A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITORES DE TELA Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITORES DE TELA Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech."— Transcrição da apresentação:

1 LEITORES DE TELA Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech

2 O LEITOR DE TELA é um software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais.Também pode ser usado apenas para uma maior eficiência e conforto do usuário. As pessoas com deficiência visual podem navegar pela Internet, utilizando um programa de leitura de tela. Estes programas vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana. Basicamente, o programa lê para a pessoa o que está na tela.

3 PRINCIPAIS LEITORES... Entre os programas disponíveis para deficientes visuais estão: * DOSVOX - sistema com a filosofia Open Source mais utilizado no Brasil para deficientes visuais (versão para windows ou para linux). O Dosvox é desenvolvido pela UFRJ, e é absolutamente gratuito. (http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox) * ORCA - O Orca é uma tecnologia assistiva livre, de código aberto, flexível, extensível e poderosa para pessoas com deficiência visual. O Orca é um aplicativo específico para Linux.

4 * Nitrous Voice Flux - Controla o computador por voz e é 100% gratuito e fácil de instalar. * IBM Via Voice - Controla o computador por voz. * NVDA - Software livre para ler tela em ambiente Windows, com suporte a vários idiomas (incluindo português do Brasil.) O Nvda é 100% gratuito. Tem uma de suas mais interessantes características, o fato de ser criado para operar em ambiente windows, o que o torna muito eficiente nesse setor. (http://www.nvda-project.org/)

5 * Jaws for windows - leitor de tela em diversos idiomas. O Jaws é um leitor comercial, e tem um custo estimado atualmente em torno de US$ 1600,00, contudo pode ser baixado em versões demonstrativas de 40 minutos por operação. -product-page.asp) * Virtual vision - leitor de telas em português do Brasil. O Virtual Vision é um programa comercial, e tem sua distribuição muito difundida via Fundação Bradesco, para clientes. )

6 * CPQD - Programa criado pelo ministério das comunicações do Brasil. Gratuito, contudo sua utilização ainda é restrita a alguns aplicativos. Na navegação via web seu uso é quase nulo. Com exceção do Dosvox, os demais leitores de tela utilizam comandos de teclados próprios do ambiente Windows.

7 O DOSVOX: O dosvox é um aplicativo que possui seus próprios comandos e ambientes. O Dosvox possui editor de textos, agendas telefônicas, gerenciador de arquivos, navegador para web e gerenciador de s. Umas das mais interessantes ferramentas do Dosvox é a tecla "F1" como um orientador de comandos específicos para cada ambiente. Obs: O Dosvox interage com os demais ambientes e aplicativos instalados no computador, bem como todos os ambientes do Windows.

8 NVDA - JAWS: O Nvda e o Jaws, utilizam os comandos dos aplicativos em foco. Obs. contudo possuem comandos de navegação e aplicação específicos também, semelhantes ao Dosvox. No caso do Nvda e do Jaws, temos como principais pontos positivos a velocidade com que o usuário pode navegar e acessar os aplicativos a partir dos comandos de teclados, sendo estes uma combinação de teclas que compõem as operações.

9 COMO PONTOS NEGATIVOS, TEMOS O FATO DE QUE NO CASO DE PESSOAS CEGAS, ESTES LEITORES, SEJAM ELES QUAIS FOREM, NÃO APONTAM DESCRIÇÃO DE IMAGENS, A NÃO SER QUE ESTAS SEJAM PREVIAMENTE DETERMINADAS PELOS PROGRAMADORES. TAMBÉM A DEFINIÇÃO DE LINCKS, SÃO UM PROBLEMA QUANDO ESTES ESTÃO DEFINIDOS POR CÓDIGOS NUMÉRICOS OU SIMILARES.

10 INTERESSANTE: No caso de pessoas com baixa visão: O Nvda é o único que utiliza um sistema de "BIPES" para indicar a localização do mouse na tela. Desta forma o usuário pode saber com precisão a posição do mouse, assim podendo somá-lo ao processo de navegação.

11 SINTETIZADORES DE VOZ: Os sintetizadores de voz são aplicativos adicionais muito usados pelos usuários. São complementos que servem para melhorar a leitura dos programas e chegam a um grau de qualidade que em muito se confunde com a voz humana. Os mais conhecidos são: Voz Raquel, Gabriela, Eusébio, entre outros. Estes aplicativos são definidos como "Vozes Sap 5".

12 CRIATIVIDADE: Assim como roupas, os leitores de tela podem se constituir como importantes ferramentas a medida que não os entendemos como únicas, mas os somamos a outras ferramentas e a outros leitores de acordo com o que se quer fazer, sempre tendo consciência e conhecimento do ambiente em que se está trabalhando. A combinação de leitores cria um alto grau de eficiência no uso dos computadores por parte dos deficientes.

13 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Leitores de tela não possuem vida própria. Leitores não fazem nada sozinhos, nem mesmo realizam funções as quais não sejam indicadas. Os leitores de tela apenas realizam o que seus usuários desejam fazer. Portanto, se não conhecermos ou não soubermos usar computadores, certamente os leitores de tela são absolutamente inúteis.


Carregar ppt "LEITORES DE TELA Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google