A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRISTO REDENTOR Carmen de Melo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRISTO REDENTOR Carmen de Melo."— Transcrição da apresentação:

1 CRISTO REDENTOR Carmen de Melo

2 Das alturas azuis, de sobre o Corcovado,
Serenando no gesto o oceano agitado, Medita o Nazareno! Sobem vagas a Deus, numa salva de espumas, E nasce o luar abrindo a noite envolta em brumas, E O torna mais sereno

3 Entre as ondas e o céu, numa concha azulada,
Brilha o Eterno Senhor, na graça imaculada De uma pérola fina. Esta jóia, que é Deus, coroa Guanabara, E, da fronte gentil de uma formosa iara, O oceano domina.

4 Deslisa o luar nas águas alargando as vestes,
Com que a noite vestiu, das alvuras celeste, O Cristo Redentor. E o corpo de Jesus, que surge do oceano, Chega ao céu infinito, em vulto soberano De um só dominador.

5 Mãos abertas à luz, desfolha as nebulosas
Que, do alto céu azul, numa chuva de rosas, Precipitam pelo ar, Entre barcas azuis bailando tarantelas, Na música do vento, um orfeão de estrelas Incendiando o mar Guanabara adormece... Ao longe, maravilha! As auras jorram luar no cântaro de uma ilha Que as palmeiras cercaram. Água viva de luar! Paquetá soberana Ergue o cântaro ao céu, como a Samaritana, Aos lábios que a imploraram.

6 E Jesus vem beber, na concha das palmeiras,
A frescura sem par das noites brasileiras Diluídas em luar Desce o monte a rezar. Caminha sobre as águas Descansa em Paquetá e esquece o fel das máguas Porque esteve a chorar. A volta é uma ascensão ao luzeiro dos astros, E fogem para o céu os pavilhões nos mastros, Em subindo o Senhor... Como é leve esta Cruz e é doce este Calvário O Cruzeiro do Sul, ao mavioso rosário Que reza um pescador.

7 Outra vez, o Tabor resplende sob a aurora.
E, entre fogos de luz, o Corcovado agora É um trono cintilante. E a coroa do sol que lá vem despontando, O corpo de Jesus já vai transfigurando E fulge um diamante. Entre nuvens, desfila o exército das aves. São gaivotas azuis cantando as notas graves De um coro triunfal: Vão a Deus desfraldando a auvi-verde bandeira Do mar que se levanta, à harmonia guerreira Do hino nacional.

8 Ao sorriso de Deus, Guanabara desperta.
A alma do meu Brasil, numa enseada aberta, Comunga o Deus do Amor! Tem poemas o mar nas praias do universo: Guanabara, uma concha. E a pérola do verso, O Cristo Rendentor! By Mel


Carregar ppt "CRISTO REDENTOR Carmen de Melo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google