência do sistema, levada pelo comportamento dos Estados, seria atingir uma situação de equilíbrio, conhecida entre realistas clássicos como balança de poder, “na qual todos os Estados se encontrariam inibidos pelo poder dos demais”.

13 Kenneth Waltz, neo-realista, elaborou uma teoria sistêmica, extraída de dentro das concepções realistas; “uma nova corrente no interior do realismo, questionando concepções anteriores e introduzindo a questão da segurança nas relações internacionais”. sua teoria também é conhecida como estruturalismo: tenta definir o sistema internacional em termos de:

14 Estrutura: princípio ordenador da anarquia (ausência de autoridade supranacional)
Unidades: cada Estado deve prover sua própria segurança e interação: distribuição das capacidades entre as unidades (distribuição do poder)

15 A distribuição assimétrica entre as unidades seria a fonte de segurança e insegurança no sistema, mas as características da anarquia tenderiam a uma situação de equilíbrio: balança de poder. “Com duas grandes potências apenas, espera-se que ambas mantenham o sistema” (Waltz, 1979, p. 204), uma vez que ao sustentar o sistema, as potências garantem a si mesmas. De acordo com esse ponto de vista, a Guerra Fria foi um período de paz e estabilidade internacional.

16 “Em resumo, a anarquia, a distribuição assimétrica do poder, a balança de poder, a disposição expansionista dos Estados e o dilema da segurança, todos criam uma condição na qual o conflito é uma possibilidade iminente, uma ameaça latente”.

17 Abordagens e Teorias Sistêmicas
NEOREALISMO Abordagens e Teorias Sistêmicas Abordagem Sistêmica: uma forma de entender o que é seria comparar com a abordagem analítica. Abordagem Analítica: Método da física clássica; Redução “do todo às partes”; O todo é entendido estudando os seus elementos na sua relativa simplicidade e observando as relações entre eles.

18 NEOREALISMO O método analítico é simples, assim é preferível à abordagem sistêmica. Este método será suficiente nos casos em que os efeitos sistêmicos são fracos, ausentes ou quando podem ser ignorados. Será suficiente, daí a análise sistêmica, se as resultantes forem afetadas não só pelas propriedades e conexões das variáveis, mas também pela forma como estão organizadas.

19 Um sistema é definido como um conjunto de unidades em interação.
NEOREALISMO Um sistema é definido como um conjunto de unidades em interação. Um sistema pressupõe uma: Estrutura Unidades em interação O objetivo da teoria sistêmica é mostrar como os dois níveis operam e interagem, e isso requer a demarcação um do outro. desenho erere

20 NEOREALISMO São dois os problemas da teoria sistêmica: i) Traçar a evolução esperada de diferentes sistemas internacionais (Westfaliano, Yalta, pós 11-Setembro) ii) Mostrar como a estrutura do sistema afeta as unidades em interação e como elas, por sua vez, afetam a estrutura. erere

21 NEOREALISMO As unidades estatais do S.I. são “distinguidas principalmente por meio de seu maior ou menor poder de cumprir tarefas similares...a estrutura de um sistema muda de acordo com as transformações na distribuição de capacidades entre as unidades do sistema” (Waltz, 1979, p. 97). erere


Carregar ppt "KENNETH NEAL WALTZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google