A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Planejamento Unidade 2 Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Planejamento Unidade 2 Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles"— Transcrição da apresentação:

1 Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Planejamento Unidade 2 Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles

2 09/AgostoContrato Didático: 18hApresentação do contrato didático. Retomada do Caderno de Metacognição. Objetivos do encontro 18h10minDinâmica: Planejamento 18h 30minInspirando... Imagens Bem vindo à Holanda 18h40min Rodas de conversas 18h50minLeitura Deleite: As Centopéias e seus sapatinhos 19hLeituras nos sub grupos *Unidade 2: Ano 1 – p. 06 a 16. *Unidade 2: Ano 2 – p. 06 a 15. *Unidade 2: Ano 3 – p. 06 a h40minINTERVALO 19h50minApresentação dos Grupos (5min. p/cada grupo) Contrato Didático:

3 09/AgostoContrato Didático: 20h05minVídeo: Aspectos do Planejamento Escolar (Nova Escola) 20h10minAnálise dos Planejamentos Roda de conversas 20h15minPlanejamento (Livros, jogos) 20h50minSocialização Roda de conversas 21h15minLivro da Vida 21h25minTEMA DE CASA/ESCOLA *Caderno de Metacognição O que aprendi? O que não aprendi? E como aprendi?

4 Retomada da Caderneta de Metacognição O que aprendi? Como aprendi? O que não aprendi?

5 Objetivos: Aprofundar os conhecimentos sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento. Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados. Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento. Criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem das crianças. Compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e planejar situações de uso de obras literárias em sala de aula.

6 DINÂMICA

7 Inspirando...

8 Bem vindo à Holanda

9 Inspirando... Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.

10

11 Leitura Deleite...

12 Ano 1 - p. 06 a p. 16. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. Ano 2 - p. 06 a p. 15. Planejamento no ciclo de alfabetização: objetivos e estratégias para o ensino relativo ao componente curricular - Língua Portuguesa. Ano 3 - p. 06 a p. 14. Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho pedagógico. Leituras em Sub Grupos: Unidade 2 QUESTÕES NORTEADORAS

13 Questões Norteadoras Que princípios devem ser considerados no processo de planejamento do ensino nos anos iniciais? (Ano 3) O que devemos considerar para planejar o processo de alfabetização e ensino aprendizagem da Língua Portuguesa?

14 Intervalo

15 Apresentações dos grupos: PACTO/ALVORADA

16 Vídeo... Aspectos do Planejamento Escolar (Nova Escola)

17 ANÁLISE DOS PLANEJAMENTOS EIXOS2ª feira3ª feira4ª feira5ª feira6ª feira LEITURA PRODUÇÃO TEXTUAL ORALIDADE ANÁLISE LINGUÍSTICA

18

19 SOCIALIZAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS

20 Sugestão: Mapa conceitual (Planejamento)

21 TEMA CASA/ESCOLA O que aprendi? Como aprendi? O que não aprendi? Caderneta de Metacognição Rotina Organizar a Rotina Semanal observando os quatro eixos no qual estão organizados os Direitos de Aprendizagem em Língua Portuguesa.

22 Até a próxima semana!!!


Carregar ppt "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Planejamento Unidade 2 Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google