A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa 5s D’OLHO NA QUALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa 5s D’OLHO NA QUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 Programa 5s D’OLHO NA QUALIDADE
Capa Superintendência Regional Sicredi Centro Leste RS Julho 2013

2 D’OLHO NA QUALIDADE Nossa Cooperativa está entrando no Programa 5s, carinhosamente chamado de D’OLHO NA QUALIDADE! Esta etapa servirá de base para o SUCESSO DOS NEGÓCIOS! Temos a convicção que o ambiente de trabalho organizado gera economia de tempo e aumento da produtividade. Opção de lamina interna 2.

3 D’OLHO NA QUALIDADE O que é o 5S’s?
O Programa 5S é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina) É um processo e um método para criar e manter organizado, limpo e com alto desempenho o local de trabalho. Uma ferramenta de organização visual do ambiente de trabalho. Opção de lamina interna 2.

4 Quando há qualidade, o ASSOCIADO percebe a diferença!
D’OLHO NA QUALIDADE Objetivo O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar todos os colaboradores para a Qualidade, através da organização e da disciplina no local de trabalho, mudando as atitudes dos colaboradores melhorando o ambiente e a qualidade de vida de todos, através de uma rotina mais saudável, com menos desperdicio, mais limpa e transparente, propiciando a geração de resultados, desenvolvimento das pessoas e principalmente a geração de NEGÓCIOS! Quando há qualidade, o ASSOCIADO percebe a diferença! Opção de lamina interna 2.

5 Paulo Camargo e Everson Pohlmann
D’OLHO NA QUALIDADE Patrocinadores Paulo Camargo e Everson Pohlmann Fernanda Elesbão Referência Técnica Responsável ??????????????????????????? Opção de lamina interna 2.

6 D’OLHO NA QUALIDADE Responsável
Esta é uma história sobre quatro pessoas chamadas Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém. A qualidade era um serviço importante a ser feito e Todo Mundo estava certo de que Alguém o faria. Qualquer um poderia ter feito, mas Ninguém o fez. Alguém ficou zangado com isso, porque era serviço de Todo Mundo. Todo Mundo pensou que Qualquer Um poderia fazê-lo, mas Ninguém imaginou que Todo Mundo não o faria. No fim, Todo Mundo culpou Alguém quando Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito. Opção de lamina interna 2.

7 Padronização da limpeza
D’OLHO NA QUALIDADE Conceito Objetivo Descarte Utilização Separar o necessário do desnecessário Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil Organização Colocar cada coisa em seu devido lugar Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz Limpeza Limpar e cuidar do ambiente de trabalho Melhorar o nível de limpeza Higiene Padronização da limpeza Tornar saudável o ambiente de trabalho Previr o aparecimento de supérfluos e a desordem Ordem mantida Autodisciplina Rotinizar e padronizar a aplicação dos S anteriores Incentivar esforços de aprimoramento Opção de lamina interna 2.

8 Quais são os principais benefícios? Seremos CAÇADORES DE DESPERDÍCIO!
D’OLHO NA QUALIDADE Quais são os principais benefícios? Foco no NEGÓCIO pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão; Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais; Melhoria da qualidade de produtos e serviços; Maior satisfação das pessoas com o trabalho; Maior foco no associado; Eficiência da cooperativa; Seremos CAÇADORES DE DESPERDÍCIO! Opção de lamina interna 2.

9 Porque nosso mascote é a ABELHA?
D’OLHO NA QUALIDADE Porque nosso mascote é a ABELHA? As abelhas são insetos sociais, que convivem num sistema de extraordinária organização, isto é, a maioria delas convive harmoniosamente em um mesmo espaço, chamado de colônia. São extremamente disciplinadas, trabalhadoras e principalmente organizadas. Para você ter uma ideia, em uma mesma colônia convivem cerca de 60 mil abelhas! Opção de lamina interna 2.

10 “TER SOMENTE O NECESSÁRIO E NA QUANTIDADE CERTA”
D’OLHO NA QUALIDADE Obcecados descartantes DESCARTE/UTILIZAÇÃO Se tiver dúvida exclua! Devemos nos perguntar: Tudo que guardamos tem utilidade? Achamos com rapidez e facilidade as coisas que precisamos? Devemos acabar com a desorganização, pois assim teremos mais tempo para o NEGÓCIO e evitaremos o DESPERDÍCIO. “TER SOMENTE O NECESSÁRIO E NA QUANTIDADE CERTA” O descarte não significa jogar fora o que não tem utilidade, mas sim separar o que não é útil no momento. O que é inútil para uma área ou pessoa pode ser útil para outra pessoa ou área. Para o lixo irá somente o que não tiver mais conserto. Opção de lamina interna 2.

11 D’OLHO NA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO
Decidir e organizar onde guardar itens necessários “UM LUGAR PARA CADA COISA E CADA COISA NO SEU LUGAR” Após a primeira etapa ficamos somente com o necessário, agora a ordem é organizar esses materiais em lugares que facilitem o acesso de quem precisa utilizá-los. É uma fase muito importante, pois definimos os lugares certos de cada material e os mesmos devem ser mantidos nesse local. Manter próximo apenas o estritamente necessário para realização das tarefas no momento; Tomar como base a frequência de uso para saber onde colocar os objetos; Controle visual através de etiquetas, avisos, legendas, instruções; Definir áreas de circulação e armazenamento; Organize armários e prateleiras para todos utilizarem; Opção de lamina interna 2.

12 “AMBIENTE LIMPO NÃO É O QUE MAIS SE LIMPA E SIM O QUE MENOS SE SUJA”
D’OLHO NA QUALIDADE LIMPEZA “AMBIENTE LIMPO NÃO É O QUE MAIS SE LIMPA E SIM O QUE MENOS SE SUJA” Todos deverão se sentir responsáveis pela limpeza devendo incorporar novas atitudes. Se tivermos a atitude evitando sujar, haverá uma redução dos desperdícios, limpeza do local de trabalho e melhor imagem da organização. SUJOU, LIMPOU! Opção de lamina interna 2.

13 HIGIENE/PADRONIZAÇÃO DA LIMPEZA
D’OLHO NA QUALIDADE HIGIENE/PADRONIZAÇÃO DA LIMPEZA Somente é possível se alcançar qualidade de vida através da prática da higiene, pois a mesma consiste em eliminação do estresse mantendo as condições físicas e psicológicas favoráveis a saúde e ao equilíbrio. Compreende desde os cuidados com a higiene pessoal e boa aparência até a pratica de exercícios físicos, boa alimentação e os cuidados com a prevenção de nossa saúde. Ao sair no final da tarde organize e limpe sua estação de trabalho. Comece de manhã trabalhado em um local limpo e organizado! Opção de lamina interna 2.

14 ORDEM MANTIDA/AUTO DISCIPLINA
D’OLHO NA QUALIDADE ORDEM MANTIDA/AUTO DISCIPLINA Gerenciamento e liderança para motivar e perseverar A última etapa é uma das mais importantes e responsáveis para o sucesso do programa, pois é chegado o momento em que devemos perpetuar a mudança de hábitos, postura, rotinas e atitudes na organização, pois é necessário desenvolver valores como: controle, determinação, ordem, organização, pontualidade e força de vontade. “HUMILDADE, CONFIANÇA, RESPEITO E CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO” Nesse momento a mudança na mentalidade e no comportamento é essencial para o cumprimento daquilo que todos já sabem que é o certo. Opção de lamina interna 2.

15 D’OLHO NA QUALIDADE - ETAPAS
Criar equipe de apoio - Auditores Convidar Auditores Concluída 05/06/13 Aprovação dos executivos  Paulo Camargo e Everson Concluída 13/06/13 Criar mascote e nome do programa D’OLHO NA QUALIDADE - Abelha Concluída 13/06/13  Criar check list auditoria Fernanda E. Criar modelos etiquetas Concluída 03/07/13 Criar painel de acompanhamento Preparar a equipe de apoio  Concluída 04/07/13 Fotografar a situação atual Concluída 09/07/13 Reunião de lançamento na Sureg  Fernanda E. Concluída 11/07/13 Escolher responsáveis por setores Executar as 5 etapas  ver cronograma A executar Reunião de apresentação de resultados 12/08/2013 Rotinas de auditoria conforme checklist surpresa Opção de lamina interna 2.

16 O quê fazer? Realizar o descarte
D’OLHO NA QUALIDADE DESCARTE/UTILIZAÇÃO O quê fazer? Realizar o descarte Início: 15/07/2013 Fim: 26/07/2013 Almox 2º piso: Comunicação, Vanderlei, Laura, Lica e Fê Oliveira. Almox 1º piso: Fernanda E., Equipe do Cristiano Treichel, Carol, Comunicação, Equipe Desenvolvimento, TI, Lica e Fê Oliveira. Corredor de entrada da garagem e debaixo da escada: Comunicação, Programas Sociais, Cristiano Treichel, Everson, TI Almox da recepção: Carol, Marcelo Pavilhão: descartar movimentos de caixa. Cristiano e Marcelo. Sergio e Mateus (formatar HD’s) Garagem: descartar cash – Sergio e Mateus separar eletrônicos e depois levar para o ferro velho Opção de lamina interna 2.

17 O quê fazer? Realizar o descarte
D’OLHO NA QUALIDADE DESCARTE/UTILIZAÇÃO O quê fazer? Realizar o descarte Início: 15/07/2013 Fim: 26/07/2013 Estação de Trabalho (Mesas e armários): Separar material recuperável e colocar no almox do 1º piso; Cada pessoa deve saber diferenciar o útil do inútil; Só o que tem utilidade imediata deve estar na mesa de trabalho; Somente a quantidade certa deve estar disponível; Informática: existem máquinas ou equipamentos quebrados/estragados sem serventia? Exemplos: calendários vencidos, agendas muito antigas, muitas canetas, materiais desatualizados, materiais quebrados... Opção de lamina interna 2.

18 O quê fazer? Realizar a organização
D’OLHO NA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO O quê fazer? Realizar a organização Início: 29/07/2013 Fim: 02/08/2013 MESAS: uso constante 1 Computador/note/tablet 1 Mouse 1 Mousepad telefone 1 Porta canetas: contendo 1 caneta, 1 lápis ou lapiseira, 1 marcador de texto 1 bloco de anotações ou agenda ou caderno 1 escaninho com as demandas em aberto 1 calendário Celular (no silencioso) *No final do expediente não poderá ficar papel espalhado em cima da mesa, somente no escaninho. *Não pode: Fotos, porta recados, copos sujos, recadinhos colados nos monitores Opção de lamina interna 2.

19 O quê fazer? Realizar a organização
D’OLHO NA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO O quê fazer? Realizar a organização Início: 29/07/2013 Fim: 02/08/2013 GAVETAS: uso constante 1ª gaveta: organizador de gavetas contendo: borracha, régua, apontador, grampeador, tesoura, cola, carimbos, extrator de grampos, clips, calculadora, pen drive, atilho, corretivo. 2ª gaveta: material de apoio 3ª gaveta: material de apoio ou gaveta pessoal Opção de lamina interna 2.

20 O quê fazer? Realizar a organização
D’OLHO NA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO O quê fazer? Realizar a organização Início: 29/07/2013 Fim: 02/08/2013 ARMÁRIOS: uso periódico Espaço para acomodar as bolsas As caixas ou pastas que estiverem dentro dos armários devem estar identificadas com etiquetas* No lado de fora dos armários devem constar etiquetas* contendo as informações do conteúdo dos armários *conforme modelo Opção de lamina interna 2.

21 Responsável: Cristiano Treichel
D’OLHO NA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO O quê fazer? Realizar a organização Início: 29/07/2013 Fim: 02/08/2013 Responsável: Cristiano Treichel ALMOX 1º PISO: uso raro Brindes com etiquetas* de identificação Movimentos de Caixa (últimos 3 meses) com etiquetas* Demais materiais com identificação* *conforme modelo Opção de lamina interna 2.

22 Responsável: Ana Caroline
D’OLHO NA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO O quê fazer? Realizar a organização Início: 29/07/2013 Fim: 02/08/2013 Responsável: Ana Caroline ALMOX DA RECEPÇÃO: Material de expediente com etiquetas* de identificação Material de telefonia com etiquetas* de identificação *conforme modelo Opção de lamina interna 2.

23 O quê fazer? Realizar a organização
D’OLHO NA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO O quê fazer? Realizar a organização Início: 29/07/2013 Fim: 02/08/2013 Responsável: Edgar CORREDOR de ENTRADA DA GARAGEM Espaço para os materiais destinados às Uas. Serão identificados espaços das respectivas Uas e todos que se deslocarem devem verificar a existência de materiais e levá-los ao destino, assim como os Gerentes e Gafs quando virem à Sureg também deve ser lembrados de olhar esse espaço. Opção de lamina interna 2.

24 O quê fazer? Realizar a organização
D’OLHO NA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO O quê fazer? Realizar a organização Início: 29/07/2013 Fim: 02/08/2013 Responsável: Luiza ALMOX 2º PISO: uso raro Material da Comunicação e Programas Sociais com etiquetas* de identificação Pequena quantidade de folhas para impressoras Pastas de colaboradores desligados com etiquetas* de identificação *conforme modelo Opção de lamina interna 2.

25 O quê fazer? Realizar a organização
D’OLHO NA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO O quê fazer? Realizar a organização Início: 29/07/2013 Fim: 02/08/2013 Responsável: Laura SALÃO TELMO ARMINDO WOLLMANN Manter mesas em forma de “U”. No final das reuniões ou treinamentos sempre voltar ao formato padrão. Manter um note conectado, teclado e mouse em cima da mesa de apoio. Manter 2 canetas em bom estado no quadro branco vidro Manter 4 canetas (preto, vermelho, azul, verde) em bom estado no quadro de flipchart Manter folhas de flipchart limpas no painel Copos usados no lixo, cuias e térmicas levar para cozinha, papel usado no lixo. Opção de lamina interna 2.

26 O quê fazer? Realizar a organização
D’OLHO NA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO O quê fazer? Realizar a organização Início: 29/07/2013 Fim: 02/08/2013 Responsável: Laura ARMARIO SALÃO TELMO ARMINDO WOLLMANN 1 laser point 1 pacote de pilhas 1 extensão com tomadas 1 régua de tomadas 2 adaptadores Folhas de flipchart Caneta reserva de quadro branco Caneta reserva de quadro de flipchart Cabo de rede Controle do ar condicionado Controle do Data show (retroprojetor) *etiquetas identificadoras Opção de lamina interna 2.

27 O quê fazer? Realizar a organização
D’OLHO NA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO O quê fazer? Realizar a organização Início: 29/07/2013 Fim: 02/08/2013 Responsável: Diego SALA CATAVENTO Manter cadeiras arrumadas após as reuniões Manter notes + carregadores de bateria dentro dos armários Manter 2 canetas em bom estado – quadro de vidro Caixas de som áudio no armário + telefone *Com etiquetas identificadoras Opção de lamina interna 2.

28 Responsável: Elisangela
D’OLHO NA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO O quê fazer? Realizar a organização Início: 29/07/2013 Fim: 02/08/2013 Responsável: Elisangela COZINHA Manter armários arrumados e com etiquetas de identificação “mantimentos e louças” Manter materiais de limpeza organizados e etiquetados. Não deixar muito tempo a erva usada (mau cheiro) Opção de lamina interna 2.

29 D’OLHO NA QUALIDADE ORGANIZAÇÃO Início: 29/07/2013 Fim: 02/08/2013
IMPRESSÕES De 20/03/2013 à 19/04/ copias R$ 250,25 De 20/04/2013 à 22/05/ cópias R$ 172,85 REDUÇÃO DE CÓPIAS – R$ 77,41 Objetivo: Reduzir o desperdício! Responsável: TODOS COLABORADORES GERAL Responsável: Sergio e Mateus Identificar TOMADAS (VOLTAGEM) Organizar os fios soltos nas mesas Opção de lamina interna 2.

30 O quê fazer? Realizar a limpeza
D’OLHO NA QUALIDADE LIMPEZA O quê fazer? Realizar a limpeza Início: 29/07/2013 Conforme cronograma Carla - STAR SERVICE Opção de lamina interna 2.

31 HIGIÊNE/PADRONIZAÇÃO DA LIMPEZA
D’OLHO NA QUALIDADE HIGIÊNE/PADRONIZAÇÃO DA LIMPEZA O quê fazer? Até 09/08/2013 Manter a boa aparência pessoal Uso do uniforme de segunda-feira a quinta-feira (Com o uniforme padronizado, nós, colaboradores, passamos uma imagem de organização, qualidade e bom gosto) “SoftDay”-a roupa de sexta-feira fica de livre escolha. Pano e álcool para cada setor Térmicas e cuias (recomenda-se a limpeza da cuia antes de ir embora) Pratos e talheres dos cafés de sexta-feira e aniversários (cada um lava seu prato e talher) e responsável pelo café organiza a sala de convivência e cozinha Poluição sonora, colocar celular no silencioso Opção de lamina interna 2.

32 ORDEM MANTIDA/AUTO DISCIPLINA
D’OLHO NA QUALIDADE ORDEM MANTIDA/AUTO DISCIPLINA O quê fazer? Início: SURPRESA Realizar as auditorias Quadro de acompanhamento da área AUDITORES Opção de lamina interna 2. Carol, Laura, Daniel, Paulo Roberto, Cristiano T., Fernanda E.

33 ORDEM MANTIDA/AUTO DISCIPLINA
D’OLHO NA QUALIDADE ORDEM MANTIDA/AUTO DISCIPLINA Opção de lamina interna 2.

34 Reunião de apresentação dos Resultados em 12/08/2013.
D’OLHO NA QUALIDADE Agende-se: Reunião de apresentação dos Resultados em 12/08/2013. Opção de lamina interna 2.

35 D’OLHO NA QUALIDADE Este Guia está disponível no Guia Online>Programa Qualidade>Programa D’OLHO NA QUALIDADE. As Etiquetas “modelo” estão disponíveis: F:Qualidade>2013>5S’s>Sureg. Opção de lamina interna 2.

36 D’OLHO NA QUALIDADE Opção de lamina interna 2.

37 Resistência à Mudanças...
D’OLHO NA QUALIDADE Resistência à Mudanças... Opção de lamina interna 2.

38 Sicredi Centro Leste e as pessoas
D’OLHO NA QUALIDADE Sicredi Centro Leste e as pessoas O Sicredi é formado por pessoas. Portanto, as Mudanças Organizacionais são operadas pelas pessoas. As pessoas têm que querer mudar. Opção de lamina interna 2.

39 A mudança através das pessoas
D’OLHO NA QUALIDADE A mudança através das pessoas Mudança significa quebrar e alterar relacionamentos com coisas que prezamos. Sentimento de Perda Medo da mudança Medo do Desconhecido Medo de Perder: Controle Confiança Opção de lamina interna 2.

40 D’OLHO NA QUALIDADE As resistências podem ser trabalhadas através de ações pró-ativas Falta de razão clara para o projeto Implementação de um sistema Resistência de pessoas-chave Gerenciamento de Influenciadores Comunicação Direção / Visão da mudança Resistência devido ao desconhecido Opção de lamina interna 2.

41 D’OLHO NA QUALIDADE CONSIDERA-SE QUE A RESISTÊNCIA É:
Natural, generalizada a qualquer processo de mudança. A RESISTÊNCIA PODERÁ DIMINUIR SE: A mudança deixar de ser percebida como ameaçadora; Os colaboradores estiverem envolvidos; Os colaboradores perceberem a mudança como benéfica. E TEMOS CERTEZA QUE : VOCÊS compõem uma EQUIPE engajada e comprometida; VOCÊS entenderão que essa mudança não é ameaçadora; Perceberão ao longo do TEMPO que tudo isso é BOM e refletirá nos NEGÓCIOS e na VIDA de todos VOCÊS. Opção de lamina interna 2.

42 Contamos com a sua colaboração!!!
D’OLHO NA QUALIDADE Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. Charles Darwin Contamos com a sua colaboração!!! Obrigada

43 Lamina final.


Carregar ppt "Programa 5s D’OLHO NA QUALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google