A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ª Irlane Araújo Morfossintaxe do SE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ª Irlane Araújo Morfossintaxe do SE."— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Irlane Araújo Morfossintaxe do SE

2 Esse termo pode ser classificado, morfologicamente, em:
A palavra SE Esse termo pode ser classificado, morfologicamente, em: substantivo, conjunção, partícula integrante do verbo, partícula expletiva ou de realce, pronome apassivador, pronome relativo.

3 Sintaticamente, atua como:
A palavra SE Sintaticamente, atua como: sujeito de infinitivo, objeto direto, Objeto indireto, índice de indeterminação do sujeito

4 Pronome Reflexivo Equivale à expressão “a si mesmo” e pode exercer função sintática de objeto direto, objeto indireto ou sujeito de infinitivo. Ex: O açougueiro feriu-se com a faca. (a si mesmo) Obs.: Ferir é VTD, portanto , esse pronome funciona como OD.

5 Pronome Reflexivo O arrogante se dá muito valor. (a si mesmo)
Nessa frase o SE funciona como objeto indireto do verbo dar .

6 Pronome Reflexivo A moça deixou-se envolver pelo namorado.
(a si mesma) Neste exemplo, o SE está ligado ao verbo deixar (auxiliar causativo) e seguido de um infinitivo (envolver). Trata-se portanto de um sujeito de infinitivo.

7 Pronome reflexivo recíproco
Os dois jogadores se agrediram durante o jogo. (um ao outro) O pronome reflexivo recíproco funciona como objeto direto ou objeto indireto.

8 Partícula apassivadora
Vendem-se casas. Quando é possível colocar a oração na voz passiva analítica.

9 Índice de indeterminação do sujeito
Precisa-se de operários. Nesta cidade, morre-se de tédio. Nunca se é totalmente feliz. O pronome se indica indeterminação do sujeito quando se liga a verbos transitivos indiretos, verbos intransitivos e verbos de ligação. O sujeito é indeterminado, porque nessas ocasiões não se admite voz passiva.

10 Parte integrante do verbo
Integra-se a verbos essencialmente pronominais, ou seja, aqueles que só se conjugam acompanhados de pronome pessoal oblíquo. Esses verbos, na maioria das vezes, indicam sentimentos ou alteração de estado do sujeito: indignar-se, arrepender-se, queixar-se, revoltar-se, orgulhar-se, lamentar-se etc. Ela não se incomodava com essas coisas.

11 Partícula expletiva ou de realce
Liga-se a verbos intransitivos, em geral, para realçar o sujeito, sem ter nenhuma função sintática. Pode ser retirada da oração sem que haja prejuízo no sentido do enunciado. O navegante se foi para um país longínquo.

12 Substantivo Vem acompanhado de um determinante, que pode ser um artigo, um pronome, um adjetivo ou um numeral. Exercerá função sintática de acordo com sua posição na oração. “.... Mas você adora um se...”

13 Conjunção subordinativa adverbial condicional
Inicia uma oração subordinada condicional. Se o engenheiro aprovar o projeto, faremos a casa.

14 Conjunção subordinativa integrante
Quando aparece em oração subordinada é substituível por isto ou isso. Não sabemos se a reunião foi adiada. (conjunção integrante)


Carregar ppt "Prof.ª Irlane Araújo Morfossintaxe do SE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google