A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Médio, 1º Ano O advérbio e a construção de sentido no texto

2 Boa tarde! Vamos iniciar a aula com a leitura desta imagem?!
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Boa tarde! Vamos iniciar a aula com a leitura desta imagem?! Imagem: Jean Laurent / domínio público.

3 Atribuindo sentido ao texto imagético
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Atribuindo sentido ao texto imagético Pela imagem, podemos inferir um grupo social. Que grupo social é esse? Há três personagens nessa imagem. Como e onde estão essas personagens? 3. Agora, atribua falas às personagens, utilizando as palavras bem, muito, bastante, aqui, com certeza.

4 O advérbio no texto Acesse o link:
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto O advérbio no texto Galeria de imagens Tirinhas da Mafalda Acesse o link:

5 O que Mafalda está procurando? Como você chegou a essa conclusão?
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto O que Mafalda está procurando? Como você chegou a essa conclusão? Na sua opinião, qual é o tema desse quadrinho? Em alguns quadrinhos, Malfada diz NÃO. Essa palavra faz referência a uma ação verbal implícita, mas que pode ser inferida pela leitura das imagens. Que ação verbal é essa? A palavra NÃO modifica essa ação verbal? Comente. As palavras utilizadas nas falas de Mafalda - MENOS AINDA, TAMBÉM NÃO - nos quadrinhos 2 e 4, respectivamente, desempenham uma determinada circunstância. Que circunstância é essa? Qual é o nome que se dá à palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio? O humor da tirinha está no último quadrinho. Por quê?

6 Advérbios: conceito, função e exemplos
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Advérbios: conceito, função e exemplos São palavras invariáveis que se associam aos verbos, indicando as circunstâncias do processo da ação verbal, apresentando uma caracterização mais precisa desse processo, por isso funcionam como modificadores dos verbos; aos adjetivos, intensificando as qualidades por eles expressas; e a outros advérbios, intensificando o seu sentido.

7 Observe os enunciados seguintes: Eles leem. Eles leem bem.
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Observe os enunciados seguintes: Eles leem. Eles leem bem. No 1º enunciado, temos apenas a ação verbal leem; mas no 2º, essa ação é modificada pelo advérbio bem, que acrescenta uma circunstância de modo: Leem como? Bem (advérbio de modo). Imagem: Roger e Renate Rössing / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Alemanha.

8 Eles trabalham muito bem. advérbio advérbio
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Eles trabalham muito bem. advérbio advérbio de intensidade de modo Eles são bastante talentosos. advérbio adjetivo de intensidade Imagem: David Valdez / domínio público nos Estados Unidos.

9 Vamos praticar um pouco mais?!
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Vamos praticar um pouco mais?! Observe os enunciados abaixo e diga qual é o sentido expresso pelos advérbios destacados. 1. Os professores estão bastante preocupados com a desatenção dos alunos. 2. Pedro nadou muito mal. 3. Essa atitude é a menos correta... 4. Ana estudou para a prova ontem. Vamos verificar as respostas?! Intensidade Modo Intensidade Tempo

10 Locuções adverbiais O que são locuções adverbiais?
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Locuções adverbiais O que são locuções adverbiais? São expressões constituídas de duas ou mais palavras que exercem função de advérbio. São o resultado da combinação de: Preposição + (artigo) + substantivo. Preposição + (artigo) + advérbio Cida foi à praia. substantivo preposição artigo Pedro saiu às pressas. preposição artigo advérbio

11 Observem os quadros a seguir:
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Classificação dos advérbios e locuções adverbiais: uma questão semântica A classificação dos advérbios e das locuções adverbiais é feita através de um critério de ordem semântica, conforme a circunstância que exprimem com relação aos verbos, adjetivos ou outros advérbios por eles modificados. Observem os quadros a seguir:

12 Advérbios e locuções adverbiais Circunstâncias expressas
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Advérbios e locuções adverbiais Circunstâncias expressas Aqui, ali, acolá, lá, além, atrás, detrás, através, longe, onde, perto, dentro, fora, junto, acima, abaixo, adiante, defronte; por dentro, por fora, em cima, embaixo, por cima, por baixo, por perto, à direita, à esquerda, ao lado, etc. Lugar Hoje, ontem, anteontem, amanhã, sempre, nunca, jamais, brevemente, outrora, então, aí, quando, tarde, antes, depois, ora, já, logo; depois de amanhã, em breve, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, hoje em dia, de madrugada, etc. Tempo Bem, mal, assim, depressa, devagar, rápido e quase todos os advérbios formados pelo acréscimo do sufixo –mente: lentamente, rapidamente, velozmente, tranquilamente, facilmente, alegremente; de muito, de pouco, de todo, etc. Modo

13 Advérbios e locuções adverbiais Circunstâncias expressas
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Advérbios e locuções adverbiais Circunstâncias expressas Muito, pouco, bastante, meio, quase, mais, ainda, assaz, bem, mal, apenas, tão, tanto, quanto, de muito, de pouco, de todo, etc. Intensidade Sim, efetivamente, certamente, seguramente, realmente; com certeza, sem dúvida, por certo, etc. Afirmação Não, absolutamente, nem, de modo algum, de jeito nenhum, tampouco, etc. Negação Talvez, quiçá, acaso, porventura, por certo, quem sabe, provavelmente, possivelmente, eventualmente, quem sabe, etc. Dúvida

14 Outras circunstâncias das locuções adverbiais
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Outras circunstâncias das locuções adverbiais Além dos valores semânticos expostos anteriormente, as locuções adverbiais podem indicar outras circunstâncias, como: assunto, companhia, fim, etc. Observe: Ana falou sobre literatura romântica. (assunto) Foi ao teatro com os amigos. (companhia) Só sairá da sala com autorização. (condição) Preparou-se com afinco para os exames vestibulares. (finalidade) Redigiu o texto final com uma caneta-tinteiro. (instrumento) Atenção: Para identificar o valor semântico das conjunções e locuções adverbiais, é preciso levar em conta o contexto.

15 O que são palavras denotativas?
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto O que são palavras denotativas? São palavras que existem na língua, mas não fazem parte de uma classe morfológica específica, por não se enquadrarem nos critérios morfológicos e sintáticos que definem essas classes. Observem a classificação das palavras denotativas no quadro a seguir:

16 As palavras denotativas nos enunciados
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Palavras denotativas Sentido As palavras denotativas nos enunciados Até, inclusive, mesmo, até mesmo, também. Inclusão Todos saíram correndo quando ouviram as sirenes, até mesmo aquela criança bem pequena. Apenas, senão, salvo, só, somente, menos. Exclusão Dos candidatos selecionados, só um será escolhido para receber o prêmio. Eis. Designação Eis o campeão dos campeões! Aliás, ou melhor, ou antes, isto é, melhor dizendo. Retificação Eu tinha, ou melhor, tinha quase certeza de que ela não iria cumprir a promessa que fez. Cá, lá, é que, etc. Realce Sei lá o que aconteceu! Paulo é que não vai ser bobo a ponto de desistir da competição. Afinal, agora, então, mas e aí. Situação Afinal, quem negaria uma favor ao seu filho? Mas como é mesmo o nome dele?

17 Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio
O advérbio e a construção de sentido no texto Leiam um trecho do poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias: “Minha terra tem palmeira Onde canta o Sabiá; As aves que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.” Terra, que é Brasil. Os advérbios onde e lá referem-se a que palavra? E o advérbio aqui, refere-se a quê? É possível dizer que os três advérbios atuam no texto em função anafórica, ou seja, retomando elementos apresentados anteriormente? O referente não está no texto, que é Coimbra. Não, apenas os advérbios onde e lá retomam elementos apresentados anteriormente pelo texto. O advérbio aqui se refere a um elemento extra texto, que é Coimbra.

18 Função textual de alguns advérbios
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Função textual de alguns advérbios Nesse trecho do poema Canção do exílio, de Gonçalves Dias, há os advérbios onde, aqui e lá, que situam o leitor quanto à localização espacial do eu lírico. Para o leitor identificar isso, é necessário que tenha o conhecimento prévio de que o autor é brasileiro e foi para Coimbra estudar. Com base nesse conhecimento, ele reconhecerá que onde e lá fazem referência à terra (no 1º verso), que é Brasil; enquanto aqui faz referência ao lugar em que o eu lírico se encontra (Coimbra). Dessa forma, os advérbios (advérbios pronominais) que retomam outros termos presentes na superfície textual ou inferíveis nela exercem, portanto, a função textual de ELEMENTOS DE COESÃO REFERENCIAL.

19 Palavras que funcionam ora como adjetivos, ora como advérbios
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Palavras que funcionam ora como adjetivos, ora como advérbios Alguns adjetivos, por meio da derivação imprópria, podem exercer a função de advérbio, sem ser preciso acrescentar o sufixo –mente. Observe: Paulo é rápido. Paulo fala rápido. adjetivo advérbio No 1ª frase, a palavra rápido refere-se a outro termo. Que termo é esse? A que classe de palavras pertence? E na 2ª, refere-se a quê? Paulo. Substantivo Fala. Verbo Muito bem, podemos observar que, no 1º enunciado, a palavra rápido dá característica ao sujeito; trata-se, portanto, de um adjetivo. Já no 2º, refere-se ao verbo “fala”, logo é um advérbio.

20 O advérbio na concordância nominal
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto O advérbio na concordância nominal Lembre-se: os advérbios são palavras invariáveis. A gramática normativa não admite para o advérbio a flexão de gênero (feminino / masculino) e número (singular / plural): Ana está meia cansada. (Flexão inadequada) Ana está meio cansada. (Adequada) (Advérbio: meio = um pouco) Há menas pessoas na reunião. (Flexão inadequada, não existe a palavra MENAS). Há menos pessoas na reunião. (Adequada) Eles falam bastantes rápido. (Inadequado) (Falam como? Advérbio de modo, logo não se flexiona.) Eles falam bastante rápido. (Adequado)

21 Advérbios interrogativos
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Advérbios interrogativos Alguns advérbios que expressam circunstâncias de lugar, tempo, modo ou causa podem ser usados em enunciados interrogativos, em perguntas diretas e indiretas. Observe as perguntas abaixo: I. Onde estão eles? (Pergunta direta) Eu gostaria muito de saber onde estão eles. (Pergunta indireta) II. Quando foi inventado o telefone? Quero saber quando foi inventado o telefone. III. Como você gostaria que eu preparasse o peixe que compramos? Quero saber como você gostaria que eu preparasse o peixe que compramos. IV. *Por que você não gosta dos Titãs? *Gostaria de saber por que você não gosta dos Titãs. * No item IV, podemos perceber que a pergunta realizada vai levar o leitor a se questionar sobre o porquê de o interlocutor não gostar dos Titãs. Nesse enunciado, temos uma função argumentativa. Advérbio interrogativo de lugar Advérbio interrogativo de tempo Advérbio interrogativo de modo Advérbio interrogativo de causa

22 Variações de grau nos advérbios
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Variações de grau nos advérbios Os advérbios apresentam variações de grau semelhantes às dos adjetivos. Assim, a flexão de grau nos advérbios pode ser: GRAU COMPARATIVO DE: igualdade: Ele agiu tão calmamente quanto (ou como) o amigo. superioridade: Ele agia mais calmamente (do) que o amigo. inferioridade: Ele agia menos calmamente (do) que o amigo. Atenção: Os advérbios bem e mal possuem as formas sintéticas de comparativo melhor e pior. Eles atuaram melhor/pior (do) que os amigos. As formas analíticas correspondentes - mais bem e mais mal - são usadas diante de particípios que atuam como adjetivos: Ele é o mais bem informado dos amigos. Esta casa é a mais mal construída de todas.

23 O superlativo dos advérbios é absoluto e pode ser:
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto GRAU SUPERLATIVO O superlativo dos advérbios é absoluto e pode ser: a) analítico: O superlativo é obtido por meio do uso de um advérbio de intensidade. Ele agiu muito ponderadamente. b) sintético: o superlativo é obtido por meio do uso do sufixo –íssimo: Amamos muitíssimo nossas convicções. Acordamos cedíssimo todos os dias. Na linguagem coloquial e familiar, é comum a utilização de formas diminutivas dos advérbios com valor superlativo: Amanhã vamos sair cedinho. Ele anda devagarinho.

24 Os advérbios modalizadores
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Os advérbios modalizadores São os advérbios que expressam a validade do enunciado ou sua avaliação segundo o falante, ou seja, exprimem o ponto de vista do enunciador a respeito do fato que ele expõe. Por atuarem sobre o significado de todo enunciado, expressando a maneira como o enunciador se posiciona a respeito do que fala ou escreve, os advérbios modalizadores podem também ser denominados advérbios sentenciais ou advérbios de frase. Observem: Felizmente, ele deixou a reunião.

25 Realmente, a cidade é ( ) Apresenta dúvida a respeito do fato.
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Vamos praticar?! Relacione os enunciados ao ponto de vista do enunciador ,quanto ao fato enunciado: Realmente, a cidade é ( ) Apresenta dúvida a respeito do fato. muito bonita. (B) Talvez eu vá à praia no ( ) Confirma o fato. próximo final de semana. (C) Ela provavelmente vai se ( ) Não se refere ao verbo em si, mas casar naquela igreja coloca em dúvida o fato todo expresso no enunciado. Atenção: Os advérbios modalizadores são frequentes nos textos em que o enunciador deixa clara sua opinião a respeito do assunto tratado. São muito comuns em textos de caráter argumentativo. B A C

26 Função sintática dos advérbios e locuções adverbiais
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto Função sintática dos advérbios e locuções adverbiais Todos os advérbios e as locuções adverbiais exercem a função sintática de adjunto adverbial. Os adjuntos adverbiais têm classificação semelhante à dos advérbios, conforme a circunstância que expressam. Agora, observe o enunciado a seguir: Pedro decidiu assistir ao filme no shopping. (Assistir a quê? Ao filme. Onde? No shopping > adjunto adverbial de lugar.

27 Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio
O advérbio e a construção de sentido no texto A teoria na prática Transcreva os advérbios que aparecem no trecho abaixo e explicite a circunstância expressa por eles: “ – Já vê o amigo que não é por mim que lhe recusei Ana Rosa, mas é por tudo! A família de minha mulher sempre foi muito escrupulosa a esse respeito... O senhor porém não imagina o que é por cá a prevenção contra os mulatos!” (Aluísio de Azevedo) Já: advérbio de tempo Não: advérbio de negação Sempre: advérbio de tempo Muito: advérbio de intensidade. Cá: advérbio de lugar

28 Comportou-se como criança. Trataram-me como irmão. Falava com coragem.
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto 2. Substitua as locuções adverbiais destacadas por advérbios correspondentes: Agiu com franqueza. Comportou-se como criança. Trataram-me como irmão. Falava com coragem. Discursava no mesmo tom. Agiu francamente. Comportou-se puerilmente. Trataram-me fraternalmente. Falava corajosamente. Discursava monotonamente.

29 3. Muitas vezes, os advérbios expressam mais
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto 3. Muitas vezes, os advérbios expressam mais de uma circunstância. Explicite as duas circunstâncias expressas pelos advérbios destacados: Eles moram longíssimo daqui. b. Jamais estudarei neste colégio. c. Ana sempre resolve todas as atividades. d. Pedro nunca sabe resolver os problemas. e. Ele andando devagarzinho. Lugar e intensidade Tempo e negação Tempo e afirmação Tempo e negação Modo e intensidade

30 4. Escreva nos parênteses: para valor de adjetivo
Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio O advérbio e a construção de sentido no texto   4. Escreva nos parênteses: para valor de adjetivo para valor de advérbio ( ) Cíntia comeu meia melancia. ( ) Ana saiu meio nervosa. ( ) Não fale por meias palavras. ( ) Esboçou um meio sorriso. ( ) Ela estavam meio preocupadas. ( ) Sandra saiu meio aflita do cinema. ( ) Eu andei por longes terras. ( ) Cris mora muito longe daqui. 1 2 1 1 2 2 1 2

31 Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio
O advérbio e a construção de sentido no texto 5. Leiam uma notícia publicada em um site sobre variedades e cultura, voltado ao público jovem. Depois de mandar muitíssimo bem na organização de sua primeira edição, ocorrida em 2007, o festival Planeta Terra volta a tomar conta da Villa dos Galpões, em São Paulo, no dia 8 de novembro deste ano. Autoconfiante, o evento lançou uma estratégia inédita para comercializar seu primeiro lote de ingressos, cuja venda começa no dia 12 deste setembro: vai oferecer a entrada a preço de banana [...] antes de divulgar a programação da noite. Portal Vírgula, 5 set Disponível em: Acesso em 10 ago.2009

32 Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio
O advérbio e a construção de sentido no texto Analisando o texto 5 A expressão “mandar muitíssimo bem” revela que a avaliação do autor sobre a edição de 2007 é extremamente positiva. 1. Que expressão explicita a avaliação do autor sobre a edição de 2007 e o que ela revela? 2. Qual o significado dessa expressão? Qual foi, possivelmente, a intenção do autor ao empregá-la nesse texto, considerando o público-alvo ao qual se dirige? 3. Se o autor pretendesse atenuar as qualidades da primeira edição do evento, como ele poderia ter escrito a primeira frase da notícia? Explique. Qual o suporte inicial desse gênero textual? Essa expressão significa que algo foi realizado satisfato- riamente. A intenção do autor é aproximar a linguagem do do texto daquela utilizada por seu público, que é composto por jovens. Ele poderia ter escrito: “depois de mandar muito bem”, ou ainda, “depois de mandar bem”. Site.

33 Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio
O advérbio e a construção de sentido no texto SUGESTÃO EXTRASSALA Acessar: vídeo aula 01 –Português Gramática – Morfologia – advérbio –concurso PETROBRÁS – professora Raquel Cesário. Parte 01 Acesso em 28/05/2012, às 14:37h

34 Fontes consultadas Língua Portuguesa, 1º Ano do Ensino Médio
O advérbio e a construção de sentido no texto Fontes consultadas Livros ABAURRE, Maria Luiza M. Português : contexto, interlocução e sentido / Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre, Marcela Pontara. São Paulo: Moderna, 2008. BARRETO, Ricardo Gonçalves. (org.) Português, 2º ano: ensino médio. – 1. ed. – São Paulo: Edições SM, – (Coleção ser protagonista) FARACO, Carlos Emílio. Língua portuguesa: linguagens e interação / Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto de Moura, José Hamilton Marusco Júnior. São Paulo: Ática, 2010. KOCH, Ingedore Grunfeld Vilaça. A coesão textual / Ingedore G. Vilaça Koch. 17. ed. – São Paulo: Contexto, 2002. sites Advérbios - Brasil Escola - Acesso em 25/05/2012 às 12:24h Acesso em 28/05/2012 às 12:30h

35 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2 Jean Laurent / domínio público. 13/09/2012 7 Roger e Renate Rössing / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Alemanha. 8 David Valdez / domínio público nos Estados Unidos.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google