A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares."— Transcrição da apresentação:

1

2 Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares

3 O QUE É O PROGESTÃO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA, ORGANIZADO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, PARA ATENDER EM SERVIÇO, GESTORES ESCOLARES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PAÍS. PROMOÇÃO DO CONSED E DE UM GRUPO DE SECRETARIAS DA EDUCAÇAO, COM O APOIO E COOPERAÇÃO DA UNED, FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO E FUNDAÇÃO FORD.

4 RESPONSABILIDADES DOS PARCEIROS CONSED: DESENVOLVIMENTO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS TREINAMENTO DOS MULTIPLICADORES ESTADUAIS ASSESSORAMENTO, ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO ESTADO DA BAHIA/MUNICÍPIOS: FINANCIAMENTO DOS MATERIAIS E TREINAMENTO DOS MULTIPLICADORES E TUTORES LOCAIS IMPRESSÃO DOS SEUS MATERIAIS EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA

5 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO PROGESTÃO -BAHIA

6 SEC/SUPAV/CPE COORDENAÇÃO ESTADUAL DO PROGESTÃO PROGESTÃO REDE ESTADUAL PROGESTÃO REDE MUNICIPAL MULTIPLICADOR CENTRAL POLOS DIREC MULTIPLICADORES REGIONAIS MULTIPLICADORES MUNICIPAIS TUTORES CURSISTAS ESCOLAS

7 Argumentos Básicos Para o Programa MELHORAR O DESEMPENHO E QUALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA: AUXILIAR AS LIDERANÇAS ESCOLARES A SUPERAR DIFICULDADES DA GESTÃO COTIDIANA DAS ESCOLAS, SEM RETIRÁ-LOS DAS SUAS ATIVIDADES; ADOTAR O PROGRAMA COMO POLÍTICA VOLTADA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DEMOCRÁTICO DE AUTONOMIA, COM FOCO NO SUCESSO DOS ALUNOS; CONSTRUIR E ASSEGURAR UM PADRÃO DE QUALIDADE COMUM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS GESTORES ESCOLARES;

8 Pesquisa Prévia ao PROGRAMA (CONSED) Entre os problemas enfrentados pelos gestores escolares foram identificadas dificuldades das equipes escolares no trato com : Processos participativos; Relações com a comunidade; Coordenação pedagógica da escola; Gestão financeira; Gestão de recursos humanos; Evasão e repetência ; Violência; Indisciplina; Articulação do corpo técnico e administrativo; Funcionamento dos conselhos escolares.

9 OBJETIVO GERAL FORMAR LIDERANÇAS ESCOLARES COMPROMETIDAS COM A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA, FOCADA NO SUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS.

10 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1-Contribuir para desenvolver um perfil de liderança democrática; 2-Desenvolver competências em gestão escolar; 3-Valorizar a prática profissional dos gestores escolares; 4-Desenvolver a autonomia de estudo dos gestores na perspectiva de sua educação continuada; 5-Estimular o desenvolvimento de redes de intercâmbio de experiências e informações em gestão escolar; 6-Fortalecer o processo de democratização e autonomia das escolas públicas; 7-Colaborar com a profissionalização da gestão escolar;

11 Público Alvo (gestores da escola) (gestores da escola) Participação no Programa (em equipe) Currículo – Modular (por problemas) (foco - competências profissionais )

12 CARGA HORÁRIA 300 horas distribu í das em: 222 horas de estudos a distância 78 horas de estudos presenciais

13 Módulo 0Tema: Programa Progestão / Módulo de sensibilização Ação: apresentar o Progestão para a comunidade escolar. Módulo ITema: Como articular a função social da escola com as especificidades / demandas da comunidade? Conteúdos complementares: Legislação educacional, valores e cultura ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR

14 Módulo IITema: Como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? Conteúdos complementares: Colegiado Escolar, Grêmio Estudantil, Associação de Pais e Eleição de Gestores Módulo IIITema: Como promover a construção coletiva do Projeto Pedagógico da Escola? Conteúdos complementares: Regimento Escolar, Projeto Pedagógico, Gestão democrática ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR

15 Módulo IVTema: Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola? Conteúdos complementares: Concepções de educação, Pró-letramento, EJA, TOPA e Sistemas de Avaliação (SUPAV/CAV): Círculos de Avaliação e Avalie Módulo VTema: Como construir e desenvolver os princípios de convivência democrática na escola? Conteúdos complementares: Diretrizes Regimentais, Estatuto da Criança e do Adolescente, Conselho Comunitário de Segurança Pública, Associações Comunitárias

16 Módulo VITema: Como gerenciar os recursos financeiros? Conteúdos complementares: PDE, PDDE, Caixa Escolar e Projeto Pedagógico. Módulo VIITema: Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da Escola? Conteúdos complementares: PDE, Campanha de Conservação da Escola Pública, Escola e Cultura Local, Prêmio Nacional de Gestão Escolar. ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR

17 Módulo VIIITema: Como desenvolver a gestão dos servidores na escola? Conteúdos complementares: Gestar, PDE, Colegiado Escolar, Rede Nacional de Referencia em Gestão Escolar – RENAGESTE Módulo IXTema: Como avaliar o desempenho institucional da Escola? Conteúdos complementares: Manual de Indicadores da Qualidade na Educação – INDIQUE, Sistemas de Avaliação (SUPAV/CAV): Círculos de Avaliação, Avalie e SABE ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR

18 Módulo X Tema: Como articular a gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação para a melhoria do desempenho escolar? Conteúdos complementares: Projeto Pedagógico, Sistemas de Avaliação (SUPAV/CAV): Círculos de Avaliação, Avalie, SABE, Prova Brasil, Provinha Brasil, ENEM, IDEB ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR

19 CURSO A DISTÂNCIA (componentes) OS MATERIAIS INSTRUCIONAIS (Mídias - Impresso) O SISTEMA DE AVALIAÇÃO (descentralizado) O SISTEMA DE APOIO À APRENDIZAGEM (tutoria/comunicações)

20 MATERIAL DO CURSISTA Parceria MEC / CONSED /ESTADO. Kit com 10 Módulos + Guia Didático + Guia Estadual do PROGESTÃO

21 CARACTERÍSTICAS DO MATERIAL SÃO TEXTOS DIDÁTICOS ELABORADOS INTENCIONALMENTE PARA USO A DISTÂNCIA COM TECNOLOGIA APROPRIADA PARA A FORMAÇÃO DOS GESTORES EM SERVIÇO, COM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: CARÁTER AUTO-INSTRUCIONAL ARTICULADO A QUESTÕES DO COTIDIANO DAS ESCOLAS VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ADOTA AS OPÇÔES METODOLÓGICAS DA AÇÃO/REFLEXÃO/AÇÃO, DO APRENDER FAZENDO E DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

22 A Opção do Programa VÍNCULO COM A PRÁTICA SEM RENÚNCIA AOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS; DESENVOLVIMENTO DE UM PADRÃO DE GESTÃO; APORTE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO E DE UMA PRÁTICA SOBRE GESTÃO ESCOLAR; USO DE TECNOLOGIA A DISTÂNCIA COM MATERIAL ATRAENTE PARA QUEM ESTUDA E TRABALHA; ADOÇÃO DE UMA LÓGICA DE APRENDIZAGEM (Estudo Individual, em equipe e encontros presenciais); ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAS EM SERVIÇO.

23 AMBIENTES DE APRENDIZAGEM POR MÓDULO (30 h) ATIVIDADES A DISTÂNCIA: Estudo individual (50% a 60%) - Ênfase nos Cadernos de Estudo Estudo em equipe (20% a 25%) - Ênfase nos Cadernos de Atividades ATIVIDADES PRESENCIAIS Encontros presenciais ( 20% a 25%) - Atividades coletivas ( introdução, socialização, avaliação)

24 AMBIENTES DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA PRESENCIAIS INDIVIDUALEQUIPETUTORES 50% A 60% (15 A 18 H.) 20% A 25% (6 A 8 H.) 20 A 25% (6 A 8 H). Caderno de Estudo Caderno de Atividades Atividades com tutores Caderno de Atividades A DISTÂNCIA PRESENCIAIS

25 Sistema de avaliação ORIENTAÇÕES GERAIS: Avaliação deve ser: Diagnóstica Processual e formativa Voltado para o desenvolvimento das competências profissionais(objetivos das unidades) Auto-avaliativa De síntese DESCENTRALIZADO: Deve ter critérios definidos pelos Estados

26 Sistema de Apoio à Aprendizagem Tutoria Individual Coletiva Estruturas: meios de comunicação Estruturas físicas e/ou tecnológicas calendários

27 ABRANGÊNCIA DO PROGESTÃO NO ESTADO DA BAHIA

28 Sejam bem vindos !


Carregar ppt "Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google