A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR EM FORMAÇÃO: TECENDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR EM FORMAÇÃO: TECENDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR EM FORMAÇÃO: TECENDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
Prof. Rudimar Serpa de Abreu Coordenador Institucional do PIBID/Unisc Pró-Reitoria de Graduação Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

2

3 A GESTÃO DO PROGRAMA E A RELAÇÃO INSTITUCIONAL

4 Projeto Institucional:
O PIBID na Unisc Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas Projeto Institucional: 373 bolsistas EQUIPE DE GESTÃO Coordenador Institucional Rudimar Serpa de Abreu Coordenadora de Gestão Pedag. ... Carmen Lucia de Lima Helfer Assessoria Administrativa Aline Pereira Assessoria Tecnológica Joice Lanzarini Secretário Anderson Luiz dos Santos

5 O PIBID na Unisc 11 Subprojetos Professor em formação:
tecendo possibilidades pedagógicas 11 Subprojetos Pedagogia Carla Lavínia Pacheco da Rosa Computação Márcia J. Kniphoff da Cruz Matemática Ivonne Maria Gassen Letras Ângela Cogo Fronckowiak Letras/Inglês Carlos Renê Ayres Letras/Espanhol Vera Lucia Travi Ciências Biológicas Tânia Bernhard Educação Física Miria Suzana Burgos Química Wolmar Alípio Severo Filho História José Martinho Remedi Filosofia, Hist. e Geografia . Ernesto Luiz Alves

6 O PIBID na Unisc 10 Escolas Professor em formação:
tecendo possibilidades pedagógicas 10 Escolas ESCOLAS ESTADUAIS Estado de Goiás Nossa Senhora do Rosário Alfredo José Kliemann Santa Cruz Carlos Fröhlich Professor Luiz Dourado ESCOLAS MUNICIPAIS Menino Deus São Canísio Santuário Duque de Caxias

7 Como manter a unidade, identidade e a institucionalidade do
PIBID Unisc 1º) A construção dos princípios pedagógicos institucionais 2º) A construção dos ambientes de aprendizagem (presenciais e virtuais) para todos os bolsistas Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

8 A construção dos princípios pedagógicos institucionais
Como manter a unidade, identidade e a institucionalidade do PIBID Unisc A construção dos princípios pedagógicos institucionais Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

9 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
Ensino-aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências A competência como capacidade de lançar mão dos mais variados recursos o conhecimento e da inteligência, de maneira criativa e adequada, diante de uma determinada situação (PERRENOUD, 2000). Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

10 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
Autonomia e protagonismo Autogerenciando o seu aprendizado, o aluno estará aprendendo a aprender, conquistando autonomia para buscar informações, desenvolvendo uma postura crítica, fazendo escolhas, elaborando projetos pessoais, participando de projetos coletivos e adquirindo competência para discernir entre diferentes visões pedagógicas. Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

11 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
Contextualização do processo de ensinar e aprender Contextualizar o conhecimento para o aluno e, portanto, promover aprendizagem. Ao promover sentido, a contextualização faz com que os currículos se aproximem dos alunos, de suas escolhas, ressignificando suas visões de mundo por diferentes contextos da sociedade. Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

12 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
Interdisciplinaridade A interdisciplinaridade amplia a visão de mundo dos alunos, possibilitando a leitura da realidade sob diferentes enfoques, além da construção de saberes com informações e procedimentos de diferentes campos do conhecimento. Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

13 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
Aprendizagem como processo de construção colaborativa O trabalho individual é parte importante da aprendizagem colaborativa. É individualmente que o sujeito se prepara para as atividades que realizará em equipe, assim como para exercitar e consolidar as habilidades e os conhecimentos que desenvolveu estudando em grupo. Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

14 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
Pesquisa como princípio educativo O professor que tem a pesquisa como princípio educativo entende que o processo de ensino-aprendizagem deve ser problematizado, indagado, registrado e modificado em função das reflexões e ações cotidianas. Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

15 PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS
Avaliação formativa e processual A finalidade da avaliação é diagnosticar e acompanhar as conquistas e as necessidades dos participantes do programa. Não deve ser concebida como algo distinto do processo de aprendizagem, mas como parte integrante deste e a serviço da gestão e do planejamento. Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

16 A construção dos ambientes de aprendizagem (presenciais e virtuais)
Como manter a unidade, identidade e a institucionalidade do PIBID Unisc A construção dos ambientes de aprendizagem (presenciais e virtuais) Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

17 AMBIENTES PRESENCIAIS
O grupo de Gestão Administrativa: Coordenador Institucional, Coordenador de Gestão, Equipe Administrativa e Técnica = encontros semanais; O grupo de Gestão Didático-Pedagógica: Coordenador Institucional, Coordenador de Gestão, Equipe Administrativa e Técnica, Coordenadores de Áreas, Supervisores, Representantes dos Bolsistas de Iniciação à Docência e Diretores das Escolas = encontros mensais; Os grupos de Estudos e Planejamentos: Estudantes = encontros semanais na Universidade e Supervisores =encontros semanais nas Escolas Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

18 AMBIENTES PRESENCIAIS
A iniciação à docência na escolas: Os estudantes atuam nas escolas através da docência assistida (monitoria), oficinas de aprendizagem, -projetos interdisciplinares e -gestão escolar. Formação Continuada – Eventos (para todos bolsistas) Capacitação de Verão e Capacitação de Inverno (40 horas-férias); Seminários Integradores (6 horas-bimestrais-sábados); Encontro Nacional do PIBID Unisc (20 horas-anual); Reuniões Técnicas de Planejamento Geral (4 horas-bimestrais); Momentos culturais (teatro, música, cinema...) AMBIENTES PRESENCIAIS Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

19 AMBIENTE S VIRTUAIS A Sala Virtual do PIBID Unisc:
Ambiente virtual organizado na Plataforma Moodle e gerenciado pela Coordenação Institucional e Assessoria Técnica que integra todos os participantes do Programa Atividades desenvolvidas na Sala Virtual : Avisos importantes para todos os pibidianos e/ou subprojetos; Mensagens entre os subprojetos; Telefone sem fio; Roteiros de Estudos; Cursos de Curta duração; Entre outros . Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

20

21

22 ROTEIRO DE ESTUDOS do PIBID/Unisc

23 Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas
O PIBID/Unisc Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas ROTEIROS DE ESTUDOS 1 = O PIBID/Unisc; 2 = Os novos tempos da educação no século XXI; 3 = O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões e princípios ; 4: Tecendo redes de aproximação entre o contexto escolar e os subprojetos do PIBID/Unisc. Mapas Conceituais: tecendo redes de conhecimento;

24 Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas
O PIBID/Unisc Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas ROTEIROS DE ESTUDOS 5 = O Enriquecimento da Experiência: aproximando teoria e prática; 6 = Metodologias de Ensino: vivenciando propostas interdisciplinares de aprendizagem; 7 = Dificuldades de Aprendizagem: da identificação ao projeto de intervenção.

25 Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas
O PIBID/Unisc Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas ROTEIROS DE ESTUDOS 8 = Laboratório de aprendizagem e sala de aula: espaços de reflexão, superação e desafio; 9 = As intervenções pedagógicas nos laboratórios de aprendizagem: a relação refletida entre teoria e prática; 10 = Docência assistida – monitoria (em elaboração).

26 AMBIENTE S VIRTUAIS Rede Social FACEBOOK:
Atividades desenvolvidas no Facebock Socializa ações dos Subprojetos; Constrói uma comunidade de pibidianos de outras IES; Divulga cursos e capacitações. Entre outros . Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

27 AMBIENTE S VIRTUAIS Cursos EAD de curta duração: Alfabetização e Letramento, Avaliação, Projetos pedagógicos, Educação e Tecnologias, Educação ambiental, entre outros. Professor em formação: tecendo possibilidades pedagógicas

28 Muito Obrigado!


Carregar ppt "PROFESSOR EM FORMAÇÃO: TECENDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google