A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lembrar hora. Introduzir a disciplina para os alunos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lembrar hora. Introduzir a disciplina para os alunos."— Transcrição da apresentação:

1 Lembrar hora. Introduzir a disciplina para os alunos. Apresentar a equipe.

2 PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA III
LETRAS Circuito 09 TUTORIA 1

3 Conteúdo a ser trabalhado: Projeto de Intervenção

4 OBJETIVO Promover a investigação, reflexão, socialização e prática do conteúdo selecionado para a tutoria, realizando a etapa 3 da Atividade Orientada.

5 ATENÇÃO Para construção dos Projetos de Intervenção, vocês, alunos deverão consultar, obrigatoriamente, os seguintes SITES para pesquisa e aprofundamento da atividade proposta:

6 SITES http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13940.pdf

7 PASSOS PARA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO
O QUE É UM PROJETO? é um plano de execução de certas atividades com o intuito de se atingir determinados objetivos.

8 partir de um problema detectado em determinado setor que no nosso caso
O Projeto de Intervenção se constrói a partir de um problema detectado em determinado setor que no nosso caso é educação; Ele é feito para intervir na situação real e difere do projeto de pesquisa que pode ser teórico e não precisa necessariamente servir como um projeto de ação.

9 ESTRUTURA DO PROJETO ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Capa Folha de rosto Sumário

10 CAPA Nome da instituição Título Nome do realizador
Local e data de realização

11 FOLHA DE ROSTO Nome do realizador Título Local Agradecimento

12 É a relação das etapas do trabalho
SUMÁRIO É a relação das etapas do trabalho Deve conter: Título Sub-título Páginas

13 ELEMENTOS TEXTUAIS DE UM PROJETO
Tema Problema da pesquisa Resultados esperados Objetivos (geral e específico) Justificativa Revisão da literatura Metodologia Recursos Cronograma

14 TEMA PROBLEMA DA PESQUISA
O tema descreverá o objetivo do projeto e deverá evidenciar qual a intervenção pretendida, esclarecendo e delimitando o assunto a ser abordado. PROBLEMA DA PESQUISA Problematizar é especificar um ponto para ser resolvido, aquilo que significa debate, discordância, discussão ou conflito em relação à temática escolhida.

15 RESULTADOS ESPERADOS Você deverá apresentar os resultados que espera alcançar com o seu projeto de intervenção. É evidente que estes resultados devem estar coerentes com os objetivos, mas sob a forma de meta a atingir.

16 Objetivos GERAL:corresponde ao produto final que o projeto quer atingir. Deve expressar o que se quer alcançar na escola a longo e médio prazo. ESPECÍFICOS: é recomendável subdividir o objetivo geral em etapas a atingir através dos objetivos específicos. Os objetivos específicos irão nortear, também, o cronograma de atividades.

17 JUSTIFICATIVA É constituída pela argumentação sobre a relevância do estudo e remete à problematização e ao objetivo geral, mostrando a importância da abordagem para encontrar o rumo pensado como solução da questão identificada.

18 REVISÃO DA LITERATURA Deve-se tratar a temática segundo os vários autores, relacionando-os com os pontos do projeto. A revisão literária irá fundamentar o Projeto de Intervenção, pois qualquer que seja a proposta ela deve estar apoiada em bases científicas que justifiquem a sua validade.

19 METODOLOGIA O sentido da metodologia é facilitar o cumprimento dos objetivos. É preciso descrevê-la, esclarecendo quais os caminhos para o estudo e sua sistematização, ou seja, projetando as possibilidades da travessia pretendida.

20 RECURSOS Os recursos podem ser materiais ou humanos, mas o seu projeto pode ficar inviável caso você necessite de um recurso de difícil acesso, por isso nesse momento planeje com bastante atenção e pense em tudo que irá precisar.

21 CRONOGRAMA Pode ser feito em forma de texto ou tabela (a maioria prefere fazer em forma de tabela), consiste no planejamento das etapas de trabalho necessárias à construção do texto, distribuídas no tempo previsto para o estudo.

22 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Referências Anexos

23 REFERÊNCIAS É um conjunto de elementos que permite identificar, no todo ou em parte, documentos impressos. ANEXOS São documentos de outros autores utilizados para dar suporte à fundamentação.

24 REFERÊNCIAS AMORIM, Ana Paula. Metodologia do Trabalho Científico. Salvador: FTC EaD,2005. COSTA, Gisele das Chagas. Pesquisa e Prática Pedagógica I. Salvador: FTC EaD, 2005. GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1993.

25 " A educação é sempre uma aventura coletiva de partilha: de afetos e sensibilidades,de conhecimentos e saberes,de expectativas e experiências,de atitudes e de VALORES,de sentidos de vida " Rubem Alves


Carregar ppt "Lembrar hora. Introduzir a disciplina para os alunos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google