A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Campo Multiplicativo Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Campo Multiplicativo Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA."— Transcrição da apresentação:

1 Campo Multiplicativo Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I 2009/01 30/04/2009

2 Nos PCNs qual é a idéia que se tem da multiplicação? Qual é a proposta do texto estudado para o campo conceitual multiplicativo? p.202

3 Multiplicação Comparativa tantas vezes mais, tantas vezes menos

4 Proporcionalidade multiplicar por ou dividir entre

5 Configuração retangular Idéia de área

6

7

8

9 Combinatória Combinação - Contagem

10 Felipe tem 3 calções e 4 camisetas. Quantos trajes diferentes ele pode formar com estas peças? Dica: Para facilitar, podemos organizar uma tabela:

11 E para compreender a multiplicação, afinal, o que é necessário?

12 Aquisições fundamentais: Uma delas é a possibilidade da criança constatar a presença do operador multiplicativo, o que lhe permitirá fazer antecipações do número n de conjuntos. Outra aquisição é a capacidade de realizar uma compensação exata entre as duas variáveis: n (número de vezes ou de conjuntos) e x (o número de elementos de cada conjunto). p.202

13 Variáveis: questão importante Quanto penso em 3 x 2 como refiro-me especificamente a elementos ou conjuntos? Pois, aí está a confusão!!! 3 o números de vezes 2 o número de elementos de cada conjunto.

14

15 Isso significa que para compreender a multiplicação, é necessário considerar o número de operações realizadas (operador multiplicativo) que indica o número de vezes que se repete um determinado conjunto, pois trata-se de operações com conjuntos e não só com elementos.p.203

16 A pesquisa: Quais eram os objetivos? p.206

17 Conduta I E quatro caminhões? Conserva resultado final.

18 Conduta II E 5 carrinhos? Intuição.

19 Conduta III E 4 bonecas? Adivito.

20 Conduta IV A criança antecipa o número de ações a realizar e chega a um resultado correto. Porque 7 x 7 = 49

21 2ª Parte da pesquisa Com alunos de conduta III e IV, em virtude da reversibilidade do pensamento (divisão).

22 Conduta I Sabem quanto gastam pra comprar vários objetos. Ausência de reversibilidade de pensamento. p.210

23 Conduta II Por procedimentos empíricos, escolhe os objetos e verifica a possibilidade de comprá-los. p.210

24 Conduta III Tal como conduta II, mas a criança verifica a possibilidade de compra de todos os objetos. p.211

25 Conduta IV Não se utiliza procedimentos empíricos; Antecipa todas as possíveis combinações. p.211

26 Resultados da Intervenção Atividade que envolve o conceito de área Jogo dos Pontos Coloridos Jogo do Buraco p.213

27 Referências SARAVALI, Eliane Giachetto. Intervenção psicopedagógica na construção da noção de multiplicação. Cadernos de Educação. N.24, jan/jun pdf 1.pdf ra%20andrea.pdf ra%20andrea.pdf ontro_66.pdf ontro_66.pdf


Carregar ppt "Campo Multiplicativo Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google