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Manobra de Autorrotação Qual o problema?

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Apresentação em tema: "Manobra de Autorrotação Qual o problema?"— Transcrição da apresentação:

1 Manobra de Autorrotação Qual o problema?
II Jornada de Segurança Operacional HELIBRAS Manobra de Autorrotação Qual o problema? Felipe Koeller Rodrigues Vieira Maj Av Investigador Sênior de Acidentes Aeronáuticos São Paulo, 17 de setembro de 2014.

2 Quem vai falar??? O que ele poderia nos dizer?

3 Quem vai falar??? O que ele poderia nos dizer?

4 Piloto Um ponto de partida

5 Investigador de Acidentes
Piloto Investigador de Acidentes

6 Investigador de Acidentes
Piloto Investigador de Acidentes Piloto

7 Quem sou eu para criticar os mortos?
Um ponto de partida Quem sou eu para criticar os mortos? O que posso fazer para ajudar os vivos?

8 Um ponto de partida Quem sou eu para criticar os mortos? O que posso fazer para ajudar os vivos? A experiência é o item mais barato que existe, se adquirida de segunda mão...

9 Objetivo Discutir os aspectos operacionais da manobra de autorrotação, com ênfase no treinamento e no pouso com segurança em emergência de falha de motor.

10 Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB

11 Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB

12 Autorrotação – estamos fazendo errado
Falha de motor = principal tipo de acidente de helicóptero Muitas vezes é Incidente grave Nunca é Incidente! Por quê? => Danos materiais e pessoais

13 Autorrotação – estamos fazendo errado
Falha de motor = principal tipo de acidente de helicóptero Muitas vezes é Incidente grave Nunca é Incidente! Por quê? => Danos materiais e pessoais Quantos apagamentos de motor seguidos de autorrotação de sucesso podemos citar? - Retrição de potência = “Autorrotação” para descida - Existe potência parcial para auxiliar o pouso.

14 Autorrotação – estamos fazendo errado
Treinamento errado => Medo da manobra Medo da manobra => Cultura operacional Cultura operacional + emergência => Acidente

15 Autorrotação – estamos fazendo errado
Treinamento errado => Medo da manobra Medo da manobra => Cultura operacional Cultura operacional + emergência => Acidente Treinamento ineficaz para assegurar o pouso sem motor

16 Autorrotação – estamos fazendo errado
Treinamento errado => Medo da manobra Medo da manobra => Cultura operacional Cultura operacional + emergência => Acidente Treinamento ineficaz para assegurar o pouso sem motor Acidentes de treinamento!

17 Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB

18 Autorrotação – treinamento para ser seguro
Tendência de se reproduzir “imagem mental” Mudança de visão: Autorrotação = Aproximação de máxima eficiência aerodinâmica Pode ser “executada” em situação normal

19 Autorrotação – treinamento para ser seguro
Erros comuns (entrada): - “Configurar” o helicóptero para a manobra Cruzeiro Tendência de descida

20 Autorrotação – treinamento para ser seguro
Erros comuns (entrada): - “Configurar” o helicóptero para a manobra Cruzeiro Início da manobra com razão de descida e velocidade baixa Tendência de descida

21 Autorrotação – treinamento para ser seguro
Erros comuns (entrada): - “Configurar” o helicóptero para a manobra Cruzeiro Início da manobra com razão de descida e velocidade baixa “Altera a percepção do alcance da aeronave em autorrotação” Tendência de descida

22 Autorrotação – treinamento para ser seguro
Erros comuns (final): - Flare agressivo - Velocidade final elevada

23 Autorrotação – treinamento para ser seguro
Erros comuns (final): - Flare agressivo - Velocidade final elevada Risco de colisão da cauda em treinamento Colisão da cauda em A/R com falha de motor

24 Autorrotação – treinamento para ser seguro
Erros comuns (final): - Flare agressivo - Velocidade final elevada Risco de colisão da cauda em treinamento Colisão da cauda em A/R com falha de motor “Ilusão quanto ao final da manobra: Toda autorrotação real termina em um pouso, direto ou corrido” Arremetida em alta velocidade

25 Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB

26 Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB

27 Autorrotação – entrada
Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Cruzeiro

28 Autorrotação – entrada
Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Cruzeiro Conversão da Velocidade de Cruzeiro para a Velocidade de Autorrotação em voo nivelado Medo de Disparo de rotação “Planeio” do helicóptero = alcance

29 Autorrotação – entrada
Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Velocidade de Autorrotação Cruzeiro Conversão da Velocidade de Cruzeiro para a Velocidade de Autorrotação em voo nivelado Medo de Disparo de rotação “Planeio” do helicóptero = alcance

30 Autorrotação – entrada
Antes: cruzeiro Fases: entrada, descida, flare Após: pouso direto ou corrido Velocidade de Autorrotação Cruzeiro Conversão da Velocidade de Cruzeiro para a Velocidade de Autorrotação em voo nivelado Medo de Disparo de rotação “Planeio” do helicóptero = alcance

31 Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB

32 Autorrotação – descida
Tendência de perda de velocidade

33 Autorrotação – descida
Tendência de perda de velocidade

34 Autorrotação – descida
Tendência de perda de velocidade

35 Autorrotação – descida
Tendência de perda de velocidade MOMENTO #0 do Flare (pertence à descida) Picar para manter velocidade até o início do Flare

36 Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB

37 RAZÃO DE DESCIDA CONSTANTE
Autorrotação – Flare Flare: #1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) VELOCIDADE CONSTANTE RAZÃO DE DESCIDA CONSTANTE NR CONSTANTE EQUILÍBRIO DE FORÇAS!

38 Autorrotação – Flare Flare:
#1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) #2 – cíclico (reduzir velocidade à frente)

39 Autorrotação – Flare Flare:
#1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) #2 – cíclico (reduzir velocidade à frente) #3 – Coletivo (preparar o pouso)

40 Autorrotação – Flare Flare:
#1 – nivelar rotor (reduzir velocidade vertical) #2 – cíclico (reduzir velocidade à frente) #3 – Coletivo (preparar o pouso)

41 Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB

42 Autorrotação – pouso Toda autorrotação real termina em um pouso:
Direto Corrido

43 Autorrotação – pouso Toda autorrotação real termina em um pouso:
Direto Corrido A função do flare é preparar o helicóptero para o toque Flare bem feito é facilmente convertido em um pouso direto ou corrido. Pouso direto com suavidade Pouso corrido com velocidade baixa

44 Autorrotação – pouso Toda autorrotação real termina em um pouso:
Direto Corrido A função do flare é preparar o helicóptero para o toque Flare bem feito é facilmente convertido em um pouso direto ou corrido. Pouso direto com suavidade Pouso corrido com velocidade baixa Atitude de toque – parte traseira dos esquis Atitude mental – levar para um pairado Após o toque, manter a pilotagem até a parada total do helicóptero!

45 Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB
Autorrotação SUMÁRIO: Estamos fazendo errado Treinamento para ser seguro A manobra Entrada Descida Flare Pouso sem motor simulado Maj Av Felipe Koeller R. Vieira - FAB

46 Objetivo Discutir os aspectos operacionais da manobra de autorrotação, com ênfase no treinamento e no pouso com segurança em emergência de falha de motor.

47 ”Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.“
Cícero, 43 a.C.

48 Investigador Sênior de Acidentes Aeronáuticos
Felipe Koeller R. Vieira – Maj Av Investigador Sênior de Acidentes Aeronáuticos (21)


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