A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDER BRINCANDO Jogos Matemáticos 4ª série do Ensino Fundamental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDER BRINCANDO Jogos Matemáticos 4ª série do Ensino Fundamental"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDER BRINCANDO Jogos Matemáticos 4ª série do Ensino Fundamental
Produção: Ana Paula Rohrbek Chiarello

2 4ª Série - CONTEÚDOS : Testando o que você já sabe sobre os números
Números de 0 a 9 Adição e Subtração Formas geométricas espaciais, planas e seus contornos Sistema de numeração decimal Medidas Multiplicação e divisão Aplicações das quatro operações JOGAR

3 Curiosidades Problemas Desafios

4 1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA: ? ?

5 1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA: ? ?

6 1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA: ? ?

7 1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA: ?

8 1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA: ?

9 1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA: ?

10 1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA: ?

11 1. OBSERVE OS BOTÕES ABAIXO E DESCUBRA QUAL É A REGRA QUE A FILA DE BOTÕES ESTÁ SEGUINDO, DEPOIS PREENCHA O RESTANTE DA FILA SELECIONANDO OS BOTÕES NA ORDEM CORRETA:

12 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

13 VOCÊ QUASE ACERTOU! TENTE OUTRA VEZ! ABANDONAR O DESAFIO!

14 VOCÊ DEVE SEGUIR A ORDEM CORRETA!!!
TENTE OUTRA VEZ! ABANDONAR O DESAFIO!

15 2. EXISTEM MAIS BOLAS VERMELHAS OU AZUIS?
IGUAL VERMELHAS

16 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

17 VERDES IGUAL VERMELHAS VERDES IGUAL AZUIS
3. EXISTEM MENOS CÍRCULOS VERDES OU VERMELHOS? VERDES IGUAL VERMELHAS 4. EXISTEM MAIS CÍRCULOS AZUIS OU VERDES? VERDES IGUAL AZUIS

18 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

19 VERDES IGUAL VERMELHAS VERDES IGUAL AZUIS
3. EXISTEM MENOS CÍRCULOS VERDES OU VERMELHOS? VERDES IGUAL VERMELHAS 4. EXISTEM MAIS CÍRCULOS AZUIS OU VERDES? VERDES IGUAL AZUIS

20 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

21 O NÚMERO DO GIZ É MENOR QUE 7. O NÚMERO DO GIZ É MAIOR QUE 3.
5. NINA ESQUECEU SEU GIZ NA ESCOLA. AJUDE NINA A ENCONTRAR SEU GIZ NO ARMÁRIO. PARA ISSO, SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: O GIZ DE NINA NÃO É PRETO. O NÚMERO DO GIZ É MENOR QUE 7. A COR DO GIZ NÃO É VERDE. O NÚMERO DO GIZ É MAIOR QUE 3. 1 2 3 4 5 6 7 8 9

22 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

23 6. SAINDO DA CASA DE NÚMERO 0, UM JORNALEIRO DEVE DEIXAR UM JORNAL EM CADA CASA. ELE SÓ PODE ANDAR SEGUINDO A DIREÇÃO DAS SETAS E NÃO PODE PASSAR MAIS DE UMA VEZ EM CADA CASA. CLIQUE NA SETA QUE INDICA A DIREÇÃO CORRETA QUE O JORNALEIRO DEVE TOMAR ATÉ ELE CHEGAR NA ÚLTIMA CASA:

24 1

25 1 2

26 1 2 3

27 1 2 3 4

28 1 2 3 4 5

29 1 2 3 4 5 6

30 1 2 3 4 5 6 7

31 1 2 3 4 5 6 7 8

32 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

33 7. Dona Clara vai dar uma festa, mas possui apenas 06 cadeiras, o que é pouco. Suas amigas vão ajudar: Uma vai emprestar 05 cadeiras e a outra 07. Quantas cadeiras vão poder ser usadas na hora da festa? a) 18 b) 12 c) 13 d) 06

34 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

35 8. Manoel atravessou uma piscina de 13 metros e logo em seguida, nadou de volta para onde havia começado. Quantos metros ao todo ele nadou? a) 18 b) 26 c) 13 d) 23

36 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

37 9. Jandira comprou um casal de coelhos
9. Jandira comprou um casal de coelhos. Depois de 05 meses nasceram 06 filhotes do casal, mas 02 casais morreram. Com quantos coelhos Jandira ficou? a) 04 b) 08 c) 02 d) 06

38 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

39 10. O Saci pulou o terreiro de um sítio para fazer molecagem com os bichos. Lá encontrou 02 pombos, 02 cavalos e 06 cachorrinhos. “Quanto pé em minha volta”, falou o Saci. “Vou amarrar os pés da bicharada”. Quantos pés o Saci amarrou? a) 10 b) 30 c) 36 d) 20

40 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

41 11. Em um estacionamento, haviam 11 carros
11. Em um estacionamento, haviam 11 carros. 03 eram azuis, 05 verdes e os outros brancos. Quantos carros brancos havia naquele estacionamento? a) 11 b) 05 c) 03 d) 01

42 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

43 12. Júlio comprou folhas amarelas e azuis para fazer barcos de enfeite
12. Júlio comprou folhas amarelas e azuis para fazer barcos de enfeite. Ele fez, no total, 25 barcos, sendo 10 azuis, 08 amarelos e os outros usando as duas cores. Quantos barcos de duas cores Júlio fez? a) 10 b) 07 c) 05 d) 15

44 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

45 13. Maria foi passear na casa da avó e ganhou 05 chicletes
13. Maria foi passear na casa da avó e ganhou 05 chicletes. Quando chegou em casa, mostrou para Pedro, seu irmão. Pedro falou: “Boba, tenho 09 chicletes guardados na minha pasta”. Quantos chicletes Pedro tinha a mais que Maria? a) 03 b) 07 c) 05 d) 04

46 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

47 14. Marcos faz papagaios para vender
14. Marcos faz papagaios para vender. Ele consegue fazer 06 papagaios em 01 dia. Trabalhando 04 dias e meio, quantos papagaios ele vai fazer? a) 24 b) 27 c) 20 d) 06

48 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

49 15. Marta comprou 06 frangos de meio quilo
15. Marta comprou 06 frangos de meio quilo. Quantos quilos de frango ela comprou ao todo? a) 06 b) 02 c) 04 d) 03

50 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

51 16. Quantos quadrados podem ser encontrados no desenho deste tapete?
b) 06 c) 10 d) 12

52 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM:

53 01. Em 04 caixas de fósforos, cada uma com 07 palitos, quantos palitos você vai encontrar ao todo?
b) 27 c) 40 d) 04

54 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

55 02. Marcelo guarda 05 figurinhas em cada pacotinho
02. Marcelo guarda 05 figurinhas em cada pacotinho. Para guardar 15 figurinhas, de quantos pacotinhos ele precisa? a) 05 b) 10 c) 03 d) 04

56 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

57 03. De quantas meias 07 bebês precisam para calçarem os pés?

58 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

59 04. Paulo tinha 08 figurinhas
04. Paulo tinha 08 figurinhas. Trocou 03, que eram repetidas, com seu amigo João e ganhou mais 02 figurinhas de seu irmão. Depois disso, com quantas figurinhas Paulo ficou? a) 10 b) 07 c) 11 d) 09

60 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

61 05. Joana ganhou 05 lápis de cor
05. Joana ganhou 05 lápis de cor. Para encher uma caixa onde cabem 12, quantos lápis ela ainda vai ter que ganhar? a) 10 b) 07 c) 11 d) 09

62 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

63 06. Marcelo e Cláudio foram jogar bolinha de gude
06. Marcelo e Cláudio foram jogar bolinha de gude. No início do jogo, Marcelo tinha 07 bolinhas e Cláudio tinha 06. Marcelo perdeu 03 bolinhas para Cláudio. Com quantas bolinhas cada jogador ficou no final da partida? b) Marcelo - 04 Cláudio - 10 Marcelo - 05 Cláudio - 10 c) Marcelo - 04 Cláudio - 09 d) Marcelo - 05 Cláudio - 09

64 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

65 07. Uma caixa com 12 bombons, guardada no fundo de um armário foi “atacada” durante a noite por um menino, depois que ele acordou no meio de um pesadelo. Pela manhã, só havia 07 bombons na caixa. Quantos bombons comeu o guloso? a) 06 b) 04 c) 07 d) 05

66 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

67 08. Cléber é vendedor de sorvetes e pela manhã, ele saiu da fábrica com 18 sorvetes em sua caixa. Voltou depois de uma hora para lanchar e contou 09 sorvetes que não foram vendidos. Quantos sorvetes Cléber vendeu antes da hora do lanche? a) 10 b) 09 c) 07 d) 08

68 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

69 09. Na sala de Daniela estudam 15 crianças
09. Na sala de Daniela estudam 15 crianças. Em um dia de muita chuva, faltaram 08. Quantas crianças daquela turma compareceram na aula nesse dia? a) 10 b) 09 c) 07 d) 08

70 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

71 10. Cláudio é um ótimo fabricante de brinquedos
10. Cláudio é um ótimo fabricante de brinquedos. Ele fabrica para brincar e também para vender. Em 03 dias, ele fez 02 pipas, 03 petecas e 05 aviões. Ao todo quantos brinquedos ele fabricou? a) 10 b) 09 c) 07 d) 08

72 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

73 11. Mário é construtor de casas
11. Mário é construtor de casas. Ele comprou 27 janelas porque vai gastar 03 delas em cada casa que está fazendo. Quantas casas Mário está construindo? a) 10 b) 09 c) 07 d) 08

74 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

75 12. Se Renato tem 10 reais e Marcelo tem o dobro
12. Se Renato tem 10 reais e Marcelo tem o dobro. Então quantos reais tem Marcelo? a) 10 b) 20 c) 30 d) 05

76 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

77 13. André tem 06 bolas, mas João tem o triplo. Quantas bolas tem João?
c) 03 d) 18

78 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

79 14. Distribuiremos igualmente 10 bolas entre Pedro e Márcia
14. Distribuiremos igualmente 10 bolas entre Pedro e Márcia. Com quantas bolas cada um vai ficar? a) 05 b) 10 c) 06 d) 09

80 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

81 15. Havia 45 passageiros em um ônibus. Numa parada, desceram 19
15. Havia 45 passageiros em um ônibus. Numa parada, desceram 19. Quantos passageiros permaneceram no ônibus? a) 19 b) 40 c) 26 d) 25

82 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM: PRÓXIMO

83 16. Marcelo está lendo um livro que tem 97 páginas
16. Marcelo está lendo um livro que tem 97 páginas. Ele já leu 78 páginas. Quantas faltam para acabar o livro? a) 19 b) 20 c) 18 d) 25

84 PARABÉNS!!! VOCÊ JÁ TEM:

85 01. Desde o tempo em que os seres humanos moravam nas cavernas, eles inventavam símbolos para escrever números. Os seres humanos pré-históricos deixavam marcas nas paredes das cavernas ao lado de desenhos de bichos. Estavam contando quantos bichos haviam caçado ou quantos bichos queriam caçar? Não sabemos ao certo, mas desde aquela época os números já eram usados. Hoje os números fazem parte do dia-a-dia de todos nós. A todo momento estamos falando, lendo ou escrevendo números.

86 02. Usando apenas esses 10 símbolos, podemos escrever qualquer número
02. Usando apenas esses 10 símbolos, podemos escrever qualquer número. Podemos escrever números que representam grandes quantidades ou quantidades bem pequenas. Esses símbolos são chamados de algarismos.

87 03. NO TEMPO EM QUE SE MEDIA COM O PÉ DA SUA MAJESTADE
Um rei vivia feliz em seu castelo. Mas um dia, muita gente se reuniu na praça para protestar contra a falta de moradia. O rei ordenou. Então, que tosse distribuído um terreno para cada família. Os terrenos seriam medidos pelo tamanho do pé de sua majestade. Enquanto os trabalhos de medição se realizavam, o rei morreu. Como era o costume, foi substituído por seu filho, que ainda era uma criança. O povo ficou muito triste por causa da morte do rei. Mais ainda por causa da diminuição do tamanho dos terrenos. “Pé de rei é diferente de pé de reizinho”.

88 04. A GUERRA DAS MEDIDAS Havia, antigamente, dois reis muito ricos e amigos, que eram vizinhos. Um deles era conhecido como “o rei do gado”, e o outro como “o rei das frutas”. Era uma festa, decidiram que os dois reinos seriam unidos pelo casamento de seus filhos. Durante o noivado, o rei das frutas enviou, por um mensageiro, cinqüenta pés de um lindo tecido e uma carta ao outro soberano falando do seu presente. Quando o costureiro do rei do gado mediu o tecido, constatou que havia apenas quarenta pés. O rei do gado, furioso, mandou prender o mensageiro, achando que ele tinha cometido um roubo, e devolveu o presente com outra carta, explicando tudo. Quando o tecido e a carta chegaram, o rei das frutas mandou conferir a medida e verificou que ela estava correta. Enviou, então, o presente de volta, mas o presente foi novamente recusado pelo rei do gado. O rei das frutas pediu que o tecido fosse medido na sua frente e, depois, foi levar pessoalmente o tecido ao seu vizinho. Ao se encontrarem, os reis verificaram que o problema estava na diferença de tamanho dos seus pés. Concluíram, então, que era preciso haver uma medida única ´para todos os reinos. Entretanto, cada um queria que o tamanho do seu pé fosse essa medida. E a conversa acabou em briga, que acabou em guerra... A guerra não resolveu nada. Um dia, os sábios dos dois reinos se reuniram para pensar em uma solução. Pensaram, pensaram, e acabaram criando uma medida maior que o´pé de qualquer rei: o METRO.

89 05. O SIGNIFICADO DOS SINAIS:
O sinal + indica uma situação de soma, de adição. Somar é a mesma coisa que juntar quantidades. O sinal – indica uma situação de subtração. Em matemática, subtrair é a mesma coisa que tirar significa também diminuir. O sinal = indica igualdade.

90 06. Para fazer a adição no papel, é preciso armar a operação na forma vertical:
26 +13 Somar uma coluna de cada vez, começando pela coluna da direita, que é chamada de “coluna das unidades”. Depois, é feita a soma da coluna seguinte, que tem o nome de “coluna das dezenas”. 2 6 + 1 3 9 2 6 + 1 3 3 9

91 07. CONJUNTO UNITÁRIO E CONJUNTO VAZIO
O conjunto que te um só elemento chama-se conjunto unitário. O conjunto que não tem elementos chama-se conjunto vazio.

92 08. PARES E ÍMPARES: Todos os números terminados em 0, 2, 4, 6 e 8 são pares. O cachorrinho de Renata sumiu com um pé de uma das botas da mamãe. Observe: Ficaram 5 botas. 2 botas formam 1 par. Assim, ficaram 2 pares e sobrou 1 bota. 5 não é um número par. 5 é ímpar. Todos os números terminados em 1, 3, 5, 7 e 9 são ímpares.

93 09. A LENDA DO TANGRAN Diz a lenda que um sábio chinês deveria levar ao Imperador um placa de jade, mas no meio do caminho o sábio tropeçou e deixou cair a placa que se partiu em 07 pedaços geometricamente perfeitos. Eis que o sábio tentou remendar e, a cada tentativa, surgia uma nova figura, depois de muito tentar ele, finalmente conseguiu formar novamente o quadrado e levou ao seu Imperador. Os sete pedaços representariam as sete virtudes chinesas onde uma delas com certeza seria a paciência. O sábio mostrou a seus amigos as figuras que havia conseguido montar e cada um construiu o seu tangran.

94 Você já vai sair? SIM NÃO

95 PESQUISA PRODUÇÃO: Ana Paula Rohrbek Chiarello
“Análise dos softwares educacionais matemáticos utilizados nas séries iniciais do ensino fundamental nas redes de ensino do município de Chapecó – SC” PRODUÇÃO: Ana Paula Rohrbek Chiarello Sair


Carregar ppt "APRENDER BRINCANDO Jogos Matemáticos 4ª série do Ensino Fundamental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google