A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar."— Transcrição da apresentação:

1 Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar

2 Calcula-se que o tempo geológico, ou seja, a idade do planeta Terra seja de 4,6 bilhões de anos. Durante este longo período a Terra passou por diversas mudanças que possibilitaram o surgimento e o desenvolvimento da humanidade. Acredita-se que os hominídeos, primeiros ancestrais dos seres humanos, surgiram em um período que se estende de 5.000.000 (cinco milhões) a 10.000 (dez mil) anos a.C. 6 milhões de anos Australopitheus (posição vertical) Homo Habilis (Primeiros utensílios) 3 milhões de anos 2 milhões de anos 1 milhão de anos Homo erectus 400 mil anos Domínio do fogo 150 mil anos Homo sapiens sapiens 100 mil anos Cabanas Homo sapiens Primeiras sepulturas 40 mil anos Arte figurativa 35 mil anos Primeiros habitantes da América vindos de outros continentes 5 mil anos 8 mil anos Periodização da Pré- história brasileira Formativo Agricultura, sedentarização, cerâmica. 10 mil anos Arcaico objetos de pedra lascada; ossos e dentes de animais; pedras polidas; habitações em grutas; início do cultivo de plantas 20 mil anos Paleoíndio objetos de pedra lascada; fohueiras; artefatos de osso. Paleolítico Inferior Paleolítico MédioNeolítico Mesolítico Idade dos Metais

3 Ainda hoje, pouco se sabe sobre a origem da humanidade. Cientistas australianos concluíram por estudos genéticos que o fóssil do Homem de Mundo com 60 mil anos, encontrado na Austrália em 1974, não compartilhava do mesmo DNA que os fósseis encontrados na África. Esta descoberta, juntamente com outras que foram realizadas reacenderam a discussão entre os defensores da e os da, sobre a origem da humanidade, botando em cheque a teoria de que todos nós, seres humanos, descendemos de ancestrais africanos. Alguns estudiosos apostam na hipótese de que mais de um grupo destes ancestrais sobreviveu e prosperou, ocasionando a entre alguns grupos. outro grande debate sobre a origem humana envolve a e miscigenação origem única origem multirregional teoria criacionistaa teoria evolucionista. A teoria de origem única defende a hipótese de que o homem surgiu na África e de lá migrou para o resto do mundo. A teoria de origem multirregional defende a hipótese de que o Homo Sapiens surgiu simultaneamente na África e na Ásia. Miscigenação: Cruzamento inter-racial; mestiça mento; mestiçagem. A teoria criacionista defende a idéia de que O mundo e a humanidade são criações Divinas (criações de Deus), da mesma forma como está relatado em Gêneses, um dos livros da Bíblia que descreve a criação do mundo. Esta hipótese está fundamentada no pensamento judaico e cristão, que se baseiam na interpretação literal dos textos sagrados. A teoria evolucionista ou Darwinista foi desenvolvida por Charles Darwin e vai contra a concepção criacionista. A teoria evolucionista afirma que o homem e os demais seres vivos surgiram e se desenvolveram ao longo do tempo, partindo de organismos mais simples que foram se transformando ao longo dos tempos. Atualmente, associado as pesquisas genéticas, o evolucionismo tornou-se um dos marcos do pensamento contemporâneo.

4 Charles Darwin, pai da teoria evolucionista. A teoria evolucionista que desenvolvi não é simples, mas é lógica e embasada em uma série de estudos e observações que pude realizar ao longo de minha vida. Muitas pessoas interpretam erroneamente o meu pensamento. Eu nunca disse que o homem evoluiu do macaco, mas sim que, ambos, seres humanos e macacos pertencem ao grupo dos primatas e pertencem também a espécies distintas. A evolução é um processo que se aplica a todas as espécies, de acordo com suas necessidades.

5 Em algumas de minhas várias viagens, pude observar como espécies semelhantes apresentavam características diferenciadas de acordo com a região onde se encontravam. Também pude notar que entre espécies extintas e espécies atuais, apesar das diferenças, existiam várias semelhanças. Estas observações me fizeram perceber que os seres vivos são mutáveis. Estas conclusões abalaram minhas próprias convicções religiosas. Muitas vezes fui ridicularizado, mas não deixei que isso abalasse minhas convicções científicas. Na base de minha teoria enfatizei a luta pela vida, onde entre as espécies há a existência de uma gigantesca concorrência entre seus membros pela sobrevivência, onde, somente os mais preparados conseguem sobreviver e transmitir suas características genéticas favoráveis aos seus descendentes. Dessa maneira, a pré-seleção das espécies é realizada pela própria natureza. Em 1859 publiquei a minha obra A Origem das Espécies (On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favooured Races in the Struggle For Life), seu nome original, que gerou uma grande polêmica. Representação simplificada da evolução humana Schimpanse, Homo erectus aus Georgien, Homo sapiens aus Patagonien, Fig. Marcia Ponce de León & Christoph Zollikofer. Homo Habilis. Fóssil de Homo Sapiens. Representação da Evolução Humana.

6 Embora existam várias teorias sobre a origem da humanidade e ainda hoje haja discussões sobre o surgimento dos primeiros seres humanos, prevalece a teoria de que os primeiros seres humanos surgiram na África e de lá se espalharam pelo mundo.

7

8 COPYRIGHT © UNICANTO 2008 – Todos os direitos reservados Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98). Este slide está regida pela a Lei de Direitos Autorais nº. 9.610, de 19/02/98, do Governo Federal Brasileiro. Qualquer uso não autorizado de qualquer material incluído neste slide pode constituir uma violação das leis de direitos autorais Unicanto Supletivo Recanto - Quadra 300 Conj. 23 Lote 08 – Tel.: 3333-7435 / 3333-7950 Fax: 3333-7576 Taguatinga - QNA 42 Lote 17, 1º Andar – Tel.: 3352-6875 / 3352-2389 colegio@supletivounicanto.com.br www.supletivounicanto.com.br


Carregar ppt "Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google