A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO RUSSA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO RUSSA."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO RUSSA

2 A crise que levou à derrubada do poder dos Czar na Rússia começou a ser evidenciada ao longo do século XIX. Entre os principais fatores podemos destacar: * Situação econômica; * Falta de habilidade política do Czar; * Crise militar; * Abuso de poder dos monarcas; * Questões culturais e étnicas.

3 - Nesse contexto de crise, surgem partidos políticos que clamavam por transformações contra o regime autocrático do Czar Nicolau II.

4 (1898) Partido Operário Social-Revolucionário Russo.
- (1902) Partido Social-Democrata Russo: * Bolcheviques (maioria) – de tendência radical. * Mencheviques (minoria) – com feições moderadas.

5 - Em 1905, duzentas mil pessoas reuniram-se à frente do palácio do governo a fim de entregar suas reivindicações ao czar, que por sua vez ordenou o massacre dos manifestantes (Domingo Sangrento).

6 - O massacre de 1905, despertou uma série de protestos, camponeses atearam fogo em plantações, casas e fazendas, operários sabotavam máquinas e até soldados amotinaram-se (Revolta do Couraçado Potenkin).

7 Diante das pressões, Nicolau II tomou medidas que tornavam o regime mais brando, com a adoção do parlamento (A Duma). - Em 1905 foram criados os primeiros “sovietes”, conselhos de trabalhadores que coordenavam os movimentos anti-czaristas. A crise avolumava-se.

8 - A entrada da Rússia na I G. M
- A entrada da Rússia na I G.M. completou o processo das crises que culminaram nas Revoluções de 1917.

9 REVOLUÇÃO BURGUESA - fevereiro de 1917.
- A crise econômica e social foi agravada com a participação russa na guerra e as derrotas diante da Alemanha e Império Austro-Húngaro determinou a deposição do regime czarista. - Em março de 1917, soldados recusaram-se a cumprir ordens para reprimir manifestantes. Era início da revolução que levou a abdicação do czar Nicolau II.

10 Após uma acirrada disputa política entre os sovietes de Petrogrado e o Duma, o governo provisório foi formado. - A ânsia de avançar com as reformas sociais dos sovietes foi sufocada pela política de apaziguamento da Duma. - O novo governo sob domínio da Duma, administrado pelo ministro da guerra (Kerensky) não durou muito tempo.

11 Ainda em fevereiro, o maior inimigo do czar retorna do exílio na Sibéria, Vladimir Lênin. - Lênin dirigiu-se a população afirmando que governo provisório não poderia conter a desintegração do país e defendeu a implantação da Revolução Socialista. Em seguida publicou as “teses de abril”, que continham dois pontos fundamentais: - “todo poder aos sovietes” e o abandono de um modelo liberal pela adoção de um governo dirigido pelos trabalhadores. - “paz, terra e pão”, que exaltava a saída do país da guerra e a nacionalização das terras.

12 REVOLUÇÃO VERMELHA - Outubro de 1917
REVOLUÇÃO VERMELHA - Outubro de O Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lenin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético. - Começa a Guerra Civil contra o Exército Branco.

13 O Soviete estabeleceu:. Nacionalização dos bancos;
O Soviete estabeleceu: * Nacionalização dos bancos; * O controle da produção entregue aos trabalhadores; * Foi aprovada a Declaração dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado; * Divisão das terras entre os camponeses; * Estabelecida uma nova Constituição, pela qual era criada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS); * Pelo tratado de Brest Litovisk, Lenin retira a Rússia da I Guerra

14 Com a morte de Lênin, em 1924, Stalin (secretário-geral do Partido Comunista) e Trotski passaram a disputar o poder. - Stálin defendia a idéia de que a União Soviética deveria construir o socialismo em seu país e só depois tentar levá-lo a outros países. - Trotski achava que a Revolução Socialista deveria ocorrer em todo o mundo, pois enquanto houvesse países capitalistas, o socialismo não teria condições de sobreviver isolado.


Carregar ppt "REVOLUÇÃO RUSSA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google