Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Manobra de Autorrotação Qual o problema?
II Jornada de Segurança Operacional HELIBRAS Manobra de Autorrotação Qual o problema? Felipe Koeller Rodrigues Vieira Maj Av Investigador Sênior de Acidentes Aeronáuticos São Paulo, 17 de setembro de 2014.
2
Quem vai falar??? O que ele poderia nos dizer?
3
Quem vai falar??? O que ele poderia nos dizer?
4
Piloto Um ponto de partida
5
Investigador de Acidentes
Piloto Investigador de Acidentes
6
Investigador de Acidentes
Piloto Investigador de Acidentes Piloto
7
Quem sou eu para criticar os mortos?
Um ponto de partida Quem sou eu para criticar os mortos? O que posso fazer para ajudar os vivos?
8
Um ponto de partida Quem sou eu para criticar os mortos? O que posso fazer para ajudar os vivos? A experiência é o item mais barato que existe, se adquirida de segunda mão...
9
Objetivo Discutir os aspectos operacionais da manobra de autorrotação, com ênfase no treinamento e no pouso com segurança em emergência de falha de motor.
10
Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
11
Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
12
Autorrotação – estamos fazendo errado
Falha de motor = principal tipo de acidente de helicóptero Muitas vezes é Incidente grave Nunca é Incidente! Por quê? => Danos materiais e pessoais
13
Autorrotação – estamos fazendo errado
Falha de motor = principal tipo de acidente de helicóptero Muitas vezes é Incidente grave Nunca é Incidente! Por quê? => Danos materiais e pessoais Quantos apagamentos de motor seguidos de autorrotação de sucesso podemos citar? - Retrição de potência = “Autorrotação” para descida - Existe potência parcial para auxiliar o pouso.
14
Autorrotação – estamos fazendo errado
Treinamento errado => Medo da manobra Medo da manobra => Cultura operacional Cultura operacional + emergência => Acidente
15
Autorrotação – estamos fazendo errado
Treinamento errado => Medo da manobra Medo da manobra => Cultura operacional Cultura operacional + emergência => Acidente Treinamento ineficaz para assegurar o pouso sem motor
16
Autorrotação – estamos fazendo errado
Treinamento errado => Medo da manobra Medo da manobra => Cultura operacional Cultura operacional + emergência => Acidente Treinamento ineficaz para assegurar o pouso sem motor Acidentes de treinamento!
17
Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
18
Autorrotação – treinamento para ser seguro
Tendência de se reproduzir “imagem mental” Mudança de visão: Autorrotação = Aproximação de máxima eficiência aerodinâmica Pode ser “executada” em situação normal
19
Autorrotação – treinamento para ser seguro
Erros comuns (entrada): - “Configurar” o helicóptero para a manobra Cruzeiro Tendência de descida
20
Autorrotação – treinamento para ser seguro
Erros comuns (entrada): - “Configurar” o helicóptero para a manobra Cruzeiro Início da manobra com razão de descida e velocidade baixa Tendência de descida
21
Autorrotação – treinamento para ser seguro
Erros comuns (entrada): - “Configurar” o helicóptero para a manobra Cruzeiro Início da manobra com razão de descida e velocidade baixa “Altera a percepção do alcance da aeronave em autorrotação” Tendência de descida
22
Autorrotação – treinamento para ser seguro
Erros comuns (final): - Flare agressivo - Velocidade final elevada
23
Autorrotação – treinamento para ser seguro
Erros comuns (final): - Flare agressivo - Velocidade final elevada Risco de colisão da cauda em treinamento Colisão da cauda em A/R com falha de motor
24
Autorrotação – treinamento para ser seguro
Erros comuns (final): - Flare agressivo - Velocidade final elevada Risco de colisão da cauda em treinamento Colisão da cauda em A/R com falha de motor “Ilusão quanto ao final da manobra: Toda autorrotação real termina em um pouso, direto ou corrido” Arremetida em alta velocidade
25
Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
26
Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
27
Autorrotação – entrada
Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Cruzeiro
28
Autorrotação – entrada
Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Cruzeiro Conversão da Velocidade de Cruzeiro para a Velocidade de Autorrotação em voo nivelado Medo de Disparo de rotação “Planeio” do helicóptero = alcance
29
Autorrotação – entrada
Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Velocidade de Autorrotação Cruzeiro Conversão da Velocidade de Cruzeiro para a Velocidade de Autorrotação em voo nivelado Medo de Disparo de rotação “Planeio” do helicóptero = alcance
30
Autorrotação – entrada
Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Velocidade de Autorrotação Cruzeiro Conversão da Velocidade de Cruzeiro para a Velocidade de Autorrotação em voo nivelado Medo de Disparo de rotação “Planeio” do helicóptero = alcance
31
Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
32
Autorrotação – descida
Tendência de perda de velocidade
33
Autorrotação – descida
Tendência de perda de velocidade
34
Autorrotação – descida
Tendência de perda de velocidade
35
Autorrotação – descida
Tendência de perda de velocidade MOMENTO #0 do Flare (pertence à descida) Picar para manter velocidade até o início do Flare
36
Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
37
RAZÃO DE DESCIDA CONSTANTE
Autorrotação – Flare Flare: #1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) VELOCIDADE CONSTANTE RAZÃO DE DESCIDA CONSTANTE NR CONSTANTE EQUILÍBRIO DE FORÇAS!
38
Autorrotação – Flare Flare:
#1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) #2 – cíclico (reduzir velocidade à frente)
39
Autorrotação – Flare Flare:
#1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) #2 – cíclico (reduzir velocidade à frente) #3 – Coletivo (preparar o pouso)
40
Autorrotação – Flare Flare:
#1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) #2 – cíclico (reduzir velocidade à frente) #3 – Coletivo (preparar o pouso)
41
Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
42
Autorrotação – pouso Toda autorrotação real termina em um pouso:
Direto Corrido
43
Autorrotação – pouso Toda autorrotação real termina em um pouso:
Direto Corrido A função do flare é preparar o helicóptero para o toque Flare bem feito é facilmente convertido em um pouso direto ou corrido. Pouso direto com suavidade Pouso corrido com velocidade baixa
44
Autorrotação – pouso Toda autorrotação real termina em um pouso:
Direto Corrido A função do flare é preparar o helicóptero para o toque Flare bem feito é facilmente convertido em um pouso direto ou corrido. Pouso direto com suavidade Pouso corrido com velocidade baixa Atitude de toque – parte traseira dos esquis Atitude mental – levar para um pairado Após o toque, manter a pilotagem até a parada total do helicóptero!
45
Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
46
Objetivo Discutir os aspectos operacionais da manobra de autorrotação, com ênfase no treinamento e no pouso com segurança em emergência de falha de motor.
47
”Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.“
Cícero, 43 a.C.
48
Investigador Sênior de Acidentes Aeronáuticos
Felipe Koeller R. Vieira – Maj Av Investigador Sênior de Acidentes Aeronáuticos (21)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.