A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Batismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Batismo."— Transcrição da apresentação:

1 O Batismo

2 o início da atividade pública de Jesus,
Depois das festas de Natal, a Liturgia nos apresenta o início da atividade pública de Jesus, com o Batismo de Jesus no rio Jordão. As Leituras falam de um Plano salvador de Deus: 

3 para instaurar um mundo de justiça e de paz sem fim.
A 1ª Leitura anuncia um misterioso "Servo", escolhido por Deus e enviado aos homens para instaurar um mundo de justiça e de paz sem fim. Investido do Espírito de Deus, ele concretizará essa missão. (Is 42, ) A figura misteriosa do "Servo" evidencia a figura de Jesus… Ele é esse "eleito de Deus", que recebeu a plenitude do Espírito, que veio ao encontro dos homens com a missão de trazer a justiça e a paz, que sofreu e morreu para ser fiel a essa missão que o Pai lhe confiou.  

4 Na 2ª Leitura, Pedro resume
a ação messiânica de Cristo e acrescenta que tudo começou na Galiléia, quando João batizava no Jordão. (At 10,34-38) Esse anúncio é uma catequese, um resumo do Evangelho de Marcos e serve de modelo para o anúncio cristão. Convocado pelo Espírito, Pedro entra na casa de Cornélio, expõe uma breve síntese da vida de Jesus e batiza ele e toda a sua família. É o primeiro pagão a ser admitido ao cristianismo por um dos Doze: significa que a vida nova que nasce de Jesus se destina a todos os homens 

5 O Evangelho apresenta a concretização da promessa profética,
no Batismo de Jesus no Rio Jordão. (Mc 1,7-11) É o início do Evangelho de Marcos, que meditaremos nesse ano. O primeiro episódio é o Batismo de Jesus. Marcos desejava mostrar aos que se preparavam ao Batismo, quem é Jesus e qual a sua Missão. O texto narra o testemunho de João e o testemunho do próprio Deus. 

6 Jesus é o Servo enviado por Deus, sobre quem repousa
o Espírito e cuja missão é realizar a libertação dos homens. Como Moisés, ao sair das águas do Mar Vermelho, recebeu a força divina para guiar os israelitas através do deserto, até a terra Prometida, assim também Jesus ao sair da água recebe o Espírito e, junto com todos os homens pecadores, começa a caminhada em direção à Liberdade. 

7 O Batismo de João é um rito de iniciação à comunidade messiânica:
São batizados os que decidem renunciar ao pecado, mudar de vida e preparar-se para a vinda do Messias. - Por que Jesus quis ser batizado por João, se ele não precisava? Jesus quis solidarizar-se com o homem pecador, identificar-se com ele e com ele iniciar a caminhada que conduz à Liberdade.

8 Imagens revelam quem é Jesus:
- "Os céus se abriram": Reconcilia o céu e a terra, Deus e os homens; Deus põe fim ao longo silêncio dos profetas e se aproxima do povo. - A "Pomba": Lembra a pomba mensageira de vida e de paz, que pousou sobre a Arca de Noé. - "A Voz do céu" apresenta e confirma o "Servo" fiel e predileto de Deus. Deus dá a Jesus a investidura como Messias... - Um novo Josué: Josué, depois de atravessar o Jordão, recebe o Espírito de Deus para conduzir o Povo para a Terra Prometida. Jesus recebe o Batismo no Rio Jordão e recebe o Espírito ao sair das águas para conduzir os homens à liberdade. 

9 O Prefácio fala de um NOVO BATISMO: "Hoje, nas águas do Jordão, revelastes o novo Batismo com sinais admiráveis. Pela Voz descida do céu, ensinastes que o novo Verbo habita entre os homens. E pelo Espírito Santo, aparecendo em forma de Pomba, fizestes saber que o vosso Servo Jesus foi ungido com o óleo da alegria e enviado para evangelizar os pobres". (Prefácio)

10 O nosso Batismo: O Batismo de Jesus é momento favorável para pensar e refletir sobre o nosso Batismo e nossos compromissos cristãos. A Palavra de Deus de hoje convida todos os batizados a iniciar a caminhada com Jesus. O Batismo é o primeiro Sacramento que recebemos. O Batismo nos imergiu com Jesus numa vida totalmente nova. Devemos redescobrir a grandeza da vocação batismal.

11 O Batismo nos foi dado em nome de Cristo. Com ele, começamos a viver em comunhão com Deus, entramos na comunidade e começamos a fazer parte da Igreja. É um novo nascimento; uma passagem da solidariedade no pecado à solidariedade no amor; das trevas e solidão ao mundo novo da fraternidade. 

12 Hoje apresenta-se a Vida cristã como "viver seu batismo";
e se manifesta nos adultos a necessidade de percorrer de novo os caminho do próprio Batismo, através de um catecumenato feito de uma experiência comunitária e sério conhecimento da Escritura.  O que importa não é marcar a data do batismo, mas percorrer um caminho de fé. O Batismo não deve ser só um rito celebrado no passado, mas uma realidade que procuro viver hoje todos os dias!... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

13 Nelso Geraldo Ferronatto
MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Formatação: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Todo Batizado Antônio Cardoso Paulinas COMEP


Carregar ppt "O Batismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google