A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech"— Transcrição da apresentação:

1 Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech
LEITORES DE TELA Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech

2 O leitor de tela... ... é um software usado para obter resposta do computador por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais.Também pode ser usado apenas para uma maior eficiência e conforto do usuário. As pessoas com deficiência visual podem navegar pela Internet , utilizando um programa de leitura de tela. Estes programas vão passando por textos e imagens e sintetizando a fala humana. Basicamente, o programa lê para a pessoa o que está na tela.

3 PRINCIPAIS LEITORES... Entre os programas disponíveis para deficientes visuais estão: * DOSVOX - sistema com a filosofia Open Source mais utilizado no Brasil para deficientes visuais (versão para windows ou para linux).  O Dosvox é desenvolvido pela UFRJ, e é absolutamente gratuito. ( * ORCA - O Orca é uma tecnologia assistiva livre, de código aberto, flexível, extensível e poderosa para pessoas com deficiência visual. O Orca é um aplicativo específico para Linux.

4 * Nitrous Voice Flux - Controla o computador por voz e é 100% gratuito e fácil de instalar.
* IBM Via Voice - Controla o computador por voz. * NVDA - Software livre para ler tela em ambiente Windows, com suporte a vários idiomas (incluindo português do Brasil.) O Nvda é 100% gratuito. Tem uma de suas mais interessantes características, o fato de ser criado para operar em ambiente windows, o que o torna muito eficiente nesse setor. (

5 * Jaws for windows - leitor de tela em diversos idiomas.
O Jaws é um leitor comercial, e tem um custo estimado atualmente em torno de US$ 1600,00, contudo pode ser baixado em versões demonstrativas de 40 minutos por operação. -product-page.asp) * Virtual vision - leitor de telas em português do Brasil. O Virtual Vision é um programa comercial, e tem sua distribuição muito difundida via Fundação Bradesco, para clientes. )

6 * CPQD - Programa criado pelo ministério das comunicações do Brasil.
Gratuito, contudo sua utilização ainda é restrita a alguns aplicativos. Na navegação via web seu uso é quase nulo. Com exceção do Dosvox, os demais leitores de tela utilizam comandos de teclados próprios do ambiente Windows.

7 O DOSVOX: O dosvox é um aplicativo que possui seus próprios comandos e ambientes. O Dosvox possui editor de textos, agendas telefônicas, gerenciador de arquivos, navegador para web e gerenciador de s. Umas das mais interessantes ferramentas do Dosvox é a tecla "F1" como um orientador de comandos específicos para cada ambiente. Obs: O Dosvox interage com os demais ambientes e aplicativos instalados no computador, bem como todos os ambientes do Windows.

8 NVDA - JAWS: O Nvda e o Jaws, utilizam os comandos dos aplicativos em foco. Obs. contudo possuem comandos de navegação e aplicação específicos também, semelhantes ao Dosvox. No caso do Nvda e do Jaws, temos como principais pontos positivos a velocidade com que o usuário pode navegar e acessar os aplicativos a partir dos comandos de teclados, sendo estes uma combinação de teclas que compõem as operações.

9 COMO PONTOS NEGATIVOS, TEMOS O FATO DE QUE NO CASO DE PESSOAS CEGAS, ESTES LEITORES, SEJAM ELES QUAIS FOREM, NÃO APONTAM DESCRIÇÃO DE IMAGENS, A NÃO SER QUE ESTAS SEJAM PREVIAMENTE DETERMINADAS PELOS PROGRAMADORES. TAMBÉM A DEFINIÇÃO DE LINCKS, SÃO UM PROBLEMA QUANDO ESTES ESTÃO DEFINIDOS POR CÓDIGOS NUMÉRICOS OU SIMILARES.

10 INTERESSANTE: No caso de pessoas com baixa visão:
O Nvda é o único que utiliza um sistema de "BIPES" para indicar a localização do mouse na tela. Desta forma o usuário pode saber com precisão a posição do mouse, assim podendo somá-lo ao processo de navegação.

11 SINTETIZADORES DE VOZ:
Os sintetizadores de voz são aplicativos adicionais muito usados pelos usuários. São complementos que servem para melhorar a leitura dos programas e chegam a um grau de qualidade que em muito se confunde com a voz humana. Os mais conhecidos são: Voz Raquel, Gabriela, Eusébio, entre outros. Estes aplicativos são definidos como "Vozes Sap 5".

12 CRIATIVIDADE: Assim como roupas, os leitores de tela podem se constituir como importantes ferramentas a medida que não os entendemos como únicas, mas os somamos a outras ferramentas e a outros leitores de acordo com o que se quer fazer , sempre tendo consciência e conhecimento do ambiente em que se está trabalhando. A combinação de leitores cria um alto grau de eficiência no uso dos computadores por parte dos deficientes.

13 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Leitores de tela não possuem vida própria. Leitores não fazem nada sozinhos, nem mesmo realizam funções as quais não sejam indicadas. Os leitores de tela apenas realizam o que seus usuários desejam fazer. Portanto , se não conhecermos ou não soubermos usar computadores, certamente os leitores de tela são absolutamente inúteis.


Carregar ppt "Aline Leal Carla Truda Marcus Morais Micheli Rech"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google