A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CITAÇÕES UNIPAC – UBERLÂNDIA/MG CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CITAÇÕES UNIPAC – UBERLÂNDIA/MG CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA"— Transcrição da apresentação:

1 CITAÇÕES UNIPAC – UBERLÂNDIA/MG CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
METODOLOGIA CIENTÍFICA PROFA. MS. FERNANDA NASCIUTTI

2 CITAÇÕES São trechos considerados relevantes, retirados dos documentos consultados, que colaboram com ideias do pesquisador. É a menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte para esclarecimento do assunto em discussão, ou para ilustrar ou sustentar o que se afirma.

3 CITAÇÕES Ao redigir uma citação no corpo do trabalho deve-se indicar o autor (sobrenome) e o ano da obra consultada. “Silva (2010)” – quando a citação acontecer no meio de um parágrafo. Ex.: “Segundo Silva (2010), ...” (SILVA, 2010) – quando a citação for feita no final do parágrafo ou frase citada. Ex.: “...foram encontradas nesses estudo” (SILVA, 2010).

4 CITAÇÕES Existem três tipos de citação, segundo a ABNT: Citação direta
Curta ( até três linhas) – no corpo do texto, entre aspas. Longa (mais de três linhas)- recuo de 4 cm, sem aspas. Citação indireta Citação de citação

5 CITAÇÕES CITAÇÃO DIRETA
É a transcrição literal de um texto ou palavras do autor constantes no documento original. Nesse tipo de citação é obrigatório colocar o número da página consultada.

6 CITAÇÕES CITAÇÃO DIRETA até três linhas
Deve ser inserida no parágrafo, entre aspas duplas. Caso parte da citação estiver entre aspas, estas deverão ser inseridas com aspas simples neste trecho. Ex.: de citação direta até três linhas: Segundo Silva (2010, p. 05), “são necessários mais estudos para comprovar essa ‘fantástica descoberta’ na área da saúde”. Segundo Silva (2010, p. 05), “os atletas precisam cada vez mais de apoio psicológico nas competições”. “Os atletas precisam cada vez mais de apoio psicológico nas competições” (SILVA, 2010, p. 05).

7 CITAÇÕES Para omitir trechos dispensáveis ao entendimento da citação e que não alteram a ideia do texto do autor, utiliza-se colchetes e reticências [...] a fim de indicar a supressão. (cont. ) Ex.: de citação direta até três linhas com supressão: Segundo Silva (2010, p. 05), a necessidade de acompanhamento dos atletas em competições, vai muito além do que a preparação física, na verdade eles “[...] precisam cada vez mais de apoio psicológico nas competições”. “Os atletas precisam cada vez mais de apoio psicológico nas competições [...]” (SILVA, 2010, p. 05). Essa afirmação confirma a necessidade de apoio psicológico na competições para que os atletas não fiquem tão nervosos e “despreparados” no momento de mostrar o resultado do seus treinos.

8 CITAÇÕES CITAÇÃO DIRETA com mais de três linhas
Destacado, pula-se uma linha para iniciar a transcrição da citação, com recuo de 4 cm da margem direita, alinhamento justificado e respeitando a margem direita. A fonte deve ser menor do que a do texto principal (nº 11), espaçamento simples entre as linhas, crédito do autores e número de página. Ex.: de citação direta com mais de três linhas: Quanto a relevância de serem desenvolvidos conteúdos significativos às crianças nas aulas de Educação Física escolar, Mattos e Neira (1999) afirmam: É o movimento voluntário que deve ser trabalhado na aula de Educação Física das crianças. Essa aula deve basear-se em elementos significativos para ela, só assim teremos realmente a construção do conhecimento. O professor tem o dever de elaborar conflitos para o grupo ou individualmente, é a superação destes conflitos que possibilitará ajustamentos cognitivos cada vez mais elaborados (p. 26).

9 CITAÇÕES (cont.) Ex.: de citação direta com mais de três linhas:
Sabe-se que os conteúdos das aulas de Educação Física são de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. É o movimento voluntário que deve ser trabalhado na aula de Educação Física das crianças. Essa aula deve basear-se em elementos significativos para ela, só assim teremos realmente a construção do conhecimento. O professor tem o dever de elaborar conflitos para o grupo ou individualmente, é a superação destes conflitos que possibilitará ajustamentos cognitivos cada vez mais elaborados (MATTOS e NEIRA, 1999, p. 26).

10 CITAÇÕES CITAÇÃO DIRETA com mais de três linhas:
Trechos muito longos ou omissões Ex.: citação direta longa com supressão: É indispensável que se dê a importância necessária a educação física como disciplina do currículo educacional. Afinal, de acordo com muito autores, para as crianças [...] Essa aula deve basear-se em elementos significativos para ela, só assim teremos realmente a construção do conhecimento. O professor tem o dever de elaborar conflitos para o grupo ou individualmente, é a superação destes conflitos que possibilitará ajustamentos cognitivos cada vez mais elaborados (MATTOS e NEIRA, 1999, p. 26).

11 CITAÇÕES CITAÇÃO DIRETA com mais de três linhas:
Trechos muito longos ou omissões Ex.: citação direta longa com supressão: É indispensável que se dê a importância necessária a educação física como disciplina do currículo educacional. Além disso, o seu objeto de estudo também deve ser melhor desenvolvido. É o movimento voluntário que deve ser trabalhado na aula de Educação Física das crianças. Essa aula deve basear-se em elementos significativos para ela, só assim teremos realmente a construção do conhecimento. [...] é a superação destes conflitos que possibilitará ajustamentos cognitivos cada vez mais elaborados (MATTOS e NEIRA, 1999, p. 26).

12 CITAÇÕES CITAÇÃO INDIRETA
Representa a transcrição livre do texto, quando se usa a ideia do autor sem utilizar palavras da fonte original. É o que chamamos de PARAFRASEAR um texto, ou seja, escrevemos com nossas palavras a ideia de outro autor. Nesse caso, deve-se citar a fonte, com sobrenome do autor, data de publicação, sem o número da página e sem as aspas do trecho. Ex.: de citação indireta: De acordo com Mattos e Neira (2002), trabalhar com esquema corporal nas aulas de Educação Física faz que a criança conheça a imagem do seu próprio corpo, auxiliando na construção de sua identidade. Trabalhar com esquema corporal nas aulas de Educação Física faz que a criança conheça a imagem do seu próprio corpo, auxiliando na construção de sua identidade (MATTOS e NEIRA, 2002).

13 CITAÇÕES CITAÇÃO DE CITAÇÃO
Transcrição de um trecho de um documento do qual se teve conhecimento por meio de uma segunda fonte, sem ter acesso ao original. Ao realizar esse tipo de citação, deve-se ter certeza de que a interpretação e afirmação da fonte secundária devem ser fiéis às do autor original. Para esse tipo de citação deve-se informar o sobrenome do autor e ano do texto original, seguido da expressão “apud” (= citado por), mais sobrenome do autor da obra consultada e o ano de publicação. Nas referências, coloca-se apenas a obra consultada.

14 CITAÇÕES Ex.: de citação de citação direta:
 Colello (1995, p. 19 apud MATTOS e NEIRA, 1999, p.27), em relação ao movimento como forma de comunicação afirma: “Consideramos a motricidade, a linguagem e a linguagem escrita como formas de expressão, ação e comunicação que funcionam como evidências de equilíbrio afetivo e inteligência”. Consideramos a motricidade, a linguagem e a linguagem escrita como formas de expressão, ação e comunicação que funcionam como evidências de equilíbrio afetivo e inteligência (COLELLO, 1995, P. 19 apud MATTOS e NEIRA, 1999, P. 27).

15 CITAÇÕES Ex.: citação de citação indireta
Vygotsky (1984 apud MATTOS e NEIRA, 2002) relata que, para uma criança elaborar conceitos, são necessários contatos com inúmeras vivências. A didática do professor de Educação Física, segundo Ferreira (1984 apud MATTOS e NEIRA, 2002), alicerça-se em uma postura de repetição dos processos de ensino que ele próprio vivenciou enquanto aluno na educação básica ou superior. Para uma criança elaborar conceitos, são necessários contatos com inúmeras vivências (Vygotsky, 1984 apud MATTOS e NEIRA, 2002).

16 CITAÇÕES CITAÇÃO MISTA
Quando o autor apresenta citação indireta, mas mantém, também, a citação direta. Ex.: citação mista: A criança necessita de uma grande diversidade de movimentos para poder aos poucos construir seu repertório motor, mas este movimento não deve ser um movimento sem significado, o mover-se pelo simples fato de realizar um ato, e sim “um movimento com intenções”, ou seja, atividades que colaborem com o desenvolvimento integral do aluno (MATTOS e NEIRA, 1999, p. 18).

17 CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data
Sobrenome / instituição/ título de entrada + data de publicação (separados por vírgula e entre parênteses) Ex.: citação com um autor no contexto da redação: Estudos sobre a Educação no Brasil (SILVA, 1990), mostram [...]. Como lembra Martins (1984), o futuro desenvolvimento da informação está cada dia dependente de um plano de normalização.

18 CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data
Sobrenome / instituição/ título de entrada + data de publicação (separados por vírgula e entre parênteses) Ex.: citação com um autor ao final do trecho extraído de uma obra: As atividades de Educação Física estimulam a criança a se relacionar consigo mesma e com o ambiente (NICOLAU, 2000).

19 CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data
Citação com dois autores: São adotados os mesmos procedimentos anteriormente citados, com a inclusão da letra “e” entre o nome dos autores, de acordo com os exemplos abaixo: (MATTOS e NEIRA, 2002) Segundo Mattos e Neira (2002)

20 CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data
Citação com três autores: São adotados os mesmos procedimentos anteriormente citados, com a inclusão de vírgula entre os nomes dos dois primeiros autores citados e da letra “e” entre o segundo e terceiro autores, de acordo com os exemplos abaixo: (MATTOS, ROSSETTO JÚNIOR e BLECHER, 2004) Segundo Mattos, Rossetto Júnior e Blecher (2004)

21 CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data
Citação com mais de três autores: Deve-se citar o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão:  “et alii.” (e outros)  “et al.” (e outros – forma abreviada e mais usada) Coll et alii. (1995, p. 70) descrevem que “a linguagem é uma capacidade exclusivamente humana”. Coll et al. (1995, p. 70) descrevem que “a linguagem é uma capacidade exclusivamente humana”. “A linguagem é uma capacidade exclusivamente humana (COLL et al., 1995, p. 70)

22 CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data
Citação com autores com mesmo sobrenome e data Acrescenta-se as iniciais de seus prenomes, caso a coincidência continue, escrever esses prenomes por extenso. (FREIRE, J., 1989) (FREIRE, João Batista, 1989) (FREIRE, J., 1989) (FREIRE, João Paulo, 1989)

23 CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data
Citação quando um autor tem mais de uma obra no mesmo ano Cita-se o nome do autor, ano de publicação seguido de uma letra minúscula sem espaçamento e número de página, sendo que a ordenação obedecerá a ordem alfabética das obras. (PIAGET, 1975a, p. 14) (PIAGET, 1975b, p. 53)

24 CITAÇÕES CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO Sistema autor-data
Citação com vários autores e uma mesma ideia Coloca-se o sobrenome do autor, ano de publicação em ordem alfabética (e não em ordem de publicação), separados por ponto-e-vírgula (;) quando no final da frase: (FONSECA, 1999; PAIVA, 1997; SILVA, 1998) Se citados no meio do parágrafo, segue-se a citação por letras maiúsculas e minúsculas, apartados por vírgula ou “e”: Oliveira (1997), Rossetto Júnior (2001) e Vygotsky (1984) concordam em que o jogo é um instrumento de trabalho, ou seja, um objeto social e mediador das relações entre indivíduo e o mundo.

25 Referências SILVA, A.M. FREITAS, M.S. de. FRANÇA, M. N. Guia de normalização de trabalhos técnicos-científicos: projetos de pesquisa, trabalhos acadêmicos, dissertações e teses. 5. ed. rev. e ampl. Uberlândia: UFU, p. ROSSETTO JÚNIOR, A. J. MATTOS, M. BLECHER, S. Metodologia da Pesquisa em Educação Física: construindo sua monografia, artigos e projetos. 3.ed. São Paulo: Phorte, p.


Carregar ppt "CITAÇÕES UNIPAC – UBERLÂNDIA/MG CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google