A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna"— Transcrição da apresentação:

1 FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna

2 FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO
A reprodução humana normal envolve a interação entre vários hormônios e órgãos, a qual é controlada pelo HIPOTÁLAMO.

3 FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO

4

5 Funções da testosterona
Estimula o crescimento dos pelos no púbis, abdome, na face, e por todo o resto do corpo (menos intenso). Promove o engrossamento da voz, através da hipertrofia da mucosa da laringe e também o aumento deste órgão. Estimula o anabolismo das proteínas estimulando o crescimento muscular, que no geral é de cerca de 50% em relação às mulheres. Estimula a retenção de cálcio e aumentando sua deposição nos ossos o que aumenta a quantidade da matriz óssea, acredita-se que isso ocorra pela função anabólica protéica geral da testosterona. Estimula o metabolismo basal, no ser humano até 15%, na vida adulta pode variar de 05 a 10%. Estimula a formação de eritrócitos de 15 a 20%.

6

7

8 Funções do estrogênio Sua principal função consiste em determinar o crescimento e proliferação celular de tecidos e órgãos sexuais e tecidos que estejam relacionados com a reprodução. - Durante a puberdade promove o crescimento do útero (podendo até dobrar de tamanho). Estimula o desenvolvimento das mamas. É importante ressaltar que quem causa o desenvolvimento final das mamas são a progesterona e a prolactina. Estimulam a atividade dos osteoblastos, por isso as mulheres crescem rapidamente na puberdade. Aumenta a síntese protéica, principalmente durante o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Aumenta o metabolismo geral de todo o corpo. Estimula o crescimento das trompas de Falópio. - Na vagina modifica o epitélio vaginal do tipo cubóide para estratificado, e na genitália externa estimula a deposição de gordura no púbis e nos grandes lábios e aumento dos pequenos lábios.

9 Funções da progesterona
Sua principal função consiste em promover alterações secretoras do endométrio uterino durante a segunda metade do ciclo mensal feminino para preparar o útero para o ovo fertilizado. Promove o desenvolvimento dos lóbulos e alvéolos das mamas, assim estes adquirem capacidade secretora. Este hormônio também promove o aumento do volume das mamas sendo responsável pelo seu desenvolvimento final. Os estrogênios estimulam a secreção de altos níveis de fluxo sanguíneo uterino, para preparar o recebimento do óvulo fertilizado, diminui a freqüência e intensidade das contrações uterinas, promove o aumento da secreção do revestimento mucoso das tubas de Falópio (secreções necessárias para a nutrição do ovo). - Juntamente com o estrogênio, a progesterona estimula o crescimento de glândulas endometriais.

10

11 NÃO HOUVE FERTILIZAÇÃO
MENSTRUAÇÃO NÃO HOUVE FERTILIZAÇÃO HOUVE FERTILIZAÇÃO E AGORA?!

12

13


Carregar ppt "FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google