A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento
Professores: Eduardo Mariano Neto UFBA Eduardo Mendes da Silva UFBA Jeamylle Nilin UFS

2 Problema 1 Oferecer ao Governo Brasileiro um conjunto de critérios para a implantação da restauração ecológica Propor um conjunto de métricas para sua avaliação - biomonitoramento

3 Conceitos Ecologia da Restauração – “estabelece objetivos, técnicas e metas para o estabelecimento de sistemas restaurados sustentáveis” Biomonitoramento – “fornece métricas e formas de avaliar o sucesso ou insucesso da restauração, indicando a necessidade de mudanças nas práticas aplicadas”

4 Definições - Restauração
“Restaurar é promover a sustentabilidade dos processos ecológicos que garantem a automanutenção da biodiversidade, definida a partir de um diagnóstico prévio baseado no contexto onde os processos populacionais ocorrem (a paisagem), para estabelecer um plano de ação” (Nery et al. 2013) “Deve-se restaurar os processos de automanutenção das populações, ciclagem de matéria e energia características do solo, qualidade da água etc., não retorná-lo a uma condição florística original” (Nery et al. 2013) “Objetivos: aumentar a velocidade da regeneração e a resiliência dos sistemas que sofreram perturbações” (Nery et al. 2013)

5 Definições - Restauração
A Restauração Ecológica é uma atividade intencional que inicia ou acelera a recuperação de um ecossistema com relação à sua saúde, integridade e sustentabilidade” (SER 2004)

6 Processos - Restauração
Teoria da Sucessão Ecológica Interações bióticas e abióticas Facilitação Inibição Tolerância

7 Definições - Biomonitoramento
indicadores ecológicos: variáveis utilizadas para o monitoramento das alterações na estrutura e autossustentabilidade do ecossistema em restauração, ao longo de sua trajetória, em direção à condição não degradada (RESOL. SMA )

8 Aplicação Deve levar em consideração: Conceitos ecológicos
Significados legais Redução de conflitos Deve basear-se em: Conhecimento sobre a dinâmica dos sistemas após perturbações Escala em que estes processos se dão Capacidade de intervir na resiliência do sistema por meio da restauração (Rodrigues et al. 2009)

9 Critérios Restauração
combinar princípios gerais com as condições particulares do local a ser restaurado - informações locais específicas (Oliveira 1997) diálogo contínuo entre aspectos conceituais e práticos da ecologia da restauração Levar em consideração as circunstâncias sócio-econômicas e percepções da natureza das pessoas envolvidas neste processo (Higgs, 1997).

10 Diretrizes para a Implantação da Restauração
Planejamento Conceitual O planejamento conceitual do projeto identifica o local da restauração, especifica as metas da restauração e fornece as informações gerais relevantes.


Carregar ppt "Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google