A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMÂNTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMÂNTICA."— Transcrição da apresentação:

1 SEMÂNTICA

2 Semântica é uma parte dos estudos linguísticos que se ocupa do significado em geral
Sinônimos / Polissemia / Significação contextual Significado literal e não-literal / Paráfrase Efeito de sentido / Ambiguidade / Ampliação de sentido / Paronomásia / Significados implícitos , pressupostos e subentendidos / Compatibilidade e incompatibilidade semântica

3 Mecanismos de combinação de palavras
Ao saber que um sobrinho havia levado uma mordida, minha mulher perguntou: “Afinal, quem mordeu o Pedro?” A resposta foi imediata: “Foi a cachorra da namorada do João neurótica.” 1- a cachorra, que é neurótica e pertence à namorada do João? 2- a cachorra, que pertence à namorada neurótica do João? 3- a namorada do João, que, além de ser uma “cachorra”, é uma neurótica?

4 Precisão conceitual Deve-se escolher a palavra que traduza com a maior exatidão possível o significado que o enunciador pretende criar: “Às 10 h de hoje será julgado o empresário acusado de matar a esposa. O advogado de defesa do assassino está confiante na absolvição de seu cliente.”

5 “É injusto se falar de droga no futebol só por causa de um ou dois casos, como o que aconteceu com Ronaldo, com o Robinho que teve esse problema.” Foi o que disse Pelé, mas referindo-se aos problemas que Robinho (acusação de estupro na Inglaterra) e Ronaldo (travestis no Rio de Janeiro) tiveram fora de campo. (Entrevista de Pelé)

6 Sinônimos São palavras de sentido aproximado, mas não de sentido idêntico. “Os assalariados é que estão sofrendo com a recessão. Vítimas de medidas econômicas cruéis, esses infelizes não creem mais no governo.”

7 (Unicamp-2005) Foi no tempo em que a Bandeirantes recém-inaugurara suas novas instalações no Morumbi. Não havia transporte público até o nosso local de trabalho, e a direção da casa organizou um serviço com viaturas próprias. (…) Paraná era um dos motoristas. (…) Numa das subidas para o Morumbi “fechou” sem nenhuma maldade um automóvel. O cidadão que o dirigia estava com os filhos, era diretor do São Paulo F.C., e largou o verbo em cima do pobre do Paraná. Que respondeu à altura.

8 Logo depois que a perua chegou ao Morumbi, todo mundo de ponto batido, o automóvel para em frente da porta dos funcionários, e o seu condutor desce bufando: “Onde está o motorista dessa perua? (e lá vinha chegando o Paraná). Você me ofendeu na frente dos meus filhos. Não tem o direito de agir dessa forma, me chamar do nome que me chamou. Vou falar ao João Saad, que é meu amigo!” E o Paraná, já fuzilando, dedo em riste, tonitruou em seu sotaque mais que explícito:

9 “Le” chamei e “le” chamo de novo… veado … veado…
Não houve reação da parte ofendida. Substitua ‘tonitruou’ por outra palavra ou expressão.

10 Polissemia Consiste na possibilidade de uma palavra assumir vários significados: Nosso céu tem mais estrelas. Não desanime, meu filho, confie na sua estrela. Fernanda Montenegro é uma estrela co cinema e do teatro nacional

11 ACM bate boca porque está acostumado a bater: bateu continência para os militares, bateu palmas para Collor e quer bater chapa em Mas o que falta é que lhe bata uma dor de consciência e bata em retirada. (Virgílio Guimarães – deputado petista)

12 (Unicamp 2005)   Em um jornal de circulação restrita, vemos, na capa, a seguinte chamada: Inspire saúde! Sem fumar, respire aliviado!

13 No interior do Jornal, a matéria começa da seguinte forma: Desperte o não-fumante que há em você!, seguida logo adiante de O fumante passivo — aquele que não fuma, mas frequenta ambientes poluídos pela fumaça do cigarro — também tem sua saúde prejudicada.

14 Levando em consideração os trechos citados, observamos, na chamada da capa, um interessante jogo polissêmico. a) Apresente dois sentidos de ‘Inspire’ em ‘Inspire saúde!’. Justifique.  b) Apresente dois sentidos de ‘aliviado’ em ‘respire aliviado!’. Justifique.

15 Respostas: a) Em “inspire saúde”, o verbo inspirar pode assumir tanto o sentido de introduzir ar puro nos pulmões, inalar — o que é reforçado pelo termo “respirar” — quanto o sentido de estimular o desejo de ser saudável, ou seja, influenciar outras pessoas a deixar o vício de fumar.

16 b) O termo “aliviado” comporta o sentido geral de tornar leve
b) O termo “aliviado” comporta o sentido geral de tornar leve. No contexto, manifesta dois sentidos específicos: pode traduzir a ideia de livrar-se do peso do próprio vício (“Desperte o não-fumante que há em você!”) e a de livrar a si e aos outros, os não-fumantes, do incômodo e dos prejuízos causados pela fumaça do cigarro (“O fumante passivo — aquele que não fuma, mas frequenta ambientes poluídos pela fumaça do cigarro — também tem sua saúde prejudicada.”).

17 (Unicamp-2006) Na sua coluna diária do Jornal Folha de S
(Unicamp-2006) Na sua coluna diária do Jornal Folha de S. Paulo de 17 de agosto de 2005, José Simão escreve: “No Brasil nem a esquerda é direita!”. a) Nessa afirmação, a polissemia da língua produz ironia. Em que palavras está ancorada essa ironia? b) Quais os sentidos de cada uma das palavras envolvidas na polissemia acima referida? c) Comparando a afirmação “No Brasil nem a esquerda é direita” com “No Brasil a esquerda não é direita”, qual a diferença de sentido estabelecida pela substituição de ‘nem’ por ‘não’?

18 Respostas esperadas: a) A ironia está presente nas palavras “esquerda e direita”. a) Esquerda significa “tendência política ligada a reivindicações populares, trabalhistas, socialistas.. Direita designa, como substantivo, “tendências conservadoras” e, como adjetivo, “correta, honesta”. A polissemia criada pelo autor ironiza os partidos de esquerda que não agem com honestidade, integridade.

19 c) “Nem”, no contexto, expressa a ideia de adição e significa “inclusive não”, “também não”, ou seja, implica a ideia de que todos não agem com honestidade, inclusive a esquerda. Já o sentido de “não” é apenas de negação e entende-se que a esquerda não é honesta.

20

21 (Unicamp-2010) Nessa propaganda do dicionário Aurélio, a expressão “bom pra burro” é polissêmica, e remete a uma representação de dicionário. a) Qual é essa representação? Ela é adequada ou inadequada? Justifique. b) Explique como o uso da expressão “bom pra burro” produz humor nessa propaganda.

22 Respostas: a) Essa representação é decorrente da expressão “pai dos burros”, atribuída ao dicionário. Ela é inadequada porque leva à pressuposição de que o dicionário é apenas destinado às pessoas “burras”, que têm “inteligência limitada”, sendo que o uso do dicionário é irrestrito.

23 b) O uso da expressão “bom para burro”
produz humor justamente por poder ser lida tanto como “muito bom”, indicando grande quantidade e intensidade, quanto como “para burros”, indicando o destinatário (“o burro”), o usuário exclusivo do dicionário, segundo essa representação.

24 Parônimos São palavras que possuem semelhança no plano da expressão, mas sentido diferente. Com a alta dos preços, a inflação será alta neste ano. Cometida a infração, o motorista será multado.

25 “Arthur Moreira Lima e Diogo Pacheco
O Brasil tem Concerto”

26 (Unicamp-2012) O parágrafo reproduzido abaixo introduz a crônica intitulada Tragédia concretista, de Luís Martins. O poeta concretista acordou inspirado. Sonhara a noite toda com a namorada. E pensou: lábio, lábia. O lábio em que pensou era o da namorada, a lábia era a própria. Em todo o caso, na pior das hipóteses, já tinha um bom começo de poema. Todavia, cada vez mais obcecado pela lembrança daqueles lábios, achou que podia aproveitar a sua lábia e, provisoriamente desinteressado da poesia pura, resolveu telefonar à criatura amada, na esperança de maiores intimidades e vantagens. Até os poetas concretistas podem ser homens práticos.

27 a) Compare lábio e lábia quanto à forma e ao significado
a) Compare lábio e lábia quanto à forma e ao significado. Considerando a especificidade do poeta, justifique a ocorrência dessas duas palavras dentro da crônica. b) Explique por que a palavra todavia (linha 3) é usada para introduzir um dos enunciados da crônica.

28 Respostas: a) Os termos “lábios e lábias” são parônimos, isto é, têm semelhança sonoras e gráficas, apesar de sentidos diferentes. O termo “lábia” é uma artimanha para persuadir ou convencer alguém. No texto, “lábio” relaciona-se à amada; “lábia”, ao poeta.

29 b) A palavra “todavia” pressupõe mudança de direção
b) A palavra “todavia” pressupõe mudança de direção. O poeta, ao sonhar com a namorada, encontrou inspiração para construir um poema, mas, ao se lembrar dos lábios dela, muda a ação da criação poética para a de telefonar para a amada, com intuito de encontrá-la.

30 Significados literal e não-literal
Denotação (referencial) sentido primeiro (aceito pelo coletivo) sentido “próprio” (não figurado) elemento estável da significação de uma palavra, denota, remete ou se refere a um objeto do mundo extralinguístico (objeto real ou imaginário) elemento não subjetivo (analisável fora do discurso: contexto)

31 Conotação sentido figurado (metafórico) elementos subjetivos (que variam segundo o contexto) interpretação individual (afetiva ou emocional, condicionada à experiência ou à vivência do receptor: leitor, ouvinte) resulta de associações de ideias de ordem abstrata relaciona coisas análogas ou assemelhadas

32 (Unicamp 2005) Na primeira página da Folha de S
(Unicamp 2005) Na primeira página da Folha de S. Paulo de 22 de outubro de 2004, encontramos uma sequência de fotos acompanhada de uma legenda cujo título é: “A QUEDA DE FIDEL”. No texto da legenda, o jornal explica: O ditador cubano, Fidel Castro, 78, se desequilibra e cai após discursar em praça de Santa Clara (Cuba), em evento transmitido ao vivo pela TV; logo depois, ele disse achar que havia quebrado o joelho e talvez um braço, mas que estava “inteiro”; mais tarde, o governo divulgou que Fidel fraturou o joelho esquerdo e teve fissura do braço direito.

33 a) O que a leitura desse título provoca? Por quê?
b) Proponha um outro título para a legenda. Justifique.

34 (Unicamp) Demora O Ministério da Saúde calcula que em janeiro já poderá deflagrar o programa emergencial de saúde para os ianomanis, em Rondônia. Até lá os mosquitos transmissores da malária estão proibidos de picar os índios. (Folha de S. Paulo, “Painel”)

35 a) Identifique e transcreva a passagem que, no texto, não deve ser interpretada literalmente. b) Explique por que a inclusão dessa passagem deixa clara a posição crítica e irônica do jornal com relação aos prazos propostos pelo Ministério da Saúde para começar a resolver o problema da malária entre os índios.

36 Perigo Árvore ameaça cair em praça do Jardim Independência Um perigo iminente ameaça a segurança dos moradores da rua Lúcia Tonon, no Jardim Independência. Uma árvore, com cerca de 35 metros de altura, que fica na Praça Conselheiro da Luz, ameaça cair a qualquer momento. (...) A árvore é do tipo Cambuí e está muito próxima à rede de iluminação pública e das residências. “O perigo são as crianças que brincam no local”, diz Sérgio Marcatti, presidente da associação de bairro.

37 a) O que pretendia afirmar o presidente da associação?
b) O que afirma ele, literalmente?

38 1- (Unifesp- 2008) Leia a charge:

39 a) Do ponto de vista linguístico, o que gera a confusão das personagens?
b) Que ideia está subentendida no ponto de vista de cada personagem?

40 Respostas esperadas: 1 a)- Do ponto de vista linguístico, ocorre confusão devido à semelhança da pronúncia do nome da personagem de televisão “Chaves” com o nome do Presidente “Chávez”. 1 a)- Do ponto de vista linguístico, o que gera a confusão das personagens é o fato de ambas as personalidades referidas possuírem o mesmo nome, somente com uma pequena alteração fonética. Entretanto a sonoridade dessas palavras é a mesma, gerando certa confusão.

41 Resposta esperada: 1 b) A personagem feminina se refere ao programa televisivo que leva o nome de “Chaves” e, de acordo com o seu sorriso, ela aprecia o programa em questão e considera satisfatório assistir a ele repetidas vezes. Já o garoto tem em mente o líder político Hugo Chávez e considera insatisfatória a convivência com o presidente da Venezuela e suas ações durante 24 horas por dia.

42 Paráfrase Parafrasear consiste em transcrever, com novas palavras, as ideias centrais de um texto. Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá, As aves que aqui gorjeiam Não gorjeiam como lá. (Gonçalves Dias, “Canção do exílio”).

43 Minha terra tem palmares onde gorjeia o mar os passarinhos daqui não cantam como os de lá. (Oswald de Andrade, “Canto de regresso à pátria”).

44 (Unicamp-2010) A propaganda abaixo explora a expressão idiomática ‘não leve gato por lebre’ para construir a imagem de seu produto: NÃO LEVE GATO POR LEBRE SÓ BOM BRIL É BOM BRIL a) Explique a expressão idiomática por meio de duas paráfrases. b) Mostre como a dupla ocorrência de BOM BRIL no slogan ‘SÓ BOM BRIL É BOM BRIL’, aliada à expressão idiomática, constrói a imagem do produto anunciado.

45 a) Duas paráfrases possíveis:
“Não se deixe enganar pelas aparências.” “Não leve produto de qualidade inferior, pensando ser superior.” b) A dupla ocorrência de BOM BRIL no slogan atribui ao produto a qualidade de superioridade, de originalidade. Assim, todos os produtos similares não passariam de meras cópias, de inferior qualidade.

46 Compatibilidade de sentido
O batuque no piano irresistível de Tânia Maria Anúncios classificados Faça o teste Anuncie você também A bomba caiu justamente no hospital

47 (Unicamp-2008) O seguinte enunciado está presente em uma campanha publicitária de provedor de Internet: Finalmente um líder mundial de Internet que sabe a diferença entre acabar em pizza e acabar em pizza. Terra. A Internet do Brasil e do mundo.

48 a) A propaganda joga com um duplo sentido da expressão “acabar em pizza”. Qual é o duplo sentido?
A propaganda trabalha com esse duplo sentido para construir a imagem de um provedor que se insere em âmbitos internacional e nacional. De que modo a expressão “acabar em pizza” ajuda na construção dessa imagem?

49 Respostas: a) A expressão pode ser interpretada em seu sentido literal ou em sentido não literal. No primeiro caso, entende-se como terminar um evento com uma refeição em que seja servida pizza. No segundo, a expressão normalmente é empregada para fazer referência à impunidade, assumindo conotação pejorativa.

50 b) A expressão reforça a imagem de que o provedor Terra está inserido no âmbito mundial e nacional. Isso se dá porque o sentido não literal da expressão só se verifica no contexto da realidade brasileira, então aquele enunciador que captasse, além do sentido literal, o não literal, revelaria seu conhecimento da realidade e da cultura do Brasil. Já o sentido literal, reforçaria a presença internacional do anunciante.

51 AMPLIAÇÃO DE SENTIDO A palavra passa a ter um significado mais amplo do que o original: “ --- Filho, o que é exatamente ficar? --- Ficar, é assim ... ficar com uma garota. --- Não há perigo dela ficar ... --- Não!”

52 PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS
PRESSUPOSTOS são significados que não vêm expressos diretamente por palavras que ocorrem no texto, mas são depreendidos indiretamente por estarem implicados nas que vêm expressas. O professor ainda não chegou. ( O pressuposto é que ele deveria ter chegado)

53 SUBENTENDIDO – o falante diz uma coisa e deixa por conta do seu interlocutor compreender o outro significado desencadeado pelo que foi dito. Mais uma vez eu peço “Pare de falar!”

54 (Unicamp) Dois adesivos foram colocados no vidro de um carro: Em cima: DEUS É FIEL E bem embaixo: PORQUE PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL

55 É possível ler os dois adesivos em sequência, constituindo um único período. Neste caso:
a) O que se estaria afirmando sobre a fidelidade? b) O que o dono do carro poderia estar querendo afirmar sobre si mesmo?


Carregar ppt "SEMÂNTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google